Aparato do Entretenimento: Chaves e Chapolin: A história por trás do sucesso mexicano
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Chaves e Chapolin: A história por trás do sucesso mexicano

Roberto Gómez Bolaños caracterizado como o personagem 'Chaves'. Créditos: Televisa S.A

Quem aqui nunca se pegou assistindo um episódio da série do menino do barril ou do super herói atrapalhado? É quase improvável encontrar alguém que nunca tenha assistido ou ouvido falar de ‘Chaves’ e ‘Chapolin Colorado’.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Portanto a temática desembarca aqui no Aparato numa série de dois textos e sim, vamos falar da inteligência de Roberto Gómez Bolaños, contando de forma simples as histórias de ambas as séries do universo do Chespirito.


As duas séries nasceram no início da década de 70 como esquetes no programa ‘Los Super Genios de La Mesa Cuadrada’ que Chespirito tinha na emissora Televisión Independente del México (TV TIM). O sucesso foi tanto que as duas esquetes se tornaram programas próprios. A obra narra uma história simples, de uma vila onde um menino pobre e órfão que se esconde dentro do barril, uma menina que é filha do pai que não gosta de trabalhar e caloteiro, um menino bochechudo que é mimado pela mãe que tem um gênio forte, uma senhora que é taxada de bruxa além de um super herói atrapalhado que fizeram dessas duas séries um sucesso que atravessa gerações.

Um detalhe importante é que aqui no Brasil, Chaves e Chapolin são classificadas séries para o público infantil, porém a intenção de Bolaños nunca foi essa - tanto que no México, as séries são consideradas como atrações para todas as idades.


➡️  Mas e aqui no Brasil?

Bom... a chegada de ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ em terras tupiniquins se deu da seguinte forma: o SBT comprou um lote de novelas mexicanas e a Televisa mandou alguns episódios das duas séries como uma espécie de brinde. Foi feita a dublagem de um episódio-piloto pelo núcleo de dublagem do SBT, e esse episódio Sílvio Santos apresentou aos seus diretores. No início Silvio e seus diretores recusaram as séries alegando que elas tinham uma produção ruim e que não iriam fazer sucesso. Porém o homem do Baú acabou sendo convencido por José Salathiel Lage, então diretor do núcleo de dublagem do SBT, a colocar as séries no ar. ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ estrearam em agosto de 1984 dentro do programa TV Powww!. Uma coisa a se falar é que diferente das séries norte-americanas que chegam aqui completas ou por temporadas, as séries CH chegaram ao Brasil divididas em lotes, sendo seis lotes no caso do Chaves (1984, 1988, 1990, 1992, 2012 e 2018), e quatro no caso do Chapolin (1984, 1990, 1992, 2018). Os lotes de 2018 das duas séries não vieram pelo SBT e sim pelo Multishow, que adquiriu as séries incluindo os episódios que faltavam. Isso fez com que as séries não viessem completas pro Brasil. Há episódios que são inéditos por aqui. 


➡️ Mas se o Multishow comprou/adquiriu os episódios que faltavam, porque existem histórias inéditas por aqui?

Simples! Porque existem os chamados EPISÓDIOS PERDIDOS. Você sabia que existem episódios que são perdidos aqui no Brasil e que são exibidos normalmente no exterior? Também existem episódios que só passavam SBT e nenhum outro lugar mais, como por exemplo o episódio “Um Festival de Vizinhos”, que só era exibido aqui. Ou seja, Quico e Chaves só declamavam “Mamãe Querida” e “Volta o Cão Arrependido” respectivamente, aqui no Brasil. Os episódios que só eram exibidos por aqui e os que não eram exibidos em nenhum lugar do mundo são considerados PERDIDOS MUNDIAIS.

Sabe aquele episódio em que o Hector Bonilla aparece na vila? Aquilo na verdade é uma saga de dois episódios. O episódio que o SBT exibia era o segundo, o primeiro é inédito no Brasil e um perdido mundial. O episódio “O Planeta Vênus” do Chapolin foi exibido durante a década de 80 pelo SBT, deixando de ser apresentado em 1992, e logo se tornando um perdido mundial.

