Aparato do Entretenimento: Y Soy Rebelde otra vez... Reboot da marca 'Rebelde Way' estreia em janeiro na Netflix e te damos dez motivos para assistir a série
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Y Soy Rebelde otra vez... Reboot da marca 'Rebelde Way' estreia em janeiro na Netflix e te damos dez motivos para assistir a série

Elenco protagônico de Rebelde - Créditos: Netflix

A marca 'Rebelde Way' criada por Cris Morena baseada na série espanhola "Compañeros", terá sua sexta revisão através da Netflix, cujo a estreia ocorrerá no dia 05 de janeiro de 2022 às 05h da manhã aqui no Brasil.hj

'Rebelde Way', a original foi exibida em 2002 e logo tornou-se um fenômeno comercial muito forte na Argentina, com direito e potencial produto de vendas internacionais da Cris Morena Group, empresa especializada em tramas juvenis.

Estrelada por Luisana Lopilato (Mia Colucci), Felipe Colombo (Manuel), Camila Bordonaba (Marizza) e Benjamin Rojas (Pablo), 'Rebelde Way' construiu uma marca sólida no mercado latino e se tornou a série mais importante dentro do segmento juvenil vendendo milhões entre CDs e merchandising do grupo 'Erreway'.

De olho no sucesso da novela dentro do mercado, a Televisa adquiriu o texto para adaptação em formato de telenovela produzindo assim um remake da obra no México através das mãos de Pedro Damián estrelada por Anahí, Dulce Maria, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christopher Uckerman e Christian Chávez, versão essa que ganhou o mundo e tornou-se tão popular quanto a versão original e impulsionou a banda oriunda 'RBD', que se transformou num fenômeno fonográfico sem precedentes.

Azul Guaita como Jana Fernandez, Giovanna Grigio como Emilia Alo e Selene como And Agosti em foto promocional da série 'Rebelde'. Créditos: Mayra Ortiz/Netflix

O formato 'Rebelde Way' rodou o mundo e desembarcou com suas respectivas versões em países como: Portugal (Rebelde Way PT), a mais densa de todas as versões do texto, no Chile (Corazón Rebelde), a mais curta e diferente de todas, na Índia (Remix), a mais peculiar e preferida da autora e no Brasil (Rebelde Rio), a versão mais controvérsia e distante do texto original de todas, sendo uma criação da Record em cima do texto da Televisa e longe da supervisão de Cris Morena.

Em 2018, Cris Morena, anunciou o licenciamento da marca para o mercado de streaming através da Netflix e a partir deste momento os textos e a marca 'Rebelde Way' se tornaram oficialmente um projeto da gigante; que durante o processo passou por várias mudanças até transformar-se no reboot que será lançado em breve.

Sinopse

Uma nova versão de 'Rebelde', a icônica novela para jovens adultos retorna ao Elite Way School, agora EWS, o internato internacional que foi o berço do agora lendário 'RBD'. Agora, uma nova geração de alunos se inscreve na escola com o sonho de ingressar no prestigioso programa de música e vencer a Batalha das Bandas para se tornarem estrelas da música. Além de novos amores e amizades, esse grupo também terá que enfrentar uma misteriosa sociedade secreta, que ameaçam seus sonhos de se tornarem a próxima grande estrela musical.


O Aparato assistiu os dois primeiros episódios da série e te contamos aqui sem spoilers dez motivos para assistir a versão mais recente do texto.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Batalha de Bandas - Créditos: Cortesia da Netflix


Roteiro Modernizado

Cris Morena, sempre foi uma autora atenta às mudanças da sociedade e seu objetivo com 'Rebelde Way', era despertar o senso crítico e questionador na geração jovem da época, por exemplo, ela abordou dentro de 'Rebelde Way', temas como: bullying, sexualidade, corrupção, supremacia, elitismo, gordofobia, autoaceitação, relacionamentos abusivos - entre outros temas que para a época de sua exibição eram considerados tabus.

Para se ter uma ideia, a representatividade sexual, Cris Morena, trabalhou através do personagem Rocco, que durante a segunda temporada se descobre bissexual, este aspecto foi eliminado no texto mexicano, mas retomado aqui em 2022 através do reboot da Netflix, que de forma brilhante trabalha com essas questões de maneira natural, agregando conhecimento e aceitação através de seus personagens tão ricos. Se lá em 2002 Cris Morena, apresentava o tema de forma sutil, porém eficaz, aqui a Netflix deixa tudo às claras e constrói uma discussão mais profunda e objetiva sobre a pluralidade sexual e de gênero.

Logo nos primeiros minutos de cena a linguagem neutra é abordada - desde o título que nomeia o episódio - até as falas dos personagens. E completo, se em 'Rebelde Way', Cris Morena, utilizou Rocco na equivalência, aqui é Emília quem discute o arco, ao se apresentar como uma personagem bissexual, enquanto Luka Colucci é assumidamente gay.

Giovanna Grigio e Selene em foto promocional da série 'Rebelde'. Créditos: Mayra Ortiz/NETFLIX

A Seita, parte do enredo que discute o elitismo e a supremacia é revisitado nesta versão, de uma maneira mais enfática e densa tal como a versão portuguesa onde o grupo agia com mais veemência e suas ações eram mais radicais, tendo um peso maior dentro da história e bem como suas consequências sendo ainda desastrosas na vida dos personagens.

'Rebelde' da Netflix, manteve-se dentro da proposta original de Morena, todos os arcos são revisados e atualizados agregando novos conceitos e plots narrativos sem perder a essência da história que conquistou várias gerações.

