Aparato do Entretenimento: PopLoad 2019! Confira as grandes atrações deste ano
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

PopLoad 2019! Confira as grandes atrações deste ano


O PopLoad 2019 está chegando e nós trazemos para vocês as atrações escolhidas para este ano:



A cantora e compositora pop sueca TOVE LO toca no palco principal do festival! Difícil de rotular, Tove Lo ficou conhecida como a artista que “levou o grunge para o electro-pop”. E é assim mesmo que ela quer se destacar: livre para testar fórmulas, estilos, gêneros musicais e parcerias. Com seu “pop enigmático”, já concorreu ao Globo de Ouro e ao Grammy! Começou a lançar suas músicas independentemente até assinar um contrato com a Warner Music. Em 2013, assinou com a Universal Music e lançou seu disco de estreia, Queen of the Clouds (2014), com os hits mundiais “Talking Body”, “Moments” e “Habits (Stay High)”, que ficou em terceiro lugar no Top 100 da Billboard. Fez colaborações bem sucedidas com Charli XCX, Alma, Nick Jonas, Flume e Major Lazer. Também se destaca como compositora: é co-autora da música “Love Me Like You Do”, interpretada por Ellie Goulding na trilha do filme “Cinquenta Tons de Cinza”, e também do hit “Homemade Dynamite”, da Lorde. Seu quarto disco, Sunshine Kitty, foi lançado em setembro deste ano. Deste trabalho já conhecemos o single “Glad He’s Gone”!



Esta será a primeira apresentação do THE RACONTEURS no Brasil! Além do fenômeno Jack White, o supergrupo americano é formado por Brendan Benson, Jack Lawrence e Patrick Keeler, todos bem-sucedidos com suas respectivas bandas e projetos. Grupo que marcou época no indie no fim da década passada, o Raconteurs voltou à ativa depois de sete anos de hiato (e dez anos após o lançamento do último disco). O primeiro single, “Steady, as She Goes”, lançado em 2006, foi indicado ao Grammy e ficou em segundo lugar na lista de melhor música do ano pela revista Rolling Stone. O hit levou o álbum de estreia Broken Boy Soldiers ao segundo lugar nas paradas do Reino Unido (e ao sétimo nas americanas), além de render à banda uma turnê de oito shows com Bob Dylan e mais uma indicação ao Grammy como Melhor Álbum de Rock. Após o lançamento do segundo disco (Consolers of the Lonely), tocaram em festivais como Glastonbury, Lollapalooza e Coachella. O álbum foi indicado a dois Grammy, levando o prêmio de Melhor Engenharia de Som. Em 2018, presentearam os fãs com duas músicas inéditas que estarão no novo álbum Help Us Stranger, que chega às lojas em junho!




Uma das principais figuras femininas da história da música e com suas cinco décadas a serviço não só de canções, mas também da arte e da literatura, é difícil acreditar que PATTI SMITH nunca tenha se apresentado em São Paulo, seja em eventos musicais ou literários (ela veio ao Brasil em 2006, mas passou apenas por Curitiba e Rio de Janeiro). Considerada a precursora do punk, seu disco de estreia Horses, de 1975, com uma sonoridade crua e direta, foi essencial para o movimento que surgia em Nova York nos anos 70. Mais de 40 anos depois, sua presença continua marcante tanto em manifestações artísticas como políticas: as letras, os livros, poemas, seus posts em redes sociais e o já tradicional “spoken word” das apresentações ao vivo são sempre marcados pelo engajamento em causas humanitárias e ambientalistas. Seus shows são viscerais e transformadores. Através das músicas e dos discursos pontuais, ela convida os fãs a participarem ativamente de cada trecho da performance, conscientizando e emocionando.

Patti Smith influenciou toda uma geração do rock, de Michael Stipe, do REM, a Courtney Barnett, passando por Karen O (Yeah Yeah Yeahs), The Smiths, Sonic Youth, U2 e Florence and The Machine, citando apenas alguns. Com onze discos no repertório, “Because the Night”, hit de 1978 escrito em parceria com Bruce Springsteen, continua sendo sua canção mais conhecida, ao lado de “People Have the Power” (do disco Dream of Life, de 1988). Outros sucessos incluem “Gloria”, “Free Money” e “Redondo Beach”.

