Aparato do Entretenimento: As Five: Vinte motivos para você assistir o spin-off de ‘Malhação: Viva a Diferença’ no Globoplay
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

As Five: Vinte motivos para você assistir o spin-off de ‘Malhação: Viva a Diferença’ no Globoplay

'As Five' é protagonizada por Daphne Bozaski, Ana Hikari, Heslaine Vieira, Manoela Aliperti e Gabriela Medvedovski — Foto: Estevam Avellar/Globo

O Globoplay estreia na quinta-feira, 12 de novembro de 2020 a série ‘As Five’ - obra derivada da novela juvenil ‘Malhação: Viva a Diferença’ atual reprise da Rede Globo. Produto inédito, nacional e com enfoque na criação audiovisual, ‘As Five’ possuem muitos predicados para chamar atenção dos telespectadores.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Pensando nisso, nós do Aparato do Entretenimento elencamos 20 motivos para você acompanhar a série na plataforma de streaming da Globo. Vem com a gente!


As Five e o autor Cao Hamburger na CCXP19 — Foto: Globo

⭐ Cao Hamburger
Obviamente o primeiro motivo é o seu criador. Cao Hamburguer, nome responsável pelas produções ‘Pedro e Bianca’, ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, ‘Que Monstro te Mordeu?’, ‘O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias’, ‘Disney CRUJ’, ‘Um Menino Muito Maluquinho’ e ‘Família Imperial’ - Hamburguer tem paladar e tato para lidar com o público jovem adulto, o fato é; Cao consegue unificar o lúdico com o drama, criando uma fantasia contemporânea. Ao ser contratado pela Rede Globo em 2017 para produzir a temporada intitulada ‘Viva: A Diferença’ Cao fugiu do trivial e mostrou mais uma vez o seu talento nato para pilotar situações dramáticas joviais. O sucesso foi consequência. Tanto que - três anos após - seu retorno é dado no spin-off de ‘Malhação’ denominado ‘As Five’.

⭐ Geração Z
Compreendendo jovens nascidos, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010, a temporada de ‘As Five’ têm como um de seus argumentos mostrar o desenvolvimento da típica ‘Geração Z’ que já nasceu envolta pela mobilidade, numa realidade recheada de redes sociais, com acesso extremo a informação. Considerada uma geração mais aberta ao diálogo, a série usará através de seus personagens uma janela onde os intérpretes terão a oportunidade de mostrar como lidam com seus problemas numa vertente totalmente digital e contextualizada. E melhor, na transição entre o fim da adolescência e o início da fase adulta.

Keyla (Gabriela Medvedovski), Tina (Ana Hikari), Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira) e Benê (Daphne Bozaski) em foto promocional de ‘As Five’, série original Globoplay — Foto: Fábio Rocha/Globo

⭐ Drama adolescente
A breve sinopse de ‘As Five’ no página do Globoplay define a obra da seguinte maneira: “Keyla, Ellen, Lica, Tina e Benê se reencontram após seis anos sem se verem. Na fase de transição para a vida adulta, todas estão às voltas com conflitos de naturezas distintas” - o que logo leva a uma simples lógica - o seriado é um drama adolescente que irá explorar todas as nuances do início da vida adulta, os primeiros ‘não’, as desilusões amorosas, o desequilíbrio emocional de não conseguir lidar com aspectos que antes eram simples, tendo que lidar com os problemas da vida adulta. O contraponto do colégio para uma visão mais abrangente sobre como a vida é em toda a sua essência.

⭐ Trailer impactante
Em dezembro de 2019 durante a edição da Comic Con Experience (CCXP) aqui no Brasil, o estande da Rede Globo divulgou enfim o primeiro trailer de ‘As Five’ - peça derivada da novela ‘Malhação: Viva a Diferença’. O que se pode ver foi o distanciamento do quinteto de amigas em busca de novas aspirações na vida profissional e amorosa. Entregues a vida adulta, Keyla, Ellen, Lica, Tina e Benê terão que se reinventar e redescobrir a amizade, enquanto lutam suas batalhas internas, num constante confronto entre a adolescência e a vida adulta. É perceptível também o caminho que cada personagem tomou após o Ensino Médio, enquanto algumas almejam uma postura promissora acadêmica, outras tentam apenas sobreviver perante uma sociedade que diminui as mulheres.