Elenco

O casting de 'Rebelde' da Netflix, foi um dos maiores acertos desse reboot, todos (sem exceção) estão bem em seus personagens, destaque para Azul Guaita, Franco Massini, Jerônimo Cantillo e Andrea Chaparro.

O peso Cris Morena

Autora mais renomada do mercado latino quando o tema é novelas juvenis, Cris Morena, construiu um legado com a marca 'Rebelde Way', desenvolvendo a estrutura que consagrou várias outras obras que seguiram seus passos posteriormente. Não tem como falar sobre o mercado juvenil sem passar por suas obras e o impacto delas em âmbito internacional.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Karla Cossio como Pilar Gandia em cena - Créditos: Netflix Latinoamérica

fan service

Não importa qual versão você assistiu ou até mesmo se você é como a autora deste texto que assistiu todas elas, 'Rebelde Netflix', tem tudo aquilo necessário para deixar os fãs ficaram com os corações quentinhos. Tem referências de todas as versões anteriores, sejam elas diretamente ou indiretamente. Se você é fã da original, por exemplo, vai recordar-se dela na abordagem narrativa e nos uniformes da escola, Luka Colucci é um nome a se observar se caso, 'Rebelde Way', foi a história com quem você cresceu.

Se a sua obra foi 'Rebelde México', várias referências a banda e o legado do RBD serão abordados na história assim como a inclusão de personagens oriundos dessa versão como a Pilar e Celina.

Produção

A série está impecável em todas as competências técnicas, destaque para a fotografia que possui uma estética vibrante e cheia de vida, os figurinos transmitem com maestria a personalidade de cada personagem e a direção de cena entrega um conteúdo final elogiável. O diretor conseguiu trazer o melhor de cada ator deixando-os em uma confortável zona de liberdade criativa na construção de seus respectivos personagens.

Créditos: Cortesia/Netflix Latinoamérica

O legado do império Rebelde Way

Dentro do mercado juvenil não há quem discorde do quanto 'Rebelde Way' foi desbravador na indústria audiovisual, adaptar o formato de telenovelas para atrair o público jovem pra a frente da TV foi algo que na época era um fator muito importante para as emissoras, e Cris Morena, com uma ideia peculiar e arriscada apostou numa série sobre adolescentes dentro de um colégio elitista e rodeados de amarras sociais, dentro de um país economicamente falido, 'Rebelde Way', se tornou o primeiro projeto a ultrapassar barreiras socioeconômicas e estruturais dentro da Argentina e se difundiu globalmente. Morena, construiu um legado apresentando o modelo de consumo multiplataforma e um uma estratégia de marketing integrada a grandes marcas de difusão. 'Rebelde Way' pavimentou o que hoje é a indústria juvenil.

Música

'Rebelde Netflix' conta com um casting de grandes vozes para interpretar canções entregues para a atual geração composta por sonoridades que estão nos fones de ouvidos do público alvo, além dos clássicos da geração dos anos 2000, que cresceram com a novela em todas as partes do mundo.

Benjamin Diaz é o produtor musical da trilha sonora da série e as músicas originais são compostas por Rodrigo Ávila e Jerônimo Cantillo, que emprestou seu talento como compositor para seu personagem e banda fictícia.

As músicas possuem uma produção recheada de ritmos latinos como: Latin Pop, Reggaeton e trap, além do pop nostálgico dos anos 2000 com as regravações do RBD e os hits de Britney Spears, por exemplo.


Siga o nosso perfil no Pinterest

Reboot de Rebelde estreia em Janeiro na Netflix - Créditos: Netflix Latinoamérica


Personagens Cativantes

Se tem algo que a nova série possui são personagens que você, como telespectador, irá se identificar, seja por qualquer motivo, um traço ou outro de suas respectivas personalidades estão sendo espelhadas na atual geração, sejam elas ideológicas, morais, sociais ou até mesmo preferências pessoais, como o gosto musical, por exemplo, tudo foi milimetricamente calculado para agregar valor aos jovens e fazer de 'Rebelde', seu lugar de conforto.

Roteiro

'Rebelde Way' é um texto revisitado e modificado por diferentes partes do mundo onde foi apresentado, seja por questões culturais ou algo criativo, cada versão do texto carregou consigo elementos que fazem parte do cotidiano do seu respectivo país sem mexer com a estrutura original, sempre com a liberdade de adaptação dada por Morena, 'Rebelde Netflix', não fugiu à regra, a trama do streaming prevalece com o mesmo frescor de outrora e agregando todas as culturas e estilos de cada versão anteriormente lançada, mas adicionando uma bagagem narrativa e cultural muito maior - visto que a produção é de nível global.

Y soy Rebelde by Pedro Damian

Para quem só teve a oportunidade de conhecer a versão exibida pelo SBT, 'Rebelde' da Netflix, tem o que vocês procuram: east eggs, referências, músicas, citações e tudo o que o fã mais nostálgico precisa para se manter animado.

Caro(a) leitor(a) não precisa se preocupar, ninguém quer roubar o lugar de absolutamente ninguém, encare o reboot como uma homenagem ao legado da produção da Televisa.

Siga o nosso perfil no Google News

Curtiu a matéria? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas. Revisão de texto; Hiago Júnior.


Escrito por Graziely Sofia
Siga-me no Twitter: @GrazyMaslow 




Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Y Soy Rebelde otra vez... Reboot da marca 'Rebelde Way' estreia em janeiro na Netflix e te damos dez motivos para assistir a série