Aparato do Entretenimento: Rebelde Mania: Treze curiosidades do universo 'Rebelde'
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Rebelde Mania: Treze curiosidades do universo 'Rebelde'

Maite Perroni, Anahí, Dulce María, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann em foto promocional - Créditos: EMI Music

Quando seis jovens de um colégio interno se unem por um motivo maior: a música. Quando a realidade e ficção se fundem naquela que é a maior paixão dos brasileiros não dá outra - é sucesso na certa. Em uma época onde não haviam tantos ídolos para que os jovens pudessem se inspirar, surgiu o maior fenômeno das últimas décadas no cenário teen, a novela Rebelde.

Após produzir grandes sucessos na Televisa, Pedro Damian sentiu que precisava inovar e apresentar algo com quem os jovens se identificassem e assim em 04 de outubro de 2004, com uma trilha sonora marcante foi ao ar o primeiro capítulo de Rebelde.

A descoberta do primeiro amor, problemas familiares, bullying, gravidez na adolescência, assuntos considerados tabus na época foram tratados de forma leve na trama. Cativaram os espectadores a cada novo episódio, a audiência da novela aumentava e logo a aposta de Damian caiu no gosto do público. Anahí, Dulce Maria, Alfonso Herrera, Christopher Uckermann, Maite Perroni e Christian Chávez não imaginavam o sucesso  estrondoso que estava por vir. 


Maite Perroni, Anahí, Dulce María, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann em foto promocional - Créditos: EMI Music

No Brasil a audiência da novela foi boa, o folhetim estreou em agosto de 2005 no SBT e explodia cada vez mais. A repercussão positiva entre o público jovem foi rápida, o boca a boca e a divulgação em sites e revistas, tornaram Rebelde um sucesso de mídia. A cada cena de Mia Colucci, um novo meme, a patricinha aparecia falando o seu famoso bordão "Es tan difícil ser yo", sofria por não passar o aniversário na Europa e abraçava assim, cada vez mais fãs.



A 'rebelde mania' dominou o Brasil de modo avassalador e arrematou instantamente o coração de milhares de fãs país afora. Jovens, adultos e crianças indentificados com a trama saiam as ruas com o uniforme do Elite Way School, pintaram o cabelo de vermelho igual a personagm Roberta , vivida por Dulce Maria, passaram a usar a estrelinha de Mia na testa, copiaram as cores das madeixas do Giovane, as jaquetas do Diego e as tatuagens do Miguel. Colecionavam figurinhas, álbuns e o famoso RG, com a identificação de seu sexteto.

Se você cresceu assistindo a novela, viveu a vibe 'rebelde mania' e até hoje se lembra com carinho. Com tanta nostalgia sobre a trama, e em comemoração a reprise da novela no Tlnovelas do México, convido você leitor(a) para descobrir 13 curiosidades sobre a novela. Eu e o Hiago, separamos alguns fatos interessantes. Siga conosco.


Rebelde não é uma novela originalmente mexicana como muitos pensam

É isso mesmo que você leu! Fazendo a linha Nelson Rubens, eu aumento, mas não invento. 'Rebelde' não é da Televisa e muito menos foi criada no México. O canal mexicano como faz a anos, comprou os direitos da produção argentina e produziu sua própria versão, devidamente assinada por Pedro Damian. A original argentina pertence ao país de nossos hermanos hablantes se chama 'Rebelde Way' e foi criada por Cris Morena. E por falar nela, Cris é simplesmente a mulher por trás dos êxitos 'Chiquititas' e 'Floribella' - isso mesmo Brasil. Bem que a gente já tinha notado algumas semelhanças entre essas novelas não é mesmo? Ambas são consideradas ícones voltadas para o público  infanto-juvenil e tem muita influência musical. E vem uma nova versão em breve, a Netflix Argentina comprou os direitos de Cris Morena e irá adaptar uma nova roupagem de Rebelde, com o aval da criadora e novos atores.




Os rebeldes já estudaram juntos antes do Elite Way School

Hein? Cuma? O quê? Isso mesmo. Muito antes da ideia de produzir uma versão de Rebelde nascer nos corredores da Televisa, a emissora exibiu em 2002 a novela juvenil 'Clase 406' a trama protagonizada por Anahí, Dulce Maria, Alfonso  Herrera e Christian Chávez também tinha como pano de fundo um grupo de jovens, que acabavam formando um grupo  musical, mas se acalmem que a produção também encabeçada por Pedro Damian não é um plágio de Rebelde, a telenovela teve quatro temporadas e trata-se de mais um remake baseado na série colombiana, 'Francisco el Matemático'. 