A banda electroindie britânica HOT CHIP vem animando pistas há quase vinte anos. Formado em Londres no comecinho dos anos 2000 pela dupla Alexis Taylor e Joe Goddard, o grupo se consolidou como representante tanto da cena eletrônica (com suas batidas inconfundíveis) como na cena indie (com suas letras reflexivas e, em alguns momentos, até melancólicas). A grande responsável pela onipresença do grupo em festas de todos os gêneros é “Over and Over”, do disco Warning (2006), uma das músicas mais tocadas até hoje. Ainda entram para a lista de hits-de-encher-pista: a deliciosa “Ready for the Floor”, lançada em 2008 e indicada ao Grammy, “Boy from School”, “Thieves in the Night” e “One Life Stand”, as duas últimas de 2010. Ao vivo, com uma banda de sete integrantes, as canções são desconstruídas, reinventadas e organicamente improvisadas, como numa grande mixagem ao vivo. Hot Chip volta ao Brasil com seis álbuns, inúmeros mixes e um novo disco na bagagem, prometido para o fim deste ano.

O quarteto de meninas, que mexeu forte com a música independente na década passada e parte desta, ajudando a pavimentar uma rota internacional para bandas indies brasileiras, não dá as caras ao vivo desde um show em Hong Kong, na China, em junho de 2014. Antes desse concerto derradeiro, fez cerca de 2000 apresentações em lugares tão díspares como Marrocos, Áustria, Tasmânia (Austrália) e na boate de entretenimento adulto Love Story, no centro de São Paulo. E tocou em praticamente todos os principais festivais do mundo, de Coachella e Glastonbury a Fuji Rock e Lollapalooza. Duas vezes em cada. E agora vai botar o Popload Festival nesse rico currículo.
Lovefoxxx, Ana Rezende, Luisa Sá e Carolina Parra, que já tiveram a companhia do multiinstrumentista e produtor Adriano Cintra e da baixista Iracema Trevisan em sua formação clássica, colecionam feitos notáveis para uma banda que nasceu “de farra”, tinha mais relação com a moda do que especificamente com a música e que parte de seus integrantes não sabia tocar nenhum instrumento.

Com menos de um ano de atividade, o Cansei de Ser Sexy se apresentou no à época importantíssimo Tim Festival, foi uma das bandas que mais cedo souberam usar a Internet a seu favor, assinou contrato com a gravadora americana Sub Pop (que revelou o Nirvana) logo para o primeiro disco, teve música em comercial nacional da Apple nos EUA (veiculado no Superbowl!!!) e em trilha sonora do Fifa Soccer, um dos jogos eletrônicos mais vendidos no planeta. Entre várias outras façanhas.

A banda paulistana tem quatro álbuns lançados e alguns EPs do início, que hoje são verdadeiros artigos de colecionador. Os discos deles são “Cansei de Ser Sexy” (2005, a versão brasileira)/ “CSS” (a versão americana, 2006), “Donkey” (2008), “La Liberacion” (2011) e “Planta” (2013). Entre os principais hits do “Cansei”, como a banda também é conhecida, estão “Alala”, “Off the Hook”, “Meeting Paris Hilton”, “Let’s Make Love and Listen to Death from Above”, “Move” e “Hits Me Like a Rock” (que conta com a participação de Bobby Gillespie, do Primal Scream). Quando se apresentar no Popload Festival, em novembro, o Cansei de Ser Sexy vai estar fazendo seu primeiro show em São Paulo em quase nove anos. O último show deles na cidade foi no extinto Clash Club, na Barra Funda, em abril de 2011.
 

Em plena ascensão, a rapper londrina Simbi Ajikawo, conhecida por LITTLE SIMZ, traz ao festival sua mistura perfeita de neo-soul, jazz, grime e hip-hop. Apesar de seus 25 anos, está na estrada há nove e já recebeu elogios de Damon Albarn, Kendrick Lamar e Dizzee Rascal, saiu em turnê com Lauryn Hill e NAS e sua lista de colaborações e parcerias inclui de Gorillaz (na faixa “Garage Palace”, do disco Humanz) a Khalid, sendo a mais recente com Serge Pizzorno, guitarrista da banda Kasabian, que lançou “Favourites”, primeiro single de seu novo projeto solo, em parceria com Simz. Sempre à frente de seu tempo, ela criou um selo próprio para lançar seus EPs, discos e mixtapes, misturando a esses lançamentos diversos gêneros, um pouco de experimentalismo, muita poesia, performances e conceitos ousados: seu segundo álbum, Stillness in Wonderland (2016), veio acompanhado de um pacote que incluía um curta-metragem, uma história em quadrinhos, uma exposição e até um festival próprio. Little Simz vem ao Brasil acompanhada de sua banda e com o show da turnê de seu elogiado terceiro disco, o versátil Grey Area, que contém o hit “Selfish”.


