Aparato do Entretenimento: Precisamos falar de Ansiedade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Precisamos falar de Ansiedade


Ilustração - Créditos: Júnior Chisté 

Tremores, suor frio, palpitações, tontura, impressão absoluta de não ter controle sobre seu corpo e de que vai desfalecer. 

Só quem já teve esses sintomas sabe o quanto é desesperador. Estamos falando de um cenário conhecido por crise de ansiedade.

Mas afinal de contas o que é ansiedade? É sobre isso que vamos falar nessa coluna, então meus #Amoras vem comigo. 



Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


O transtorno de ansiedade, segundo a definição médica é um distúrbio psicológico que causa medos inconscientes e nem sempre reais, preocupação excessiva com situações cotidianas, podendo desencadear crises leves, moderadas, severas e generalizadas. 


A ansiedade pode desencadear problemas físicos, como insonia, a famosa e conhecida taquicardia, perda ou ganho de peso e influência diretamente na qualidade de vida.






Ilustração Ansiedade - Créditos: iStock

É normal ter ansiedade diante de fatos ou acontecimentos em nossa vida, porém essa ansiedade precisa ser observada, se for algo frequente ou se de alguma forma estiver afetando sua rotina, nesse caso ela já deixa de ser uma característica do ser humano e passa a ser uma doença que precisa ser tratada e levada a sério. 



Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão.






Ansiedade na visão espiritual (Holística)


Ilustração Ansiedade - Créditos: Google Images 

Na visão holística, todas as doenças e transtornos são enxergados em seu todo. Não se busca a origem apenas no local em que se desencadeia a doença, mas em todo o histórico de vida do paciente, para isso é realizado uma entrevista e o terapeuta analisa todos os aspectos que podem levar a determinada doença do paciente.

Nosso corpo somatiza as informações que damos a ele, e para nos alertar que algo não está bem, surgem as doenças. Por exemplo uma pessoa que sofre de problemas nas articulações, precisa examinar sua rigidez e inflexibilidade diante da vida e com as pessoas, e principalmente consigo mesma. 

Um paciente com problemas na região estomacal, precisa analisar se não está guardando mágoa, rancores. É incrível a capacidade que nosso corpo tem para mostrar que algo precisa ser eliminado.





Ilustração Ansiedade - Créditos: Google Images 

No caso da ansiedade, um dos pontos principais é que o paciente mesmo que inconscientemente desejar ter controle de tudo, e o excesso de preocupação com o futuro. 

Então supõe-se que precisamos treinar nossa mente a focar no hoje, e temos que entender que nós não controlamos nada, além de nós mesmos e nossas decisões. Mas como fazer isso?



Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.
Ilustração de Pergunta - Créditos: Google Images 

O primeiro passo é admitir que tem um problema e procurar auxílio médico. Somente um médico pode prescrever um tratamento adequado a situação de cada pessoa, então nada de seguir receita de amigo que tem ansiedade. Ok? Médicos são indispensáveis. 

Se você for menor de idade, converse com seus pais ou com um adulto de sua confiança para que juntos possam buscar o tratamento necessário.






Meditação - Créditos: Google Images 


Algumas técnicas podem auxiliar nas crises, e com o tempo você conseguirá perceber quando elas estão chegando e até mesmo diminuir a frequência e a intensidade.

Durante a crise, deite se puder, ou sentado mesmo, faça  respiração pelo diafragma, respire pelo nariz enchendo a barriga, solte pelo nariz esvaziando a barriga. Essa respiração vai ajudar para que você se acalme .

Diga a alguém que está tendo uma crise e peça a ela que converse com você sobre assuntos aleatórios, te distraindo enquanto a crise passa. Ela não dura muito, apesar de parecer interminável. Vai passar.  






Representação dos Chakras - Créditos: Google Images

Ouça mantras que te ajudarão durantes as crises, e até mesmo a minimizar seus efeitos. Vou deixar um link para vocês, mas no YouTube existem diversos áudios que irão te auxiliar. Esses mantras podem ser ouvidos diariamente e até mesmo durante o sono, pois nosso subconsciente grava.

Meditação também é um ótimo caminho para ajudar no controle das crises de ansiedade. Para quem nunca meditou o ideal é começar com cinco minutos e ir aumentando minuto a minuto diariamente. Existem também meditações guiadas que vão ajudar os inciantes. A meditação ajuda a serenar a mente e a entrar em contato com nosso eu interior, na maioria das vezes esquecido.



Siga o nosso perfil no Google News

Natureza - Créditos: VerdeSP

Pratique esportes, entre em contato com a natureza, ande descalço na grama. O contato com a natureza e as atividades físicas elevam a endorfina que é um hormônio da felicidade. 

Busque fazer terapia. Além do tratamento médico com profissional especializado, você pode também procurar por terapias complementares, como por exemplo, cromoterapia, reiki, florais de Bach e em muitas cidades essas terapias estão disponíveis pela rede de saúde publica,  gratuitamente.

Lembrando sempre que o tratamento e acompanhamento médico são indispensáveis. Essas técnicas são para aumentar a eficácia do tratamento e depende de mudança do seu padrão de vida e comportamental. 

E o principal meus #Amoras, amem-se muito. O emprego vocês conseguem outro, namorado(a) vem depois de você, sua prioridade é se fazer feliz e se amar. Familiares e pessoas tóxicas devem sim serem afastadas, não interessa se é parente, se te faz mal com críticas que não te ajudam coloca na geladeira. Pense em você, isso não é egoismo é altruísmo, amor próprio.   

E lembrem sempre, o importante é o hoje. O futuro não fará diferença se você não estiver bem o suficiente para ele, então vamos focar no dia de hoje, amanhã veremos. 

Comentem com a gente o que você fez ou faz para controlar suas crises de ansiedade. Beijos e até a próxima.


Mantra 
Meditação Guiada







Siga-me no Twitter: @dannydemoura 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Precisamos falar de Ansiedade