Aparato do Entretenimento: Sigam-me os bons: 16 curiosidades sobre o Chapolin Colorado
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Sigam-me os bons: 16 curiosidades sobre o Chapolin Colorado


Créditos - Reprodução da Internet

Saudações! O fandom do universo cultuado do Chespirito não encerrou o fatídico ano de 2020 sem boas notícias: os ícones Chaves e Chapolin ganharão novas versões em série e filme, respectivamente. O anúncio foi dado por Roberto Gómez Fernandez, filho do lendário Roberto Gomez Bolaños, em entrevista à revista GQ.

Sendo Bolaños um ícone insubstituível e o rosto definitivo desses personagens, a decisão de reencarná-los é, no mínimo, audaciosa - enquanto refilmar algo como Chaves pode soar como regravar o "Star Wars" original para muitos fãs, o Chapolin Colorado entra (naturalmente) na onda dos filmes de super-herói em um longa descrito por Fernandez como "um filme de ação". 

Ainda segundo o herdeiro de Roberto Gomez Bolaños, a busca pelos atores que viverão os personagens já começou.

CHESPIRITOVERSO: Chaves e Chapolin devem ganhar novas versões em breve. Créditos - Chespirotadas no Facebook/Reprodução

Entretanto, Gómez Fernandez ressaltou não ter intenção de produzir algo que vá competir com Vingadores ou Liga da Justiça e faz certo: a decisão respeita a essência do Chapolin, criado justamente como sátira e protesto contra os "heróis importados".

Créditos - Reprodução da Internet

Das origens do herói às homenagens na cultura pop, confira 16 curiosidades sobre o Chapolin Colorado.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Créditos - Reprodução da Internet

BATISMO - O nome do herói vem de "chapulín", espécie mexicana de gafanhoto também tida como iguaria típica do país. O aspecto do inseto, pequeno e inofensivo, inspirou Roberto Gomez Bolaños a dar a vulnerabilidade necessária ao Chapolin Colorado, assumidamente medroso (o que não o impede de salvar o dia). 

E MAIS - O primeiro nome pensado para o herói lhe traria um ar bem mais vigilante: o personagem se chamaria Chapolin Justiceiro. Se esquivando de possíveis discussões morais ou políticas geradas por esse alter ego, Bolaños decidiu batizá-lo como o conhecemos.

Créditos - Reprodução da Internet

ANTECEDENTES - Roberto Gomez Bolaños recebeu a proposta de um executivo da Televisa para levar Chaves ou Chapolin aos cinemas ainda na década de 1970. 

Generoso e simples, o criador descartou a ideia por não querer que o público precisasse pagar para ver Chaves, já disponível gratuitamente na TV. Quanto ao Chapolin, a preocupação de Bolaños esteve na necessidade de efeitos especiais mais aprimorados pala a tela grande.

Entre Chaves e Chapolin nos cinemas, Bolaños escolheu "El Chanfle" (1979). Créditos - Reprodução da Internet

Ciente de que a Televisa poderia não investir tanto em tais efeitos, Bolanõs propôs um longa original: o sucesso de bilheteria "El Chanfle" (1979). O filme marcou a última participação de Carlos Villagrán - o imortal Quico - em uma produção com a turma do Chaves. 

EM SEGUIDA - A estreia de Chapolin nos cinemas foi anunciada em 2007. Na ocasião, Roberto Gomez Bolaños revelou que um filme animado estava prestes a entrar em fase de pré-produção. 

Chapolin estava previsto para virar filme animado em 2007. Créditos - Reprodução da Internet

Desde então, o longa sofreu adiamentos constantes, até ser Bolaños optar pela série animada do Chapolin - inspirado pelo sucesso do desenho do Chaves.

Créditos - Reprodução da Internet

COR - A ideia original era o Chapolin ser verde. Porém, a emissora só disponibilizava quatro opções de cores para a confecção do uniforme inconfundível do herói: preto (considerado fúnebre e o que o aproximaria ainda mais de uma paródia do Batman), branco (o que prejudicaria a iluminação durante as gravações), azul (inadequado para o uso do chroma-key) e o vermelho que o consagraria.

Chespirito e Graciela Fernandez, criadora do uniforme icônico do Chapolin Colorado. Créditos - Chespirotadas no Facebook/Reprodução

ELA - O traje foi criado por Graciela Fernandez, primeira esposa de Roberto Gomez Bolaños.

LUZ - Embora Chespirito tenha criado o Chapolin como sátira de super-heróis norte-americanos, um deles foi a inspiração para sua concepção: o Lanterna Verde, como Bolaños citou em entrevista, em 1970. Por isso o citado verde como escolha original para a cor do uniforme.

Créditos - Reprodução da Internet

Na ocasião, Chespirito contou as origens de Chapolin (algo jamais revelado no programa). Prestes a morrer, um cientista precisaria de um herdeiro de suas invenções, dentre elas as famosas pílulas encolhedoras.