 

⭐ Novos personagens
A introdução de novos personagens que não existiam na obra original em Viva a Diferença, como por exemplo a entrada do Marcos Oliveira que irá interpretar Miguel/Michelle, amigo de Keyla, outro nome é o de Bilaal Avaz que dará vida ao personagem Omar, noivo de Ellen. Matheus Campos também foi acrescentado ao elenco, na série ele irá interpretar Lito, amigo de Tina e Anderson, também se soma ao elenco, Jessé Scarpellini que irá compor as nuances de Samuel, novo interesse amoroso de Keyla, além de Tati Ang que imortalizará Thelminha, irmã da Tina na fase adulta e por fim, Thalles que dará molde a Ném, vizinho de Lica e novo interesse amoroso de Benê. 

⭐ Sob Nova Direção
Diferente de ‘Malhação: Viva a Diferença’ que foi dirigida por Paulo Silvestrini, o spin-off da trama será dirigido por uma equipe competente composta por Rafael Miranda (Ilha de Ferro), Fabrício Mamberti (A Vida da Gente) e Cao Hamburguer na direção artística da série, também conta com a direção de Dainara Toffoli (Lili a Ex), Natalia Warth (Verdades Secretas) e pelo cineasta José Eduardo Belmonte, diretor da série ‘Carcereiros’. Vale lembrar que em ‘As Five’ o enredo será direcionado para o público adulto, já que as cinco protagonistas estarão seis anos mais velhas. 


Créditos: Rede Globo/Reprodução Twitter: @asfivegifs

⭐ Representatividade
A representatividade em ‘As Five’ continuará presente assim como em ‘Viva a Diferença’, agora com ênfase adulta na representatividade amarela (representada pela Tina), representatividade negra (representada pela Ellen), representatividade autista (representada pela Benê). Além disso, a representatividade LGTTQIAP+ estará ainda mais presente na vida das Five, Lica e Samantha do casal Limantha (no qual vão passar por idas e vindas ao longo da temporada), Guto que vai se descobrir gay ao longo da temporada, além disso também estará presente a representatividade drag queen encabeçada pelo personagem Miguel/Michelle que será interpretado pelo ator Marcos Felipe, entre outros personagens LGBTTQIAP+. Sem dúvida ‘As Five’ será uma temporada de suma importância para a representatividade no geral. 

⭐ Empoderamento feminino
O empoderamento feminino em ‘As Five’ estará mais do que presente, ainda mais com as personagens adultas, tomando rédeas de suas próprias decisões e arcando com seus próprios problemas, será uma abordagem mais crua e nua da realidade das jovens. ‘As Five’ vão mostrar ainda mais garra ao lutar por aquilo que acreditam, seja na parte profissional, familiar, social e pessoal, ou mostrando o amadurecimento e as problemáticas da vida adulta. 

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

⭐ Diluição de temas tabus
Gerir conteúdo para essa faixa etária não é uma tarefa fácil, principalmente quando temas não digeridos facilmente pela sociedade resvalam na tela, fazendo com que a patrulha dos bons costumes apareça para cobrar explicações. ‘Malhação: Viva a Diferença’ abordou asserções neste sentido ao trazer para os telespectadores, a figura de jovens em sua expressão reflexiva com o factual do ano 2017, desta forma, romances, consumo de drogas, violência, bullying, desgaste emocional e gravidez na adolescência, por exemplo, foram tratados de forma coerente e sem maquiagens. Pode espantar uma parcela do público? Pode. Contudo é preciso levar essa discussão através da TV, agregando informação para uma grande parcela. ‘As Five’ promete continuar essa saga de diluição de temas tabus na juventude num viés realista sem tapumes. 

Foto promocional da novela 'Malhação: Viva a Diferença'. Créditos: Rede Globo

⭐ Revivendo laços
Enfrentar os dilemas da vida adulta comuns à geração Z é um dos maiores pontos chaves em discussão em ‘As Five’, a trama protagonizada por Gabriela Medvedovski, Daphne Bozaski, Ana Hikari, Heslaine Vieira e Manoela Aliperti reverbera os laços de amizades como o principal alicerce para o desenvolvimento da série. Sabe aquele encontro do ‘terceirão’ ou a expressão ‘do terceirão para a vida’? Pois bem: este é o clímax da obra do streaming do Globoplay. Desta forma, a obra televisiva transporta o telespectador para uma espécie de vivência mútua, que é ficcional, mas que pode muito bem se cruzar com a sua experiência. 
 

⭐ Uma obra abraçada pela internet. 
‘As Five’ sem sombra de dúvida é uma produção totalmente abraçada pela internet, os fãs da série abraçaram com todas as forças. Munidas de uma conversa aberta com seu público nas redes sociais, as protagonistas mostram os bastidores do seriado, respondem fãs e direcionam esse espaço ficcional para o imaginário do seu público, tudo através de uma relação direta com os aficionados pela obra. 