Em janeiro de 1988 Silvio Santos precisou operar as cordas vocais, fazendo com que seu programa não fosse exibido durante três domingos. No dia 31 de janeiro de 1988, para tapar buraco, o SBT exibiu um episódio de ‘Chaves’ que até então era inédito. Era o episódio “Como Pegar Um Touro a Unha” primeira versão do episódio dos Toureadores. Esse episódio deixou de ser exibido em 1992 por ser considerado um EPISÓDIO SEMELHANTE e se tornou um perdido mundial. 

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

➡️  Por que o Multishow não exibia os perdidos mundiais?

Mais uma vez é simples: porque esses episódios a Televisa não distribui mais. O real motivo desses episódios serem perdidos ninguém sabe, mas todos sabemos que é um material antigo e que as fitas acabam se degradando com o tempo.

➡️  Mas pera lá, episódio semelhante? O que é isso?

Bom... é o seguinte: por motivos que não sabemos, Chespirito fazia remakes de suas histórias. Tem episódios de ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ que tinham três ou mais versões e o SBT sabia disso. Em 1992 a emissora fez uma organização retirando do ar as versões mais antigas desses episódios, mantendo apenas as mais novas. Esses episódios foram classificados pela emissora como episódios semelhantes. Além dos episódios perdidos e semelhantes, existiam também os episódios inéditos que a emissora tinha dublados e que nunca foram ao ar.  Em 2003 o SBT promoveu uma remasterização nas fitas de ‘Chaves’ e exibiu vários episódios perdidos no extinto programa ‘Falando Francamente’. Em 2011/2012 a emissora fez outra remasterização e exibiu os episódios inéditos, e além disso trouxe de volta os episódios perdidos e semelhantes. O único episódio que não voltou ao ar foi o episódio “Como Pegar Um Touro a Unha”, já citado neste texto. 


Roberto Gómez Bolaños caracterizado como seu personagem 'Chapolin Colorado'. Créditos: Televisa S.A

Outra coisa que não podemos deixar de citar nesse texto é o grande mistério que envolveu por anos os fãs de ‘Chaves’. Antes de inaugurar o CDT da Anhanguera em 1996, o SBT era dividido por vários pontos em SP: Vila Guilherme, Teatro Sílvio Santos, fábrica de cenários na rua dos Camarés, Sumaré (a partir do final dos anos 80) e um prédio administrativo na Anhanguera. O que acontecia era que a sede da emissora na Vila Guilherme alagava muito. Foram diversas enchentes durante os anos 80 e início dos anos 90, e a pior delas foi a que ocorreu no dia 19 de março de 1991. Nesse dia, uma grande enchente afetou os estúdios da emissora, fazendo com que o telejornal TJ Brasil fosse cancelado.


Siga o nosso perfil no Pinterest

➡️  O que entrou no lugar?

A série norte-americana “Punky a Levada da Breca” e ‘Chaves’. O episódio exibido foi nada mais nada menos que um até então inédito, e que só foi exibido no Brasil uma única vez, justamente naquele dia. As pessoas que assistiram dizem que no episódio, Chaves brincava com um revolvinho de brinquedo no pátio da vila. Por causa disso, esse episódio ficou conhecido como “O Revolvinho do Chaves”. O episódio foi motivo de muita polêmica entre os fãs e logicamente um mistério que envolveu os assíduos telespectadores da série durante anos, já que se tratava de um episódio que foi exibido no Brasil apenas uma vez e que não tinha registro dele em nenhum lugar do mundo.


O mistério durou anos, até que recentemente foi descoberto que se tratava da primeira versão do episódio das bombinhas. Outra coisa que as pessoas que acompanharam esse episódio nesse fatídico dia 19 de março de 1991 falam é que o episódio foi levado ao ar todo mutilado e com uma qualidade de imagem a desejar, já que o SBT enfrentava uma enchente durante sua exibição.

Siga o nosso perfil no Google News

Bom galera, por hoje é só. Na segunda parte falaremos sobre a dublagem de ‘Chaves’ e ‘Chapolin’. Até a próxima semana neste mesmo horário e neste mesmo site.

Escrito por Matheus
Siga-me no Twitter: @MGSNoveleiro 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Chaves e Chapolin: A história por trás do sucesso mexicano