ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Raio-X Latino: Pablo Alborán, versos poéticos e voz que emociona

Pablo Alborán para a divulgação de "Prometo" - Créditos: Cortesia

Hoje a coluna #RaioXLatino será comandada somente por mim, infelizmente minha parceira está doentinha 😭 melhoras Paty [¡ vuelve pronto, mejora, chica!].

Enfim, depois de Jesse y Joy, Belinda e RBD agora é a vez de um cantor solo, desembarcaremos em terras espanholas. Calma aí [PARA TUDO]... Como assim? É um artista fora do eixo latino? Isso pode produção? 

Claro que pode e tão pode que hoje conheceremos a trajetória de Pablo Alborán. Artista de 28 anos que faz carreira sobre a lingua espanhola. Bora lá?

⇉⇉⇉⇉⇉⇉⇉⇈⇉⇉⇉⇉⇉⇉⇉⇈⇉⇉⇉⇉⇉⇉⇉ aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
Infância

Pablo Moreno de Alborán Ferrándiz, este é o nome. Sucesso de público e crítica, Pablo hoje é considerado um dos melhores cantores da sua geração. Também, vamos aos fatos: é compositor, músico, cantor lírico e trabalha com sinfonia e música experimental. [Momento inveja B-R-A-N-C-A]. 

Nascido em Málaga, Espanha, em 31 de maio de 1989, Alborán já ganhou quatro nomeações para os Grammy Latino [disso falaremos mais tarde: PULA].

Seus pais, Salvador Moreno de Alborán Peralta e Helena Ferrándiz Martínez desde cedo enxergaram no filho um talento aflorado para as artes. Precocemente tornou-se adepto da música, frequentou aulas de piano, violão clássico, flamenco, assim como treinou sua voz com aulas de canto ainda em Madrid na Espanha. 
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
Aos 12 anos já compunha suas próprias canções "Amor de Barrio" e "Desencuentro", por exemplo, músicas que anos mais tarde fizeram parte do seu albúm de estreia. 

Alborán durante turnê - Créditos: DRS Eventos

El Blanco Moreno e a Internet

Pode-se dizer que Alborán teve um mix de talento e sorte, sua trajetória no cenário fonográfico teve seu pontapé incial graças a uma família de flamenco, que se apresentava em restaurantes e introduziram o jovem garoto no segmento. "El Blanco Moreno" era seu apelido.  

Mesmo com a "estreia" cantando de restaurante em restaurante o que contribuiu mesmo com o buzz na carreira de Pablo Alborán foi a internet [😍]. Isso mesmo, ainda com catorze anos, o espanhol passou a postar vídeos onde cantava em plataformas como MySpace e YouTube. Não demorou muito e o tiro foi certeiro. Para se ter ideia, seu primeiro vídeo publicado no YouTube, gerou mais de 2.000.000 de visualizações. 

Pablo para divulgação do seu álbum "Prometo" - Créditos: Warner Music Spain

Amizades

Com seu rosto conhecido por todo o mundo através da internet, as portas logo começaram a se abrir, Pablo conheceu o produtor Manuel Illán; que o instruiu a gravar uma demo de "Déjame de volverme loca" da cantora Diana Navarro. Foi instantâneo, Diana se "apaixonou" pela voz do jovem rapaz e o amadrinhou.
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase) 
Não muito distante, Alborán, conhece Sergio Dalma que o insere por fim no cenário da música, o apresenta a Warner Music e por lá mesmo grava seu primeiro álbum. 

Pablo Alborán posando para divulgação do seu álbum "Prometo" - Créditos: Cortesia

TV e Novelas

A divulgação em massa na TV começou, com o álbum em mãos a passeata por programas de TV na Europa e América Latina deu-se inicio. Com eles a fama, convites para duetos, participações em programas de rádios, entrevistas e temas de novelas.

No Brasil "Perdóname" foi tema de Camila na novela "A Lei do Amor" produzida e exibida pela Rede Globo em 2016. "Donde Está El Amor" também deu as caras na Rede Globo, regravação do espanhol com a cantora brasileira Tiê a música foi tema de "Haja Coração" também exibida em 2016 pela vênus platinada. 

Já no México Pablo é adorado pela Televisa, já foi tema em "La que no podía Amar" com Solamente Tú (canção do casal Ana e Rogelio). Deu vida as aberturas de "Tres Veces Ana" com "Se Puede Amar" e "Caer en Tentación" com "Saturno". Ainda teve na última o single "Prometo" como canção tema de um dos casais protagonistas [PODER QUE CHAMA, NÉ?].
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
Em entrevistas Pablo já demostrou sua felicidade ao ser a voz de tantos casais. O inspira e o motiva. Fora do eixo Brasil e México, Alborán já foi tema em outros países como Colômbia, Chile e Argentina.