Créditos: Rede Globo. Reprodução Twitter: @asfivegifs

⭐ Produção nacional
O Brasil têm se saído muito bem na produção audiovisual, e essa resposta é muito fluida quando se relaciona com o olhar internetês, em suma, As Five é o resultado bruto oriundo do pedido de telespectadores carentes de mais conteúdo de ‘Malhação: Viva a Diferença’. Essa conversa, que já deu origem a “Eu, a Vó e a Boi” também da Globoplay, produto que nasceu de uma thread do Twitter, veio para embalar a produção de conteúdo nacional e original brasileiro, através da janela do streaming da Rede Globo. Atitudes como essas geram empregos, enfoque na área artística brasileira e traduzem uma conjectura que deve ganhar cada vez mais espaço, seja na TV aberta ou no mercado do streaming.

Siga o nosso perfil no Pinterest

Créditos: Divulgação/Rede Globo

⭐ Obra original vencedora do Emmy
Isso mesmo, ‘Malhação: Viva a Diferença’ foi a vencedora na categoria Melhor Série no Emmy Internacional Kids 2018. O folhetim escrito por Cao Hamburger e dirigido por Paulo Silvestrini desbancou ‘Mustangs FC’ da Austrália, ‘Die Pfefferkoerner’ da Alemanha e ‘Jenny’ do Canadá. Conforme divulgado pela Rede Globo, o elenco comemorou o crédito que ganhou repercussão nas mídias impressas e online de todo país, além do destaque nos jornalísticos da casa. A temporada que celebrou a diversidade em São Paulo, tendo como fio condutor a história de amizade entre cinco garotas de raízes, vivências e personalidades distintas mostrou que o Brasil é um celeiro de grandes ideias, inovações e talentos. 

Elenco de 'As Five'. Créditos: Rede Globo

⭐ Fandom ativo: Fivers
As produções televisivas são boas aquisições para mostrar a força da internet, são através de novelas, seriados e filmes, por exemplo, que os fandoms (grupo de fãs) mostram sua vontade. Embora ainda existam pessoas que enfatizem que a chegada da internet engoliria por fim outros meios de comunicação como a TV, os fatos, dizem justamente o contrário. A junção televisão e internet se comportou muito bem. E quando analisamos justamente o projeto ‘As Five’ ele é oriundo desta falácia, onde a coligação fez a diferença. Em suma, o fandom derivado de ‘Malhação: Viva a Diferença’ é bem ativo nas redes sociais, alimentando a trama e não deixando a chama da obra esfriar. Tudo que os idealizadores de um produto televisivo almeja, ‘As Five’ tem.


Pôster promocional da série 'As Five'. Créditos: Globoplay

⭐ Globoplay
‘As Five’ é uma série original da Globoplay e assim como ‘Hebe’, ‘Assédio’ e ‘Arcanjo Renegado’ - tem a missão de difundir conteúdo inédito e brasileiro através da plataforma de streaming para os seus assinantes. Caminho semelhante ao visto em outras plataformas internacionais como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Go que oferecem argumentos artísticos para públicos e gêneros diferentes. A oferta de material como o de ‘As Five’ alimenta a indústria do audiovisual, possibilita a contratação de profissionais e mais, mostra uma faceta muito promissora do mercado brasileiro no segmento do audiovisual, que infelizmente é tão desvalorizado no Brasil.

⭐ Uma nova visão multiplataforma
Os episódios serão disponibilizados semanalmente todas às quintas-feiras, seguidos por um bate-papo com as artistas para comentar os acontecimentos, isso tudo logo após a exibição do episódio, através do Talk Five. Serão dez episódios ao vivo com exibição semanal, na qual as atrizes terão a oportunidade de comentar cada episódio da série e discutir temas voltados para o universo jovem. Um detalhe importante no Talk Five é que todas as fives participam de suas casas, enquanto uma apresentadora intermedia o programa do estúdio. A direção do programa será do competente Fabrício Mamberti, responsável pela direção da novelas ‘A Vida da Gente’ e ‘Viver a Vida’.


Créditos: Revista Glamour/Globo


⭐ Giovanna Grigio
Ela não é uma five, mas pertence a família como se fosse, sendo considerada desta forma como uma six. Samantha Lambertini interpretada pela jovem atriz Giovanna Grigio conquistou destaque em ‘Malhação: Viva a Diferença’ após o envolvimento com a personagem Heloísa Gutierrez (Lica) vivida por Manoela Aliperti. O casal foi tão bem aceito pelo público da obra original da novela, que abraçou a trama e assim as personagens foram shippadas de forma visceral na internet. Vale lembrar que Giovanna Grigio estava em seu segundo projeto na Rede Globo, que após Gerusa de ‘Êta Mundo Bom!’ e a Mili de ‘Chiquititas 2013’ no SBT, viu sua popularidade crescer de forma astronômica; relação bem tênue com a sua entrega e boa interpretação e talento no folhetim de Cao Hamburger. Em ‘As Five’ Samantha deve ser o fio condutor de boa parte do seriado, visto que seu retorno foi aguardado e pedido por muitos fãs.