Elenco de 'Clase 406' - Créditos: Televisa S.A


O SBT já tentou fazer uma versão brasileira de Rebelde antes de exibir a versão mexicana

A Televisa comprou os direitos de Rebelde Way em 2004, mas você sabia que o SBT pensou em comprar os direitos da versão argentina para produzir a sua própria? É verdade. Chegaram até a gravar um capítulo piloto com os atores e dubladores de Rebelde, Fabio Lucindo e Marisol Ribeiro, mas o capítulo "gracias a dios" acabou não agradando a cúpula da emisora da Anhanguera e acabaram não levando a ideia adiante. Com o perdão do trocadilho se fosse nos dias de hoje, certamente a versão estaria a cargo de Iris Abravanel e acabaria tendo temporadas, muitos capítulos e pouca identidade. Provavelmente, os RBDmaníacos  estariam dando like no YouTube e jogando o jogo do contente para não chorar.




Outras versões  de Rebelde

Por falar na versão que o SBT quase produziu, além da versão original 'Rebelde Way' que teve banda, turnê pelo país e até um filme intitulado 'Erreway 4 caminos' que foi assistido por mais de 70 mil hermanos hablantes a adptação mexicana foi indiscutivelmente a que fez mais sucesso. A versão brasileira produzida pela Record TV mesmo tendo a participação especial de Dulce Maria, não caiu nas graças do público, competindo com 'Carrossel' a trama não foi bem na audiência e acabou sendo cancelada no inicio da segunda temporada. A versão brasileira é comercializada pela Televisa, foi exibida em alguns países e assim como suas antecessoras também teve turnê, algumas canções tiveram bom retorno. Rebelde Brasil tem até uma fanbase considerável. 'Rebelde Way' tem outras versões e algumas delas com curiosidades bem peculiares. Caso queira, busque aqui no site, a Graziely já escreveu sobre elas.


Rebelde Remix em 2004, o país do Taj Mahal também tem uma versão para chamar só de sua

A Rede Globo contou a linda história dos inesquecíveis Maya e Raj de 'Caminho das Índias' em 2009, mas não é só a Globo que tem impacto na Índia, o país tem uma versão de Rebelde para chamar de sua. O folhetim teve duas temporadas, foi  rodeada de polêmica, já que o enredo da novela feria a moral do país. A cena icônica do striptease da Mia acabou sendo cortada da novela. Apesar de tanta polêmica, Remix Gang, a banda formada na novela fez muito sucesso e vendeu milhares de discos no país. Um dado curioso dessa versão é que os integrantes da banda não sabiam cantar as músicas da novela e por isso uma outra banda acabou emprestando suas vozes para que os atores pudessem cantar ao vivo na hora do show. Muito pitoresco isso não? Apesar desse detalhe peculiar, pasmem a banda bateu recordes nas vendas de discos na Índia, Rússia e China.




Rebelde Way em 2008, o canal SIC de Portugal produziu a versão portuguesa da novela

Nesta versão, o colégio Elite Way ganhou o nome de Prestigie Internacional School, a produção dos 'gajos' teve apenas uma temporada. A banda da novela se chamou RBL Way e cantava versões portuguesas das músicas do grupo argentino e algumas versões das canções do mexicano. O elenco da novela era formado por Joana Anes, Manuel Aguirre, Marizza Pia Spirito, Joana Alvarenca e Pedro Silva Lobo. Atores já conhecidos em terras portuguesas.




Em 2009, o Canal 13 do Chile fez a sua adaptação de Rebelde

Na versão chilena algumas coisas foram modificadas, a novela por exemplo se chamou 'S.O.S Coraźon Rebelde' e já o colégio interno teve o nome mudado para Alto Santiago. A banda formada dentro da novela por sua vez se chamou CRZ. Como as demais teve milhares de discos vendidos e também saiu em turnê. Vale ressaltar ainda que a adaptação chilena protagonizada por Luciana Echeverria, Ignacio Guarmendia, Denise Rochental e Augusto Schuster foi considerada a mais curta de todas as adaptações, tendo apenas 80 capítulos.




El amor no se acabó e Lupita Fernandez ficou

Você sabia que Lupita, personagem vivida por Maite Perroni ia deixar a trama no final da primeira temporada da novela, mas o roteiro precisou ser modificado porque a atriz foi ganhando destaque ao longo da temporada e conquistou o coração dos milhares de fãs da atração. Para a nossa sorte e para a dos perronitos, el amor no se acabó, ele se multiplicou e assim a tímida Lupita Fernandez continuou brilhando  na trama.




Rebelde fora da grade do SBT?

Em 2005 mesmo com a audiência de Rebelde em alta no SBT, Silvio Santos cogitou retirar a novela do ar para fazer adequações na grande da emissora, mas o dono do baú desistiu da ideia depois de receber um abaixo assinando com 10 mil assinaturas dos fãs da novela. Viu Silvio, você quer um fandom poderoso? Então toma.


Participações internacionais em Rebelde? Tivemos sim.

