Aparato do Entretenimento: #ControleRemoto: Confira 5 novelas que foram baseadas em livros
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

#ControleRemoto: Confira 5 novelas que foram baseadas em livros

Logo - Ciranda Pedra - Rede Globo - 2008

Se você é um apaixonado pelo mundo literário e gosta de novelas, esse texto aqui vai reunir essas duas paixões. Vamos conhecer e relembrar cinco novelas que foram baseadas em livros, já aproveitando que em 2018 teremos duas novelas baseadas em obras literárias, uma exibida pela Globo, "Orgulho e Paixão" que é baseado nas obras da escritora inglesa Jane Austen e a novela "As Aventuras de Poliana" pelo SBT que é baseada no livro de Eleanor H. Porter que foi publicado originalmente em 1913, "Pollyanna" e até hoje é considerado um clássico da literatura infantojuvenil. 



Abertura - Orgulho e Paixão - Rede Globo


Confira a nossa lista com 5 novelas que foram baseadas em livros.

5 - As Pupilas do Senhor Reitor - 1994 

Abertura - As Pupilas do Senhor Reitor - SBT

Com uma das melhores aberturas de novelas já produzidas pelo SBT, "As Pupilas do Senhor Reitor" foi uma adaptação da obra homônima do escritor português Julio Diniz. Não foi a primeira vez que está obra foi levada a TV, em 1970 ela estreou na RecordTV, tanto o texto da primeira como da segunda versão foram escritos por Lauro César Muniz. 

4 - Ciranda de Pedra - 2008


Abertura - Ciranda de Pedra - Rede Globo

O livro escrito por Lygia Fagundes, "Ciranda de Pedra", foi publicado em 1954, a obra chamou muita atenção na época, não demorou muito e a história criada por Lygia foi parar na TV. A primeira versão foi ao ar em 1981 e a segunda foi exibida em 2008, ambas com o mesmo nome e exibidas pela Rede Globo. A segunda versão da novela não chamou tanto atenção do público em São Paulo, mas fez muito sucesso em outras capitais com médias acima dos 35 pontos. Ao rever esse abertura passou um verdadeiro filme em minha mente, isso porque me dei conta que está segunda versão de "Ciranda de Pedra" completará 10 anos de sua exibição em 5 de maio. Uma curiosidade muito interessante sobre essa versão é que o tema musical "Redescobrir", cantada na voz de Eligis Regina, foi utilizado em uma abertura de novela pela segunda vez, a primeira foi em "Razão de Viver" novela do SBT exibida em 1996. Outro detalhe importante desta trama é que foi a última novela que contou com a participação de Ana Paula Arósio como protagonista. 
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)

aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)

3 - O Cravo e a Rosa - 2000


Abertura - O Cravo e Rosa - Rede Globo 

"O Cravo e a Rosa" foi uma das novelas de maior audiência das faixa das 18h, seu último capítulo registrou 43 pontos de média e 58 de pico. Escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com a colaboração de Duca Rachid, a novela foi baseada na peça teatral "A Megera Domada", de William Shakespeare. 


2 - A Padroeira - 2001

Abertura - A Padroeira - Rede Globo

Escrita por Walcyr Carrasco, com colaboração de Mário Teixeira e Duca Rachid, "A Padroeira" foi baseada no livro "As Minas de Prata" de José de Alencar e na telenovela "Minas de Prata", escrita por Ivani Ribeiro que também foi baseada no livro de mesmo nome e exibida pela extinta TV Excelsior em 1967. 

1 - Cabocla - 2004


Abertura - Cabocla - Rede Globo


"Cabocla" foi um dos grandes sucessos de audiência dos anos 2000, a novela escrita por Benedito Ruy Barbosa teve uma média geral de 34,1 pontos, perdendo apenas para "Alma Gêmea" e "Chocolate com Pimenta" ambas escritas por Walcyr Carrasco. Para escrever "Cabocla", Benedito se inspirou no romance homônimo de Ribeiro Couto e contou com a colaboração de suas filhas Edmara Barbosa e Edilene Barbosa. 
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase) 
Espero que tenham gostado! Até a próxima

Siga-me no Twitter: Jonas_HBA 

Dicas, sugestões e críticas é só entrar em contato comigo através do e-mail:  

 jonas@aparatodoentretenimento.com.br



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “#ControleRemoto: Confira 5 novelas que foram baseadas em livros