Aparato do Entretenimento: Sesc Pinheiros promove evento sobre saberes indígenas dos povos Guarani (SP), Xavante (MT) e Krahô (TO); confira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Sesc Pinheiros promove evento sobre saberes indígenas dos povos Guarani (SP), Xavante (MT) e Krahô (TO); confira

Créditos: Cristina Flória 

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe a programação gratuita e aberta ao público de Warã – Encontro de Saberes. Neste evento, rodas de conversa, intervenções, exibições de vídeo e visita à aldeia indígena promovem reflexão sobre conhecimentos tradicionais dos povos Guarani (SP), Xavante (MT) e Krahô (TO) e suas relações com os saberes diversos partilhados com outras culturas. A curadoria foi feita pela produtora cultural Cristina Flória e pela estudante de Ciências Sociais Marília Cyrne.

aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)

O projeto contribui para uma reflexão sobre os conhecimentos tradicionais das sociedades indígenas no Brasil, que estão em contínua criação e recriação de significados, traçando um paralelo com a sociedade envolvente, que ainda apresenta imensas dificuldades em reconhecer a complexidade e propriedade intelectual desses povos sobre seus conhecimentos. Warã, na língua a’uwê dos povos Xavante do Mato Grosso, significa local de reunião, local de encontro dos homens, dos anciãos, espaço central da aldeia, onde acontecem as cerimônias

aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)

Warã – Encontro de Saberes também contribui, segundo seus idealizadores, para a construção da noção de alteridade de forma contextualizada, ou seja, na possibilidade de que uns se reconheçam nos outros mesmo diante das diferenças físicas, psíquicas e culturais. “O respeito à paridade de direitos é essencial, principalmente diante de um mundo impessoal proposto pelo capitalismo. A revisão da noção de cultura conduzida pela antropologia tem possibilitado a construção de instrumentos para que os sistemas de conhecimentos produzidos pelos povos indígenas e o conjunto de saberes possam ser reconhecidos, apontando para o caminho de uma convivência democrática e igualitária entre os diferentes povos” complementam.  
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase) 
Sobre as curadoras 

Cristina Flória é produtora cultural, pós-graduada em Gestão Cultural; Perita em pareceres técnicos para o MinC, organizadora dos Livros Tradição e Resistência – Encontro de Povos Indígenas, Edições Sesc, 2008 e Wamrêmé Za’ra – Nossa Palavra: Mito e História do Povo Xavante, Editora Senac,1998; diretora dos filmes Dasiwa’uburéze nossa cultura, realização Sesc TV, 2014; Piõ Höimanazé – a mulher Xavante em sua Arte, 2008 e A’uwê Uptabi – o Povo Verdadeiro, 1999. A’uté A’uwê Uptabi: ser criança A’uwê, 2018. 

Marília Cyrne é estudante de Ciências Sociais na USP, frequenta aldeias indígenas desde 2015, auxiliando o povo Guarani a escrever e realizar projetos na área de meio ambiente e educação. Atualmente trabalha em pesquisa de história oral junto aos Krahô de Tocantins.
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
Maiores informações: Arte Plural

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Sesc Pinheiros promove evento sobre saberes indígenas dos povos Guarani (SP), Xavante (MT) e Krahô (TO); confira