Aparato do Entretenimento: Brincadeiras Montessori para os pequenos - sem sair de casa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Brincadeiras Montessori para os pequenos - sem sair de casa


Com a pandemia, as férias de verão estão se concentrando em casa e encontrar distrações para as crianças tem sido um desafio diário para pais e responsáveis. Mas e se fosse possível criar brincadeiras que unissem ludicidade, aprendizado e diversão?

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


A seguir, a neuropsicóloga Bárbara Calmeto, do Autonomia Instituto, sugere seis brincadeiras do Método Montessori para valorizar a evolução natural dos pequenos, usando materiais que podem ser encontrados em casa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Corte círculos finos de um rolo de papel higiênico e peça para a criança encaixar em um tubo;

- Pinte 3 bandejas com cores diferentes ou desenhe símbolos variados e peça para que a criança coloque objetos com a mesma cor ou formato em cada uma das bandejas. Vale separar talheres também;

- Corte tiras de EVA e faça retângulos recortados em uma face de caixa de papelão. Depois, peça para a criança passar as tiras pelos recortes.

- Improvise uma pinça com hashi infantil ou use uma pinça maior mesmo e peça para que a criança encha um pote com algodão, pedaços de tecido, pedrinhas ou outros itens;

- Pegue itens com diferentes formatos (tampinhas, blocos de madeira, cortadores de biscoito etc), desenhe o contorno deles em uma cartolina e peça para as crianças encontrarem a imagem correspondente a cada um;

- Preencha um prato com farinha de rosca e desenhe números com o dedo indicador. A criança pode seguir um molde.

 

“Essas atividades, além de divertidas, proporcionam uma série de benefícios, como aperfeiçoamento da coordenação motora fina; auxilia a alfabetização escolar; trabalha a coordenação motora fina e a noção de pares; desenvolve a organização e o senso de responsabilidade pelos próprios pertences; trabalha o tato, a imaginação e a fixação de palavras/vocabulário; trabalha a distinção de cores, a manipulação grossa de objetos, as noções de dentro e fora e de espera; e desenvolve a psicomotricidade e o equilíbrio”, conclui Bárbara.


Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro 


TAG

Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Brincadeiras Montessori para os pequenos - sem sair de casa