Aparato do Entretenimento: CRÍTICA | Amanda: "Justiça, segredos e romance temperados com os melhores ingredientes para a criação de um plano de vingança inesquecível"
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA | Amanda: "Justiça, segredos e romance temperados com os melhores ingredientes para a criação de um plano de vingança inesquecível"

Pôster promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA

Primeiro dia do ano de 2022, primeira crítica do site e melhor, aniversário de 08 anos do Aparato do Entretenimento. Com todas essas deixas e motivos para comemorar, falar sobre novela latina é um presente e tanto, não? Claro que é. ¿Entonces vamos de regalo? ¡Claro que sí!

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Tendo como base central a vingança da protagonista título, 'Amanda' é uma telenovela (telessérie) chilena de 2016 que dividiu opiniões no seu país. Considerada um sucesso de audiência, repercussão e exportação, a produção do canal MEGA é o assunto da crítica da semana.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Carlos Díaz, Felipe Contreras e Daniela Ramírez, o triângulo amoroso da novela chilena 'Amanda (2016)'. Créditos: MEGA

Conheça a sinopse

Amanda Solís é a jovem enfermeira que acaba de chegar para trabalhar na fazenda da família Santa Cruz. Com seu profissionalismo e charme, essa jovem de aparência inocente rapidamente começa a ganhar a confiança e o carinho da família, sem que ninguém suspeite ou imagine suas verdadeiras intenções: fazer justiça contra aqueles que lhe causaram a maior dor de sua vida há 14 anos. Vítima de um estupro coletivo, ela retorna para se vingar, mas nesse caminho acaba revivendo consequências do passado e deparando-se com o verdadeiro amor. Colocando sua integridade em jogo, Amanda não só jogará com todos eles, como irá atingir onde mais dói, o seio da família.

Carlos Díaz, Álvaro Gómez e Pedro Campos em cena da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA

Criação do escritor, diretor, produtor e ator chileno Luis Ponce, 'Amanda' é um thriller de suspense revestido com o selo de telenovela. Com experiência nas produções 'Casados con hijos', 'Juegos de Poder' e no remake latino da sitcom estadunidense 'The Nanny' - Ponce uniu dois grandes pontos de atenção do público no cenário das novelas, uma trama de vingança e um romance proibido. Caso já não bastasse todo esse chamativo, 'Amanda' ainda conta uma rede de vilões que gerem a trama do inicio ao fim, garantindo sobrevida ao folhetim.

A habilidade de Luis Ponce também é colocada à prova na ambientação dos personagens, no retrato mais puro da ambiguidade e na revelação do erro na busca por justiça. Amanda, por exemplo, compreende que vingar-se de seus algozes é o único caminha que pode ajudá-la a reconstruir sua vida e assim notar uma luz no horizonte, razão que logo a leva a um buraco repleto de lama, onde as incoerências são apenas uma das sequelas de suas atitudes.

Daniela Ramírez em cena da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA

Poucos personagens garantem ao roteiro de 'Amanda' um arco de suspense interessante, o que é ligeiramente atribuído ao melhor desenvolvimento dos protagonistas, vilões e coadjuvantes. É cíclico. O frescor da trama é precisamente as voltas que a telenovela apresenta, pois é à partir desta ferramenta que o folhetim caminha para uma trilha onde o suspense é o principal ingrediente. O erro mais recorrente das novelas, as idas e vindas aqui é usada como dispositivo de criação, pois é justamente na 'barriga' que os segredos são revelados aos poucos, fazendo desta forma, com que o espectador 'engula', mesmo não querendo - os arcos narrativos.

A equipe de roteiro é comandada por Luis Ponce com a colaboração de Maria Luisa Hurtado (Corazón Rebelde, a versão chilena de Rebelde Way), Felipe Montero (Pacto de Sangre), Lula Almeyda (Juegos de Poder) e Daniela Lillo (Pecadores).  A união dos quinteto foi inteligente ao dosar romance e suspense com o tempero especial dos vilões, que são um dos maiores atrativos da telessérie.


Siga o nosso perfil no Pinterest

Loreto Valenzuela e Daniela Ramírez em cena da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA

Direção

Sob a chancela da competente diretora María Eugenia Rencoret (Dónde está Elisa?, Amores de Mercado e Floribella), a direção de 'Amanda' é uma composição sua com o diretor argentino Matías Stagnaro, dos sucessos recentes 'Pobre Novio' e 'Isla Paraíso'. Explorando nuances mais brandas, o melodrama não é um grande acerto neste quesito. Segmentada numa proposta mais leve, a direção dosou até demais e comprimiu por boa parte da telenovela o tom mais soturno que a trama necessitava. É uma realidade que o folhetim aposta no suspense e se arrasta com o desejo de vingança da protagonista até o último capítulo, o que proporciona ao público uma experiência de justiça mútua, contudo é preciso salientar que a direção, assim como sua produção não se alinha precisamente com o texto. A coloração usada nos cenários, bem como os filtros, ambientações, e atuação de alguns atores fazem de 'Amanda' uma telenovela que fala sobre o 'poder do retorno', mas com um olhar mais claro, que possa ser consumido por todos os públicos. A frustação do telespectador pode até existir, contudo é importante notar que mesmo fugindo de uma proposta mais enfática, a trama acerta ao abordar temas de relevância.

