Aparato do Entretenimento: Amores Verdaderos: Um olhar sobre este grande sucesso de 2012, ignorado até hoje pelo SBT
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Amores Verdaderos: Um olhar sobre este grande sucesso de 2012, ignorado até hoje pelo SBT


Erika Buenfil, Eduardo Yáñez, Sebastián Rulli e Eiza González em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

O ano era 2012 e o produtor Nicandro Díaz González estava super em alta na Televisa e não era para menos, já que o mesmo havia produzido três grandes sucessos em sequência: 'Destilando Amor' em 2007, 'Amanhã é Para Sempre' em 2008 e 'A Dona' em 2010. Agora Nicandro encarava novamente uma novela no horário nobre e decidiu apostar em uma nova versão de uma novela argentina de 2005 chamada 'Amor en Custodia' e que já havia ganhado uma versão pela concorrente direta da Televisa, a TV Azteca também no ano de 2005.

Sendo assim, hoje vamos falar de uma das melhores novelas não só daquele ano (se não a melhor), mas da década na Televisa responsável por encantar a todos com sua grande história e produção: 'Amores Verdaderos'.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento

Eduardo Yáñez e Erika Buenfil em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A


Victoria Balvarena é a Diretora Criativa da empresa Meta Imagem Internacional, a agência de publicidade mais importante do México. É uma mulher talentosa e isso lhe trouxe consequências como vários atentados contra ela e por conta disso Victoria contrata como segurança José Ángel Arriaga, um homem do campo, sensível, que vai para a fazenda da Família Balvanera-Brizz quando criminosos a invadem a fim de sequestrar Victoria.

Por seus conhecimentos em Aikido, José Ángel consegue salvar Victoria, que é casada com Nelson Brizz, gerente de comercialização de sua agência de publicidade, na qual manterá um caso com a modelo Kendra Ferreti. Eles têm uma filha chamada Nicole, que a chamam pelo apelido de Nikki, uma garota mimada, caprichosa e volúvel, que sofre de bulimia, apesar de ter tudo que quer se sente abandonada por seus pais que estão trabalhando todo o tempo.

Victoria passa a se preocupar com a segurança de sua filha e contrata o segurança Francisco Guzmán, um rapaz que mora com sua irmã Beatriz. Liliana, a filha de José Ángel e Cristina, chega à fazenda dos Balvanera-Brizz e se apaixona perdidamente por Francisco, o que acaba provocando uma grande rivalidade entre ela e Nikki.

Victoria e José Ángel lutam todo o tempo para não demonstrar o seu amor um pelo outro, pois ambos são casados. Já Nikki e Liliana lutaram pelo amor de Francisco e muitos outros personagens os acompanharam nessa fascinante história, onde todos tratam de encontrar seus amores verdadeiros.

Eiza González e Sebastián Rulli em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A


'Amores Verdaderos' foi uma novela que dava gosto em assistir devido a sua excelente história e produção de alto de nível, claro que a novela teve seus deslizes, mas eles foram tão poucos que praticamente se tornaram irrelevantes quando comparamos eles com seus inúmeros acertos.

Fazer o remake de uma obra que já havia ganhado uma versão na concorrência poderia ser visto como algo um pouco ousado da parte de Nicandro, já que havia passado apenas seis anos desde o encerramento da versão da TV Azteca e a história ainda poderia estar bem fresca na mente do público.

Mas o sucesso surgiu desde o principio, com uma boa adaptação de Kary Fajer que soube usar um cerne clássico e contemporâneo ao mesmo tempo que cativou o telespectador. A escolha dos cenários, figurinos, trilha sonora também esteve muito boa, no quesito escalação de elenco - praticamente perfeita - o que acabou tornando o folhetim uma obra apaixonante, responsável por registrar altos índices para o horário nobre mexicano.

 
Erika Buenfil como Victoria em cena da novela - Créditos: Televisa S.A

Desde o princípio a novela ganhou uma atenção bastante especial da imprensa, já que o projeto era considerado bastante ambicioso. Um grande casting foi feito para decidir quem seriam os protagonistas da obra.