Assim como acontece nas novelas brasileiras, celebridades internacionais também deram as caras em Rebelde e participaram da trama. A banda Lenny Kravitz e a atriz e cantora, Hillary Duff foram algumas delas. O primeiro contracenou com Dulce Maria na primeira temporada da novela, cena onde a nossa eterna Roberta Pardo ganhou até uma guitarra do astro americano. Já a atriz e cantora americana participou da última temporada da novela e teve a honra de dividir a cena com o sexteto completo. A participação da estrela ocorreu em um contexto engraçado, a cena corriqueira mostrava um aeroporto onde a famosa encontrava os RBD's por acaso e se dizia super fã. Surpresa com o encontro ela só acreditou que o grupo era de fato o RBD depois que eles cantaram 'Y soy rebelde' para ela.




Rebelde apresentou ao público brasileiro muitos cantores latinos

Em rebelde não foram só hits do grupo que embalaram a história que se passava no Elite Way School. Em um tempo onde ainda nem existiam Spotify, Tidal e todo o aparato tecnológico que temos agora, pode-se dizer que  Rebelde foi a grande vitrine musical da época. Foi através  da novela que conhecemos as músicas de Ninel Conde. A atriz e cantora, soltou a voz em Rebelde, sendo agraciada até com um dos temas da novela. Foi em Rebelde também que o espectador conheceu Luis Fonsi, hoje saturado após o hit 'Despacito'. Nada és para siempre, primeiro grande sucesso do cantor porto-riquenho embalou todas as cenas de romance entre Mia e Miguel na segunda temporada da novela. Outro grupo que surgiu em Rebelde foi a banda Lu. A banda que na verdade era um duo, formando por Paty Cantu e Mario Sandoval interpretavam 'Por Besarte' o hino que embalava o romance e as conjunções vividas por Roberta e Diego, fez tanto sucesso que a Banda Lu veio ao Brasil e participou de um dos programas da saudosa Hebe Camargo.




Devolve os uniformes de Rebelde para os RBD's, Pedro Damian

Os  uniformes foram muito copiados e cobiçados na época da novela pelos fãs. Você sabia que nem mesmo os pratagonistas puderam ficar com seus figurinos de recordação. Até hoje a emisora de San Angel não explicou porque proibiu os atores de levar os uniformes para casa. Será que Pedro Damian de alguma forma já sabia que iria precisar deles quando  for anunciado o comeback do grupo? Por isso não deixou o grupo levar as roupas para casa? Fica aí o questionamento e a torcida, não é? Por falar em uniforme, neste Carnaval o uniforme de Mia Colucci foi mais uma vez um dos mais usados como fantasia na maior comemoração do planeta.


Anahí e Alfonso Hererra em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A


O fenômeno Rebelde no Brasil: Documentários e programas espaciais

O  sucesso de Rebelde no Brasil foi tão grande que em 2006, o SBT exibiu uma série de especiais da novela na sua programação. O DVD da primeira turnê do grupo, o Tour Generación RBD foi exibido em maio de 2006, ainda no mesmo mês, o SBT exibiu o documentário '¿Qué Hay Detrás de RBD?' com o nome de 'Rebelde o fenômeno' que mostrava os bastidores da primeira turnê internacional do sexteto. Em dezembro, mês em que foi ao ar os últimos capítulos da novela, a emissora exibiu em três partes o DVD - Live en Rio. Gravado na terra da garoa, o DVD que contou com a participação de uma escola de samba foi exibido nos dias 15, 22 e 29 de dezembro, data em que foi ao ar o último capítulo no Brasil. Em 2013, voltou a ser reprisada pelo SBT.  Para marcar a volta da novela, o SBT exibiu o especial 'O fenômeno Rebelde' apresentado por Letícia Navas e Emilio, o programa mostrou como a telenovela mexicana se tornou febre entre o público brasileiro. Além de imagens das turnês da banda pelo Brasil e entrevistas exclusivas com o grupo, a atração teve três participações especiais: Isabela Fiorentino e Arlindo Grund comentaram sobre os looks usados pelo sexteto na novela e Arnaldo Saccomani, falando sobre os hits do grupo. 

----- || -----

Uma avalanche, um delírio  coletivo, que fatores levaram a novela Rebelde se tornar um fenômeno mundial lembrado até  hoje? Aí Gabi, só quem viveu a redelde mania sabe o que foi aquela loucura. Você que viveu essa era, conta para a gente qual a curiosidade bapho que você não sabia e só descobriu agora?


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Curtiu a matéria? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas. 


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Coluna escrita para o selo #EmEquipe do site. Matéria formulada em parceria, texto: Lorena Paixão, revisão: Hiago Júnior.


Siga o nosso perfil no Google News

Siga-me no Twitter: @Lorenapaixxao
Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Rebelde Mania: Treze curiosidades do universo 'Rebelde'