Aparato do Entretenimento: Entrevista - Hialley Gouveia
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Entrevista - Hialley Gouveia


“Goiano, estudante de publicidade e um dos muitos que entendem e comentam sobre TV. Mas ele tem um diferencial, o seu foco é a sua emissora de paixão, está atende pelo nome de Sistema Brasileiro de Televisão, para a qual dedica um grande espaço do seu dia a dia para comentar, elogiar, criticar, discordar... Queridinho dos fãs da novela mexicana Rebelde, o “TIOZINHO” Hialley Gouveia, reservou um espaço na agenda superlotada, para atender o Aparato do Entretenimento. É com ele que falamos hoje”.
Obrigado por aceitar me conceder esta Entrevista, fiquei muito grato. O Esquema é o seguinte, são cinco perguntas, na qual abordo temas e assuntos que envolvem sua pessoa. Um canal aberto para você expressar sua opinião, para seus muitos fãs da Europa... Vamos lá!
Que tal ir escutando uma música enquanto está lendo a entrevista... Clique em play.

 
Se a vida pudesse ser comparada com uma casa, seria mais ou menos assim, a família se retrata como uma base, assim como os amigos são as estruturas e as relações são os reforços que sustentam qualquer abalo. Diga-me qual a sua relação com seus familiares e amigos? Quais são as suas prioridade em relação a ambos? Você é de não levar desaforo pra casa?

"Agradeço a oportunidade que o Hiago Júnior e o site Aparato do Entretenimento está abrindo para eu expor um pouco do meu dia-a-dia. Olha, tenho bastante colegas, mas amigos, amigos mesmo, são poucos. Sou uma pessoa muito corrida. Muitos colegas, amigos e familiares reclamam que eu não costumo dar muita atenção a eles. Eu costumo chamar de 'obrigação' número 3. Primeiro vem compromisso profissional, depois a faculdade, depois as amizades. Sou uma pessoa muito calma, mas quando fico nervoso ninguém me reconhece. É o que eles falam. Costumo criar muita confusão por conta da falta de atenção e desrespeito das pessoas, seja no ambiente profissional, faculdade ou na fila de um banco. Tenho o pavio curto para coisas erradas e compro briga sem pensar duas vezes. Esses dias fiquei na fila do banco por 2h, e quando chegou minha vez a atendente disse que não era possível mais realizar a transação que eu solicitei, pois já havia excedido o horário para tal transação. Se não podia mais, porque deixaram eu ficar na fila por todo esse tempo? Por que não avisaram antes? Muitas pessoas foram embora caladinhas. Eu bati no balcão e falei "Chama o gerente! Eu só saio daqui com a minha solicitação atendida. Tá me achando com cara de trouxa? De Bozo? De Patati Patata? Ou executam minha solicitação ou vão ter que me tirar a força da agência, além disso vou solicitar a presença do Procon e de uma equipe de reportagem, e ainda vou publicar esse vídeo nas redes sociais (Eu estava gravando toda a indignação no celular)". E não é que executaram a minha solicitação depois de 5 minutos de verdades ditas? Bobo é quem foi embora e não fez seus direitos valerem! Então não levo desaforo para casa mesmo".

As ferramentas de comunicação e interação social estão na moda, exemplo disto é o microblogging twitter, por falar nele, você tem muitos seguidores nesta rede social, na qual muitos destes comentam e opinam sobre TV, assim como você. Seja sincero, o que mais te incomoda no twitter? Algum seguidor em especial? E porque cargas d’ água o seu avatar do twitter é o Cirilo?