Para viver Victória a primeira opção era Adela Noriega que chegou a ir na Televisa negociar sua participação no folhetim, essa inclusive foi uma das últimas vezes que a atriz foi vista na emissora mexicana. Entretanto as negociações não foram para frente, dizem as más línguas que Adela estava um pouco insegura de interpretar uma mulher mais madura que já era mãe de alguém. Adelinha, o coração do editor aqui até dói em saber que você não aceitou.

Nicandro então decidiu fazer uma seleção com várias atrizes para decidir quem viveria Victória, nomes como Maribel Guardia, Rebecca Jones, Daniela Castro e Victoria Ruffo participaram dessa seleção. Mas quem ficou com o papel foi Erika Buenfil que há tempos não recebia um papel protagônico nas novelas, a atriz inclusive vinha da novela 'Triunfo del Amor' onde ela vivia Antonieta uma personagem coadjuvante super abaixo da sua capacidade como atriz.

Erika agarrou a chance com unhas e dentes e brilhou nesse papel que deu um gás na sua carreira. Victoria era uma personagem bem desenvolvida, todos pensavam que ela tinha uma vida maravilhosa, mas tudo estava muito longe disso, a personagem cresceu bastante ao longo dos capítulos graças a boa adaptação e atuação de Erika que fez com que ela passasse por muitas reviravoltas.

Para viver Arriaga o produtor Nicandro Díaz tinha dois atores em mente, Eduardo Yáñez e Fernando Colunga, os dois inclusive também haviam disputado o papel de protagonista em 'Destilando Amor'. Eduardo que estava afastado das novelas há três desde de sua fatídica participação na horrenda 'Coração Selvagem', levou a melhor e se saiu super bem no papel, tendo o principal ingrediente para isso, seu indiscutível carisma, fazendo de Arriaga um tipo divertidíssimo, mas que também sabia emocionar quando necessário.

Os dois atores tiveram uma química maravilhosa em cena, embora houvesse um impasse que fez com que fosse difícil torcer para os dois desde o princípio, mas daqui a pouco falo que impasse foi esse.


Sebastián Rulli e Eiza González em cena da novela - Créditos: Televisa S.A

O outro casal de protagonistas que era mais jovem foi defendido por Eiza González e Sebastián Rulli, que viveram Nikki e Guzmán respectivamente.

Nikki foi vivida por Eiza González que ficou com a personagem sem precisar se submeter a testes com outras atrizes. A atriz que estava afastada dos melodramas desde sua participação em 'Lola, Érase una Vez' onde havia participado apenas de séries após essa produção, voltou as novelas com uma grande personagem, Nikki por muitas vezes era mimada e irritante e outras vezes era bem encantadora, uma garota que tinha muitos problemas e que estava longe da vida perfeita que todos imaginavam que ela tinha, Nikki inclusive sofria de bulimia algo que foi bem abordado na trama por sinal. Aqui Eiza pode explorar as nuances da personagem de uma maneira muito satisfatória, brilhando nesse papel.

Para viver Francisco Guzmán, o guarda-costas de Nikki, o produtor tinha três opções, José Ron, Daniel Arenas e Sebastián Rulli, que levou a melhor e ficou com o personagem. O ator esteve ótimo na pele de Guzmán, um jovem muito trabalhador que fazia de tudo para ajudar sua família e que guardava uma grande mágoa de sua mãe por ter abandonado sua família quando ele era mais jovem.

Mesmo havendo uma diferença de idade de 15 anos entre os intérpretes, a química em cena entre Eiza e Sebastián era simplesmente perfeita, era praticamente impossível não se apaixonar pelo casal, de cara eles já conquistavam você e não é exagero dizer que eles ofuscaram o outro casal principal. Esse foi sem dúvidas o melhor par formado na Televisa naquele ano.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.


Mónika Sanchez como Cristina em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A


Outro grande mérito do folhetim, foram as tramas secundárias, novelas com histórias coadjuvantes batidas nunca se sustentam, mas aqui além de uma grande história principal, 'Amores Verdaderos' soube abordar as tramas paralelas de uma maneira fenomenal, todos os personagens encantavam você quase que na mesma proporção que os protagonistas e Nicandro encontrou a perfeição escalando os intérpretes desses elementos que foram fundamentais para todo esse sucesso. 