Siga o nosso perfil no Google News

⭐ Processo de amadurecimento das protagonistas 
“O contraste da força das personagens com o amadurecimento” - as sequelas da fase adolescente mescladas aos dramas do começo da fase adulta será um dos principais objetivos do seriado. Desta forma, como mostrar tais atitudes? É simples: através do amadurecimento. Desta forma, os telespectadores terão a sua disposição, uma cartela de personagens híbridas - que terão que edificar seus sentimentos numa nova perspectiva de vida. Ellen interpretada pela atriz Heslaine Vieira, por exemplo, terá uma mudança drástica em seu núcleo familiar e social, abdicando e abraçando novos panoramas em busca de horizontes antes complicados de alcançar. Outro exemplo é o da personagem Keyla, interpretada pela atriz Gabriela Medvedovski que se verá desempregada e com o filho sozinha para criar. Benê interpretada pela atriz Daphne Bozaski terá que lidar com seus dilemas pessoais e morar sozinha, ao mesmo tempo iniciará um novo relacionamento com seu vizinho. Enquanto Lica interpretada pela atriz Manoela Aliperti terá que arcar com as consequências de seus atos. Por fim, Tina vivida por Ana Hikari sofrerá os danos colaterais causados pela perda de um ente querido, sua mãe, com quem possuía grandes desavenças. Todas representam claramente o esboço dos enfrentamentos comuns nesta faixa etária.


Créditos: Ramon Vasconellos/TV Globo

⭐ O Legado
“Malhação: Viva a Diferença” certamente foi um grande sucesso, tanto em repercussão, quanto em audiência. Para se ter uma ideia, foi a temporada de maior audiência desde 2009, com uma média geral de 20,4 pontos. Além disso, enquanto as produções da Globo foram paralisadas devido a pandemia, optaram por reprises nas principais faixas de novelas. Na faixa de “Malhação”, foi escolhida a trama de Cao Hamburger, mostrando o poder e o alcance que a temporada teve. Com o fator do Emmy e da boa audiência, foi primordial a decisão de ter um spin-off. 

O que esperar da série do Globoplay? / Créditos: Rede Globo.

⭐ O que esperar?
Amarrando os 19 motivos anteriores, o primeiro capítulo de ‘As Five’ já chega com um salto temporal mostrando que a amizade criada em ‘Viva a Diferença’ acabou se enfraquecendo com o tempo. Cada uma das fives seguiu um caminho e ficaram anos sem se falar. E já mostra de certa maneira, os novos caminhos e entraves que norteiam a série. Falando nas "novidades” nos primeiros episódios mostram que cada uma delas seguiu seu caminho, Ellen que atualmente mora nos Estados Unidos terá que regressar para o Brasil para o velório de Mitsuko (mãe de Tina) e com isso lidar com novos problemas no âmbito profissional e pessoal, Tina terá que aprender a lidar com os sentimentos do luto de sua mãe, além do mais conciliar com seus problemas profissionais e pessoais, Keyla continuará na luta cuidando do seu filho Tonico, principalmente agora que estará desempregada, e em busca de novas oportunidades de trabalho, Benê terá que aprender a viver sozinha, se redescobrir como pessoa e viver novas sensações e Lica, por fim, terá que aprender na dor como lidar os problemas da vida adulta, será que ela enfim vai amadurecer com os problemas? ‘As Five’ sucintamente é uma obra livre de preconceitos e aberta a uma linguagem promissora, factual e de importância para a atual geração. Uma coletânea artística que além de entreter, funciona como uma porta de entrada para a discussão de temas tabus que dificilmente são discutidos pelas famílias com seus filhos. Os episódios filmados na tecnologia 4k, oferece uma nova visão da juventude. Uma juventude que clama por mudanças e vive em busca de novas fronteiras.

----- || -----

Curtiu os motivos? Então embarque na série. Ah, volte depois para deixar sua opinião.

Matéria escrita por Camila Júlia, Gabriel Vitor, Hiago Júnior e Lorena Paixão para o selo 'Em Equipe' do site.

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “As Five: Vinte motivos para você assistir o spin-off de ‘Malhação: Viva a Diferença’ no Globoplay