Previna-se, aproveite o #OutubroRosa
Por: Daniele Moura
Saudades meu morecos! Hoje eu venho com um papo reto! Sobre as minas, mas voltada para os manos. Hehe. Sério hoje aproveitando o "Outubro Rosa", quero falar sobre a prevenção dos câncer de mama e colo do útero.
Você meninão, crush, filho, pai, amante, marido já teve a curiosidade ou o interesse em saber como sua esposa, namorada, amiga, mãe... fazem os exames de prevenção? Se sim, parabéns. Se não, bora ler esse tópico.
Primeiro vou explicar como é o famoso Papanicolau, que é o preventivo de câncer de colo de útero.
Ambiente Hospitalar:
A mulher retira toda a roupa. Coloca um avental aberto na frente e deita em uma maca. A próxima orientação é colocar os pés em dois pedestais de apoio, ficando em posição de frango assado com toda a região do parque de diversão amostra. Literalmente da para ver o útero.
Em seguida o médico vem. Faz o exame das mamas, aperta aqui e ali na barriga. Logo depois, pega um objeto, acho que é uma espátula. Na verdade ele sempre tem um kit.
Respire! Seu querido médico, lhe enfia esse "bico de pato" na menininha e colhe uma amostra do colo uterino, para exame posterior, onde poderá ser detectado um possível câncer.
O exame é indolor. Acredito que para algumas mulheres é mais constrangedor do que para outras. Isso mesmo, algumas mulheres se queixam de uma leve cólica, nas clínicas particulares e no SUS o resultado sai em 30 dias.
Já o exame para detectar o câncer de mama, não posso dizer que é indolor. A paciente é posicionada em pé, próximo ao equipamento. Assim as mamas são, uma a uma, comprimidas pelo mamógrafo, horizontal e verticalmente. Embora seja desconfortável, o exame é rápido.
Ilustrando para a mente masculina:
Para um homem entender como é a mamografia, imagine alguém apertando seus testículos na horizontal e vertical. Doí ou não?
É meus #migos. As mulheres passam por alguns exames bem complicados. Então seria bem legal demonstrar apoio, acompanhá-las nas consultas, entrar na sala para ver os exames, caso seja permitido. E o principal: compreensão e amor. Muito amor.
Uma mulher quando diagnosticada com câncer, precisa saber que é amada, ter a família e amigos ao seu lado. Então se interesse pela questão de saúde de suas mulheres.
Tenho certeza que elas vão amar conversar com vocês sobre este assunto. Quebre o tabu.
É isso.
Beijos Amoras!
#BelaRecatadaEDoLar
Siga-me no Twitter: @dannydemoura
0 thoughts on “#BelaRecatadaEDoLar: "Visita ao ginecologista" ”