O requisito era que fosse alguém honesto e de coração nobre. 

Créditos - Reprodução da Internet

O escolhido foi o homem que se tornaria Chapolin - pelas mesmas qualidades que o tornam um verdadeiro herói, conforme já descreveu Bolaños.

Créditos - Reprodução da Internet

EMBLEMA - É por isso que o símbolo do Chapolin - tão emblemático quanto o de qualquer outro super-herói no imaginário popular - tem o formato de um coração.

Créditos - Reprodução da Internet

MAIS REFERÊNCIAS - O herói contou a origem curiosa de seu nome em um episódio transmitido em 1989. "Chapolin" teria vindo do padrinho, que estudava insetos. Já seu sobrenome seria Lane, insinuando que seria filho da intrépida Lois Lane da DC.

Lois visita o México em edição de "Superman's Girlfriend, Lois Lane". Créditos - DC Comics/Reprodução

É importante ressaltar que Lois já esteve no México - em uma das edições de sua série, "Superman's Girlfriend Lois Lane" publicada em julho de 1967.

SENHOR DO TEMPO - Engana-se quem pensa que o Polegar Vermelho é dotado apenas de habilidades satíricas. Antes de o Superman e a Feiticeira Escarlate impressionarem gerações diferentes com suas habilidades de manipulação temporal ou da realidade, o Chapolin Colorado já mostrava do que é capaz para salvar o dia.

Chapolin matou um vampiro manipulando o tempo em episódio perdido, transmitido em 1974. Créditos - Reprodução da Internet

Em um episódio transmitido em 1974, o herói adianta o amanhecer apenas movendo os ponteiros de um relógio. Assim, ele extermina o vampiro vivido pelo imortal Carlos Villagrán - o nosso Quico - e salva os mocinhos. O episódio, infelizmente, se perdeu com o passar dos anos.

Créditos - Reprodução da Internet

Além disso, o famoso clipe "Os Astronautas" traz o Chapolin desafiando a lógica voando em um aviãozinho de brinquedo.

Outras super habilidades do Polegar Vermelho acabaram passando despercebidas, incluindo sua resistência sobre-humana, velocidade (ele já deteve balas com os dentes) e onipresença (ou teletransporte, afinal, como ele chega tão rápido a qualquer lugar onde é chamado?).

FEITICEIRO VERMELHO: Créditos - Reprodução da Internet



COMEÇO - Curiosamente, Chapolin existiu antes e após a série homônima. O personagem surgiu no humorístico "Super gênios da mesa quadrada", no final da década de 1960. O herói roubou os holofotes dos titulares gênios, ganhando uma série solo.

Créditos - Reprodução da Internet

MEIO - Na autobriografia "Sin Querer Quiriendo", Bolaños cita os riscos de fazer acrobacias já com idade avançada como o principal motivo para dar fim à série do Chapolin, que ficou no ar entre 1973 e 1979. No último ano, o ator feriu o supercílio durante as gravações, recorrendo a um tapa-olho nos episódios seguintes. 

FIM - O último episódio de "El Chapulín Colorado" foi ao ar em 1979, fechando com uma emotiva despedida dos atores Ruben Aguirre (o professor Girafales), Florinda Meza (a Dona Florinda) e do próprio Roberto Gomez Bolaños, caracterizado como o Chapolin em estúdio.

 
HOMENAGEM - A Marvel Comics homenageou o Chapolin Colorado na personagem Red Locust, ou Gafanhoto Vermelho em tradução livre. No Universo Marvel, a jovem Fernanda Rodriguez é uma descendente de mexicanos vivendo em San Diego, na Califórnia.

Apesar de o Chapolin ser uma crítica a seus produtos, a Marvel Comics reconheceu seu legado com a heroína Red Locust. Créditos - Marvel Comics/ Divulgação/Reprodução

O artista mexicano Humberto Ramos sugeriu o Chapolin - seu ídolo de infância - ao prolífico Mark Waid após a Marvel Comics encomendar uma super-heroína de sangue latino para a grade. 



A PARÓDIA DA PARÓDIA - O Chapolin também é referenciado no Homem Abelha (Bumblebee Man), de "Os Simpsons". O criador Matt Groening teve a ideia de criá-lo após assistir ao Polegar Vermelho enquanto hospedado na região da fronteira Estados Unidos-México. 

Créditos - Reprodução da Internet

O figura também homenageia o próprio Roberto Gomez Bolaños, sendo seu verdadeiro nome Pedro Chespirito.


バッタ- Ultrapassando limites continentais, o Chapolin também foi referenciado nas versões em mangá e anime de "One Punch Man". 

Créditos - Reprodução da Internet







Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.


 



Siga o nosso perfil no Pinterest






Siga o nosso perfil no Google News



Siga-me no Twitter: @zevirtovsf



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Sigam-me os bons: 16 curiosidades sobre o Chapolin Colorado