Pôster promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA |
Primeiro dia do ano de 2022, primeira crítica do site e melhor, aniversário de 08 anos do Aparato do Entretenimento. Com todas essas deixas e motivos para comemorar, falar sobre novela latina é um presente e tanto, não? Claro que é. ¿Entonces vamos de regalo? ¡Claro que sí!
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Tendo como base central a vingança da protagonista título, 'Amanda' é uma telenovela (telessérie) chilena de 2016 que dividiu opiniões no seu país. Considerada um sucesso de audiência, repercussão e exportação, a produção do canal MEGA é o assunto da crítica da semana.
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Carlos Díaz, Felipe Contreras e Daniela Ramírez, o triângulo amoroso da novela chilena 'Amanda (2016)'. Créditos: MEGA |
Conheça a sinopse
Amanda Solís é a jovem enfermeira que acaba de chegar para trabalhar na fazenda da família Santa Cruz. Com seu profissionalismo e charme, essa jovem de aparência inocente rapidamente começa a ganhar a confiança e o carinho da família, sem que ninguém suspeite ou imagine suas verdadeiras intenções: fazer justiça contra aqueles que lhe causaram a maior dor de sua vida há 14 anos. Vítima de um estupro coletivo, ela retorna para se vingar, mas nesse caminho acaba revivendo consequências do passado e deparando-se com o verdadeiro amor. Colocando sua integridade em jogo, Amanda não só jogará com todos eles, como irá atingir onde mais dói, o seio da família.
Criação do escritor, diretor, produtor e ator chileno Luis Ponce, 'Amanda' é um thriller de suspense revestido com o selo de telenovela. Com experiência nas produções 'Casados con hijos', 'Juegos de Poder' e no remake latino da sitcom estadunidense 'The Nanny' - Ponce uniu dois grandes pontos de atenção do público no cenário das novelas, uma trama de vingança e um romance proibido. Caso já não bastasse todo esse chamativo, 'Amanda' ainda conta uma rede de vilões que gerem a trama do inicio ao fim, garantindo sobrevida ao folhetim.
A habilidade de Luis Ponce também é colocada à prova na ambientação dos personagens, no retrato mais puro da ambiguidade e na revelação do erro na busca por justiça. Amanda, por exemplo, compreende que vingar-se de seus algozes é o único caminha que pode ajudá-la a reconstruir sua vida e assim notar uma luz no horizonte, razão que logo a leva a um buraco repleto de lama, onde as incoerências são apenas uma das sequelas de suas atitudes.
Poucos personagens garantem ao roteiro de 'Amanda' um arco de suspense interessante, o que é ligeiramente atribuído ao melhor desenvolvimento dos protagonistas, vilões e coadjuvantes. É cíclico. O frescor da trama é precisamente as voltas que a telenovela apresenta, pois é à partir desta ferramenta que o folhetim caminha para uma trilha onde o suspense é o principal ingrediente. O erro mais recorrente das novelas, as idas e vindas aqui é usada como dispositivo de criação, pois é justamente na 'barriga' que os segredos são revelados aos poucos, fazendo desta forma, com que o espectador 'engula', mesmo não querendo - os arcos narrativos.
A equipe de roteiro é comandada por Luis Ponce com a colaboração de Maria Luisa Hurtado (Corazón Rebelde, a versão chilena de Rebelde Way), Felipe Montero (Pacto de Sangre), Lula Almeyda (Juegos de Poder) e Daniela Lillo (Pecadores). A união dos quinteto foi inteligente ao dosar romance e suspense com o tempero especial dos vilões, que são um dos maiores atrativos da telessérie.
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Loreto Valenzuela e Daniela Ramírez em cena da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA |
Direção
Sob a chancela da competente diretora María Eugenia Rencoret (Dónde está Elisa?, Amores de Mercado e Floribella), a direção de 'Amanda' é uma composição sua com o diretor argentino Matías Stagnaro, dos sucessos recentes 'Pobre Novio' e 'Isla Paraíso'. Explorando nuances mais brandas, o melodrama não é um grande acerto neste quesito. Segmentada numa proposta mais leve, a direção dosou até demais e comprimiu por boa parte da telenovela o tom mais soturno que a trama necessitava. É uma realidade que o folhetim aposta no suspense e se arrasta com o desejo de vingança da protagonista até o último capítulo, o que proporciona ao público uma experiência de justiça mútua, contudo é preciso salientar que a direção, assim como sua produção não se alinha precisamente com o texto. A coloração usada nos cenários, bem como os filtros, ambientações, e atuação de alguns atores fazem de 'Amanda' uma telenovela que fala sobre o 'poder do retorno', mas com um olhar mais claro, que possa ser consumido por todos os públicos. A frustação do telespectador pode até existir, contudo é importante notar que mesmo fugindo de uma proposta mais enfática, a trama acerta ao abordar temas de relevância.