"Me incomoda pessoas com mente fechada, idiotas e com o ego maior que a barriga. Exemplos desse tipinho: @HSalles, @VildomarOficial, @DantorVilar, @FernandaCastro, entre outros. Informações falsas também. O Cirilo (kkkk), todo mundo pergunta isso. Quando chego em algum lugar as pessoas falam: "O Cirilo do Twitter chegou!". Acho um máximo. Já virou uma identidade. Nas emissoras de TV, na faculdade, na rua, todo me chamam de Cirilo do Twitter. Na verdade nunca usei minha foto, antigamente usava o Silvio Santos, depois o Jefferson do "Para Noooooossa Alegria", depois o Cirilo. Cirilo é um personagem bacana, humilde, amigo, verdadeiro, honesto, companheiro, creio que passa um pouco do que eu sou. No mais, uso avatar "fake" para gerar um mistério sobre minha real identidade e, também, pelo fato da repercussão do "Cirilo do Twitter" ou "Cirilo das opiniões polêmicas", como costumam dizer".

Até que demorou um pouquinho para você surgir com uma nova ideia e conceito de informação, não sei se o SBTOficial não te completava mais quanto antigamente ou se a busca pelo novo era muito latente, o que sei é que em breve um novo projeto seu estará no ar. Responda-me... Como surgiu a ideia de criar um site voltado para os bastidores da TV? Quais são as suas expectativas com a estreia? A propósito, quanto é mesmo que ele estará no ar?

"A comunidade SBT Oficial [No Orkut] era uma diversão. Eu não esperava aquele sucesso todo quando criei ela em 2004. Nessa época eu não tinha muita maturidade para administrar algo tão grande, ficava mais para comprar briguinha com a comunidade da Record. Sobre o site, amigos da TV e amigos pessoais sempre me incentivaram a criar algo para informar o público e para expor minhas opiniões polêmicas. Eu levava na esportiva e achava que era só gentileza para me agradar. Eis que um apresentador de TV me questionou: "Cara, porque você não cria um site? Com essa multidão de seguidores, com essas opiniões polêmicas, com essa credibilidade, onde todo mundo te pergunta se tal notícia é verdadeira ou falsa, seu site será um sucesso!". Creio que essas palavras foram fundamentais para eu decidir criar o @BastidoresDaTV. O nome eu decidi em pouco menos de 30 minutos. Comecei a pensar possíveis nomes... Falei: Se existe o "RD1", que tal o "HD1"? haha Não. Muito feio e muito plágio, tá até parecendo que eu sou funcionário da Record. Se existe o "TV Foco", que tal o "TV Notícias"? Não. Sou capaz de melhorar. Depois me questionei: "Mas perai, eu vou criar um site para ser igual os outros 150 sites e blogs de televisão que estão no ar atualmente? Não, vou fazer algo diferente. Vou criar um site com o diferencial de mostrar os Bastidores da TV. Ir até o programa de determinada emissora e mostrar o que acontece no camarim, na produção, na passagem de texto do apresentador, durante o break, e no pós programa". Eis que surgiu o nome "Bastidores da TV". Meu propósito é de 15 em 15 dias lançar um vídeo no site mostrando os bastidores e entrevistando famosos. Além disso teremos colunas em podcast. E como de praxe, vamos postar notícias, audiência e fofocas também, até porque é isso que sustenta os acessos. Essa é a proposta do meu site. Minha expectativa é fazer sucesso e ser referência entre famosos e anônimos. Cara, era pra entrar no ar em dezembro, depois pulou pra janeiro, e agora creio que de março não passa. Criar um site com esse propósito requer tempo, dinheiro, profissionais preparados, estratégia. Eu trabalho das 08h às 18h e estudo das 18h30 às 22h, não tenho muito tempo disponível para correr atrás desses detalhes que parecem ser bobos mas são muito trabalhosos. O site já está com 6 membros na equipe, preciso encontrar mais 9 para fechar 15 e cada um ter uma função específica sem sobrecarregar o outro. Já fiz a compra de microfones, canoplas e adesivos personalizados, estou aguardando chegar. Tenho 3 programas agendados para registrar os bastidores no mês de fevereiro, e outros 8 aguardando confirmação. Então tudo é questão de estratégia e planejamento. O layout do site já está pronto, se eu quiser ele entra no ar amanhã. Mas como vou fazer a estreia de algo se eu ainda não tenho equipe, material e tempo? Então creio que em março dá pra colocar ele no ar com qualidade".
    