YouTube

O canal de Pablo Alborán no YouTube é diversificado, suas músicas apresentam duetos, feats, genêros variados. Videoclipes bem dirigidos e com produção musical condizente com o talento emanado.

Videoclipes mais reproduzidos em seu Canal Oficial - Créditos: Reprodução YouTube

  Melhores Videoclipes


"Solamente Tú" é um achado, mostra Alborán naturalmente. Tipo a gente quando tá andando na rua, com fone de ouvido, degustando aquela playlist "foda" e cantando ao mesmo tempo. A letra e o arranjo preciso nem comentar muito...


Quem acompanha essa coluna aqui no Aparato, sabe da nossa paixão por Jesse y Joy, portanto, não poderia faltar esse hino de videoclipe aqui na listagem de melhores do Alborán, visto que o dueto é a perfeição em espanhol. As vozes se cruzam, não há uma sobressalência e o estilo clássico, por fim concretizam a canção como uma das melhores.


Não podemos nos esquecer do reggaeton discreto de "No vaya a ser". Sim, ele também se enveredou por este caminho. Fatos: o videoclipe é bem produzido, colorido, alegre e mostra um lado diferente de Alborán. Não poderia ficar esquecido.


Temão de "Caer en Tentación". O modo dark de Pablo está ligado no modo ON e gritando. A letra é um poema, o fundo musical acalma e a extensão vocal de Alborán é mostrada. Até parece que ele clama pela paixão da canção.  


Lembra no começo desta coluna na qual destaquei que Pablo tem formação clássica, pois bem, em "Prometo" isso fica evidente. A equipe ao fundo, tocando piano e violino trazem a canção um ar cult, porém moderno. A letra preciso comentar? Acredito que não.   

Capa do álbum "Prometo" - Créditos: Warner Music Spain

Pablo Alborán em números

↪ Quatro nomeações ao Grammy Latino, três deles em 2011;
↪ Três álbuns de estúdio, 
↪ Um álbum ao vivo;
↪ Vendeu mais de um milhão de cópias dos seus três primeiros álbuns em todo o mundo;
↪ Foi o artista mais vendido em Portugal no ano de 2012;
 Foi o artista mais vendido na Espanha por dois anos consecutivos (2011 e 2012);
↪ 30 discos de platina na Europa (23 deles, alcançados em 24 meses);
↪ 02 álbuns de ouro na América e um em Portugal; 
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
↪ Permaneceu como número um em vendas por 36 semanas em Portugal e 60 semanas na Espanha, totalizando 96 semanas como o número um em vendas de discos;
↪ Ganhou o prêmio Goya em 2016 por sua música "Palmeras en la nieve", trilha sonora do filme com o mesmo título, junto com o compositor Lucas Vidal;
↪ Tem entre 40 e 50 milhões de visualizações no YouTube por videoclipe lançado;
↪ Tem mais de 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

Discografia

Créditos: Reprodução - Spotify
Internautas

Desta vez abri espaço para o público que acompanha o #RaioXLatino ter voz e vez. 

Sobre a performance de Alborán no cenário musical, Adriany Pereira (@adrianypereira1disse: 

"Para mim o Pablo Alborán é um artista completo, canta e interpreta com perfeição, coloca sentimento em suas músicas na qual a maioria são de sua autoria, seja mais agitada ou extremamente romântica. A cada dia ele melhora sua técnica vocal e já fez ótimas parcerias na música, um artista que tem uma identidade, porém que não tem medo se arriscar".

Neiva (@neivacristina4) destacou a importância de Alborán no cenário telenovelesco:

"Não tem músicas de aberturas de novelas igual as de Pablo Alborán, não há como contestar que suas canções são belas e enchem nossos corações de bons sentimentos".

Por fim, Gabriel Vitor (@NovelasParaTS) enfatizou:

"Sobre Pablo Alborán: canta e encanta, com um estilo atemporal que sabe como ninguém, emocionar em cada canção".
↞↞↞↞↞↞↡↠↠↠↠↠↠↡↞↞↞↞↞↞

Pablo Alborán é um jovem artista em ascensão, é nítido sua entrega e paixão pela música. Cria, repercute, busca novos estilos e ritmos, razões que fazem dele um dos melhores cantores da atualidade. 

↠↠↠↠↠↠↠↠↟↠↠↠↠↠↠↠↠↠↠↠↠↠↠↠↠

Essa coluna foi escrita por: @Hiago__Junior para o selo #RaioXLatino aqui do Aparato.   



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Raio-X Latino: Pablo Alborán, versos poéticos e voz que emociona