Carlos Díaz, Álvaro Gómez, Ignacio Garmendia, Daniela Ramírez e Pedro Campos em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA |
Produção
Chefiada por Cecilia Aguirre (Verdades Ocultas), Pablo Ávila (Te Doy la Vida) e Daniela Demicheli (Edificio Corona), a produção de 'Amanda' é simplória em todo sentido da palavra. Os cenários, as escolhas de produtos, o figurino e até os apetrechos, leva tudo para uma vibração acessível. Para se ter ideia, o principal núcleo, a fazenda dos Santa Cruz local de extrema aristocracia, onde o monopólio do leite e o poder dos vilões se concentra, infelizmente não transmitem toda a ostentação necessária. A caracterização é tão semelhante, que até a casa dos caseiros é análoga a dos patrões. Pode caracterizar-se como um equívoco? Pode, mas tampouco atrapalha o entendimento da história, que é apresentada de forma maestral.
Carlos Díaz, Álvaro Gómez, Ignacio Garmendia e Pedro Campos em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA |
Plano de vingança
Todo o escopo da novela é sustentado pelo plano de vingança e redenção da protagonista. Estuprada aos 14 anos pelos irmãos Santa Cruz, Margarita desaparece após o ato que destruiu sua vida por completo, e retorna vários anos mais tarde, agora com outro nome: Amanda. Sua única função, infiltrar-se no seio da família, descobrir seus segredos e destruí-los, um a um, por dentro. Conquistando a confiança daqueles que ousaram lhe fazer mal, Amanda joga com todos as ferramentas que encontra a sua disposição, mesmo que para isso tenha que destruir laços antigos e usar pessoas próximas. Sem saber de onde vem os ataques, a família Santa Cruz fica na ruína e a mercê do apoio de Amanda, a causadora do caos. Contudo, o conflito interno da jovem Margarita ainda existe, o que a faz repensar certos atos e regressar mesmo após o sucesso da sua investida. O amor continua sendo o seu ponto fraco.
Segredos
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Loreto Valenzuela, Carlos Díaz, Álvaro Gómez, Ignacio Garmendia e Pedro Campos em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA |
Segredos
O maior enigma da telenovela é justamente a nova identidade de Margarita e a sua busca por justiça, porém conforme a trama avança e os capítulos vão sendo desenvolvidos novas camadas surgem, e com elas um emaranhado de segredos - que estão ligeiramente atrelados ao passado de Amanda e a derrocada de sua família, como a morte de seu pai. O mecanismo utilizado pela produção é mostrar ao público a face oculta e o reflexo de alguns protagonistas, suas simbologias e as doenças mentais causadas pela figura de uma mãe opressora, materialista e assassina.
Carlos Díaz, Álvaro Gómez, Ignacio Garmendia, Pedro Campos, Felipe Contreras e Daniela Ramírez em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA |
Vilões
Transtornos mentais, assédio sexual, opressão e violência doméstica são apenas alguns argumentos utilizados na construção dos vilões. A rede de intrigas é complexa. Eles são o fio condutor da telessérie, que se intensifica perto da reta final, com a descoberta do segredo da protagonista. O embate de gigantes fica balanceado e a trama ganha outra proporção.
Daniela Ramírez é a responsável por personificar a inigualável Amanda Solís. Sua entrega em cena é intrigante, pois une vários elementos e sentimentos, fazendo da personagem uma obra íntima e até pessoal. Mateo Santa Cruz, o vilão principal interpretado por Ignacio Garmendia é sem dúvida alguma o maior acerto na escalação e no projeto. Compor um predador sexual não é tarefa fácil, mas Garmendia deu o tom necessário para o personagem, sem exageros. É assustador acompanhar suas atrocidades. Loreto Valenzuela é a cereja do bolo com sua tenebrosa Catalina Minardi, a vilã e matriarca da família Santa Cruz, a interprete é uma mescla de doçura e malícia, que alopra todo o sentido de amor para conseguir aquilo que almeja, sendo uma das poucas que conseguem de fato rivalizar a altura com Amanda. Josefina (Ignacia Baeza), Luciano (Carlos Díaz), Victor (Felipe Contreras), Bruno (Pedro Campos) e a jovem Anita (Teresita Commentz) também entregam bons resultados com seus personagens.
Outras versões
'Amanda' possui até o momento duas versões, a portuguesa 'Quer o Destino' coprodução da Plural Entertainment e TVI (indicado ao Emmy) e a grega 'Aggeliki' da Alpha TV.
Ignacia Baeza, Carlos Díaz e Daniela Ramírez em foto promocional da novela 'Amanda'. Créditos: MEGA |
Disponível no catálogo do Prime Video (exceto Brasil), 'Amanda' tem ao todo 109 capítulos com duração de cerca de uma hora ou 170 com capítulos de cerca de 30 minutos. É uma novela ágil, com vilões segmentos, uma vingança plausível e uma teia amorosa infalível aos olhares do público. O desfecho? Emblemático.
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