Dizem que o ibope rouba décimos e mais décimos de audiência para aqueles que repassam pouca verba para os mesmos, se é verdade ou não quem sou eu para saber ou discordar. Seguindo nesta mesma linha de raciocínio, o Aparato quer saber... Você tem acesso a alguns dados do Ibope? Sua relação estreita com alguns apresentadores do SBT, passa esse nível tela do computador/twitter?

"Tenho sim. Entre 2009 e 2011 eu tinha acesso ao tcnet (programa de audiência minuto-a-minuto usado por diretores e apresentadores), depois bloquearam meu acesso. Mas sempre tem algum produtor, diretor, apresentador que me informa os números via DM ou e-mail. Alguns até pedem: "Divulga lá que nós estamos na frente, ganhando com 3 de vantagem". Já teve até apresentador da Record pedindo pra eu divulgar que ele estava bem de audiência. Eu perguntei pra ele: "Que papo é esse, senhor? Quando o SBT estiver na sua frente me avisa que eu posto". Depois disso levei unfollow. É mole? Achei super interesseiro (risos). Olha, passa sim. Não só do SBT, de outras emissoras também. Vários me convidam para fazer uma visita ao programa, bater um papo sobre TV, vida profissional, entre outros assuntos. Sobre o instituto IGOLPE, dá até preguiça comentar. Toda vez que alguma emissora ameaça a liderança da Record, a audiência minuto a minuto sai do ar. Isso foi muito comum entre 2006 e 2011, de 2012 para cá reduziu bastante essas "coincidências". Quando o aparelho voltava a funcionar, as audiência eram completamente diferentes. Programa que tinha liderado 10/15 minutos, no "corrigido" não tinha liderado nenhum minuto mais. Sem contar o apagão elétrico no Brasil em 10 de Novembro de 2009. Quem acompanhava o minuto a minuto ficou surpreso com a Rede Globo pontuando 8/9/10 pontos enquanto as outras emissoras estavam ZERADAS no ibope, durante o apagão. Será que todos esses telespectadores da Rede Globo tinham gerador em casa? Só rindo! Mas GfK vem aí para tirar a dúvida de milhões de telespectadores, diretores e apresentadores. Tomara que fique comprovado a farsa do Grupo Ibope".

Todo mundo na face da terra merece um descanso, mesmo que seja pouco tempo, mas que seja de qualidade e com quem você gosta... Nas suas horas vagas o que você faz? Durante seu divertimento com os amigos já aconteceu algum fato vergonhoso/engraçado com você ou algum amigo seu que até hoje é motivo de risadas? (fique a vontade para jogar o nome dos amigos na fogueira).

"Cara, nas horas vagas eu durmo, namoro, vou para happy hour, baladas, viajo. Faço tudo que eu tenho direito. No momento não lembro de nenhum fato específico, mas sempre faço zoeira com os amigos. Sempre acontece alguma coisa engraçada que é lembrada por dias, meses. Gosto de diversão".

“Estou eu aqui encerrando mais uma entrevista e hoje com o Hialley. Só tenho a agradecer a sua disponibilidade em atender ao Blog. Desejo a você e seus amigos do projeto do Bastidores da TV, um ótimo lançamento e que sem dúvida agrade um grande público. A você em especial, desejo um ano de conquistas e muitas felicidades”.                               
Atenciosamente...

Equipe do Aparato do Entretenimento.



"Eu que agradeço o convite e o espaço, Hiago. Mesmo nome do meu irmão. Que seu site continue crescendo, assim como seu talento. Te desejo tudo de bom em 2014. Abraços".





Gostou e quer conversar, conhecer, tirar suas próprias dúvidas. 

Você consegue encontrá-lo...








Gostou? Comente. Não gostou? Comente também. O importante é expressar sua opinião.



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


4 thoughts on “Entrevista - Hialley Gouveia