Carlos Díaz, Álvaro Gómez, Ignacio Garmendia, Daniela Ramírez e Pedro Campos em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA

Produção

Chefiada por Cecilia Aguirre (Verdades Ocultas), Pablo Ávila (Te Doy la Vida) e Daniela Demicheli (Edificio Corona), a produção de 'Amanda' é simplória em todo sentido da palavra. Os cenários, as escolhas de produtos, o figurino e até os apetrechos, leva tudo para uma vibração acessível. Para se ter ideia, o principal núcleo, a fazenda dos Santa Cruz local de extrema aristocracia, onde o monopólio do leite e o poder dos vilões se concentra, infelizmente não transmitem toda a ostentação necessária. A caracterização é tão semelhante, que até a casa dos caseiros é análoga a dos patrões. Pode caracterizar-se como um equívoco? Pode, mas tampouco atrapalha o entendimento da história, que é apresentada de forma maestral. 

Carlos Díaz, Álvaro Gómez, Ignacio Garmendia e Pedro Campos em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA

Plano de vingança

Todo o escopo da novela é sustentado pelo plano de vingança e redenção da protagonista. Estuprada aos 14 anos pelos irmãos Santa Cruz, Margarita desaparece após o ato que destruiu sua vida por completo, e retorna vários anos mais tarde, agora com outro nome: Amanda. Sua única função, infiltrar-se no seio da família, descobrir seus segredos e destruí-los, um a um, por dentro. Conquistando a confiança daqueles que ousaram lhe fazer mal, Amanda joga com todos as ferramentas que encontra a sua disposição, mesmo que para isso tenha que destruir laços antigos e usar pessoas próximas. Sem saber de onde vem os ataques, a família Santa Cruz fica na ruína e a mercê do apoio de Amanda, a causadora do caos. Contudo, o conflito interno da jovem Margarita ainda existe, o que a faz repensar certos atos e regressar mesmo após o sucesso da sua investida. O amor continua sendo o seu ponto fraco.

Siga o nosso perfil no Google News

Loreto Valenzuela, Carlos Díaz, Álvaro Gómez, Ignacio Garmendia e Pedro Campos em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA

Segredos

O maior enigma da telenovela é justamente a nova identidade de Margarita e a sua busca por justiça, porém conforme a trama avança e os capítulos vão sendo desenvolvidos novas camadas surgem, e com elas um emaranhado de segredos - que estão ligeiramente atrelados ao passado de Amanda e a derrocada de sua família, como a morte de seu pai. O mecanismo utilizado pela produção é mostrar ao público a face oculta e o reflexo de alguns protagonistas, suas simbologias e as doenças mentais causadas pela figura de uma mãe opressora, materialista e assassina.

Carlos Díaz, Álvaro Gómez, Ignacio Garmendia, Pedro Campos, Felipe Contreras e Daniela Ramírez em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA

Vilões

Transtornos mentais, assédio sexual, opressão e violência doméstica são apenas alguns argumentos utilizados na construção dos vilões. A rede de intrigas é complexa. Eles são o fio condutor da telessérie, que se intensifica perto da reta final, com a descoberta do segredo da protagonista. O embate de gigantes fica balanceado e a trama ganha outra proporção.

Ignacio Garmendia como Mateo em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA

Destaques

Daniela Ramírez é a responsável por personificar a inigualável Amanda Solís. Sua entrega em cena é intrigante, pois une vários elementos e sentimentos, fazendo da personagem uma obra íntima e até pessoal. Mateo Santa Cruz, o vilão principal interpretado por Ignacio Garmendia é sem dúvida alguma o maior acerto na escalação e no projeto. Compor um predador sexual não é tarefa fácil, mas Garmendia deu o tom necessário para o personagem, sem exageros. É assustador acompanhar suas atrocidades. Loreto Valenzuela é a cereja do bolo com sua tenebrosa Catalina Minardi, a vilã e matriarca da família Santa Cruz, a interprete é uma mescla de doçura e malícia, que alopra todo o sentido de amor para conseguir aquilo que almeja, sendo uma das poucas que conseguem de fato rivalizar a altura com Amanda. Josefina (Ignacia Baeza), Luciano (Carlos Díaz), Victor (Felipe Contreras), Bruno (Pedro Campos) e a jovem Anita (Teresita Commentz) também entregam bons resultados com seus personagens.

Outras versões

'Amanda' possui até o momento duas versões, a portuguesa 'Quer o Destino' coprodução da Plural Entertainment e TVI (indicado ao Emmy) e a grega 'Aggeliki' da Alpha TV.


Ignacia Baeza, Carlos Díaz e Daniela Ramírez em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA

Disponível no catálogo do Prime Video (exceto Brasil), 'Amanda' tem ao todo 109 capítulos com duração de cerca de uma hora ou 170 com capítulos de cerca de 30 minutos. É uma novela ágil, com vilões segmentos, uma vingança plausível e uma teia amorosa infalível aos olhares do público. O desfecho? Emblemático.

----- || ----- || -----

Curtiu a crítica? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas. 

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA | Amanda: "Justiça, segredos e romance temperados com os melhores ingredientes para a criação de um plano de vingança inesquecível"