 O trio instrumental KHRUANGBIN, do Texas, descreve seu estilo como chill-funk. O nome trava-língua significa “avião” em tailandês e tem a ver com a sonoridade da banda: uma homenagem aos álbuns psicodélicos de “funk tailandês” dos anos 60 e 70 que eles ouviram intensamente antes de gravarem o primeiro disco. O grupo é conhecido por misturar inúmeras influências de world music: soul music (do Oriente Médio) com batidas de hip-hop antigo, psicodelia e até pop espanhol, podendo ir do melancólico ao surf music. “Quase que uma trilha sonora de um filme do Tarantino”, como bem define a baixista Laura Lee. O guitarrista Mark Speer e o baterista Donald “DJ” Johnson completam a formação. Em seu programa de rádio na BBC 6 Music, Iggy Pop disse ser fã da banda! No ano passado, lançaram seu segundo disco, o elogiado Con Todo El Mundo. 


A cantora e compositora baiana LUEDJI LUNA tem uma das vozes mais marcantes desta nova geração de artistas incríveis da cena musical nacional. Com sonoridade única, é suave, potente e doce ao mesmo tempo. Residindo em São Paulo há quatro anos, tem participado de projetos audiovisuais (como o Sofar Sound) e se apresentado em várias casas de shows tradicionais da cidade! A “africanidade pop” de seu disco de estreia tem influências do jazz, da MPB, do blues e de ritmos afro-brasileiros. Esta diversidade é um reflexo de seus instrumentistas: um cubano (Aniel Someillan, no baixo), um sueco (Sebastian Notini nos arranjos), um soteropolitano (Rudson Daniel, na percussão), um filho de congolês (François Muleka, no violão) e Kato Change (na guitarra), do Kênia. A música “Um Corpo No Mundo”, seu hit, viralizou nas redes sociais antes mesmo do lançamento do álbum homônimo, em 2017.


Como todo representante do “bedroom-pop“, Nicolás Pablo Rivera Muñoz, de apenas 19 anos e ascendência chilena, compõe, grava e produz a maioria de suas músicas sozinho, tocando com a banda (formada por seus amigos da época do colégio) apenas em apresentações ao vivo. Fundou o projeto BOY PABLO em 2015 e ficou conhecido na cena independente com a música “Everytime”, de 2017, cujo vídeo conseguiu milhões de views e viralizou antes mesmo do lançamento do seu primeiro EP! O sucesso de “Losing You” veio na sequência e não demorou muito para receberem do site Pitchfork o título de “uma das bandas novas mais legais do planeta”. O grupo só começou a fazer shows (divertidíssimos, por sinal) fora da Noruega no ano passado, com uma estreia surpreendente: começaram com uma turnê esgotada nos Estados Unidos e marcaram presença em festivais de peso neste ano, como Coachella, Primavera Sound, Lollapalooza Chicago e Corona Capital. No final de 2018 lançaram Soy Pablo, seu segundo EP (sim, eles ainda não têm um álbum!), e em novembro se apresentam no Popload Festival no TNT AFTER STAGE, após o encerramento do festival! Aqueles que passarem pelo espaço do TNT dentro do festival ganharão um ticket para este after especial! Parte da ativação da marca no evento, o show acontecerá no Auditório do Memorial e será limitado à capacidade do local.


O mais antigo bloco afro do Carnaval de Salvador e o mais belo (“dos belos”) do país abre esta edição do festival. É impossível não se deixar levar pelos batuques do Ilê! Na ativa desde 1974 e com mais de 3000 associados, é considerado um patrimônio da cultura baiana! 

Curtiu? Então confira informações importantes:

Popload Festival 2019

Quando: 15 de novembro
Onde: Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo)
Horários: Abertura dos portões às 10h; início dos shows às 11h
Ingressos: pista R$ 580 (inteira), pista premium R$ 800 (inteira)
Onde comprar: Ticket Load e bilheteria do Unimed Hall.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento











Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.








Siga o nosso perfil no Google News




Siga-me no Twitter: @PauloH_Amorim 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “PopLoad 2019! Confira as grandes atrações deste ano