Lembram que lá em cima falei que foi difícil torcer pelo casal formado por Victoria e Arriaga desde o princípio devido a um impasse? Pois bem, esse impasse chama-se Cristina, papel que foi defendido pela sempre competente Monika Sánchez. Cristina nada mais era do que a esposa de Arriaga, uma mulher do campo muito apaixonada pelo marido, que era uma pessoa muito alegre e bondosa que sempre tentava ajudar o próximo como podia.

Monika que estava longe das novelas a cinco anos desde de uma rápida participação em 'Al Diablo Con Los Guapos' de 2007, brilhou na personagem que fugiu das várias vilãs que a atriz já tinha feito. Para que o casal principal pudesse enfim começar a engrenar, a personagem teve que morrer por volta do capítulo 100 em uma cena pra lá de emocionante. Mesmo tendo que deixar a novela no meio, Mónika deixou sua marca no folhetim.

Susana González em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Outro grande destaque nessa ala, foi Susana González que deu vida a Beatriz, a irmã de Guzmán que vivia um relacionamento abusivo com Leonardo, um homem extremamente ciumento que abusava dela fisicamente e psicologicamente. Após ter coragem para abandonar o marido, Beatriz viveu ainda outro calvário, pois agora além de se negar a dar o divórcio para ela, Leonardo começou a colocar o filho dos dois chamado Guillo contra ela. Susana soube aqui alinhar o bom texto e sua ótima capacidade dramática para encantar a todos com sua personagem, que desde o início ganhou o carinho do público. 

Natalia Esperón que desde 2005 não tinha uma personagem fixa nas novelas voltou com tudo na pele de Adriana, uma mulher que teve sua filha tirada dos seus braços logo após seu nascimento, sendo que seu pai Aníbal a fez pensar que a bebê havia morrido no parto. Após descobrir que na verdade a menina havia sido colocada pra adoção, Adriana começava uma busca para conseguir sua filha de volta. Natalia esteve simplesmente incrível na personagem, que cresceu bastante no decorrer da história graças a sua ótima performance. Essa ainda seria muito que infelizmente a última aparição de Natalia no mundo da teledramaturgia, já que a atriz anunciou seu afastamento das novelas após o encerramento das gravações da trama. 

Natalia Esperón como Adriana em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Ainda se destacaram Ana Martín como Candelária a mãe de Cristina, uma mulher cheia de segredos, que sabia de coisas que mudaram drasticamente os rumos dos personagens. Sherlyn deu vida a Liliana a filha de Arriaga e Cristina que era apaixonada por Guzmán, embora a personagem fosse irritante, a atriz soube fazer uma composição bem correta conseguindo obter muito destaque. Silvia Marínquez deu vida a Paula e teve aqui aquela que é disparada a melhor personagem de sua carreira, depois de anos Silvia finalmente ganhou uma boa oportunidade nesse papel, compondo uma personagem muito sofredora que lutava para conseguir o perdão do filho, ela ainda emocionou a todos na reta final ao descobrir que tinha câncer terminal.

O trio de empregados da família Balvanera foram os responsáveis pelo o núcleo cômico e deram um show. Raquell Morell esteve ótima como Tomasina a governanta da mansão que tinha a mania de ficar lendo seu horóscopo chinês para todos. Michelle Rodríguez deu vida a Polita a arrumadeira da casa que divertia a todos com suas caras e bocas e com as encrencas nas quais se metia por fim Rubén Branco deu vida ao divertido cozinheiro Jean Marie. O entrosamento em cena entre os três atores era ótimo e eles de fato cumpriram a missão de divertir e conquistar o telespectador.

Michelle Rodríguez, Raquell Morell e Rubén Branco em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Siga o nosso perfil no Pinterest

Já na área das vilanias tivemos Marjorie de Sousa na pele da peste Kendra Ferreti, uma mulher sensual e invejosa que estava disposta a tudo para subir na via. No início da trama ela é cúmplice de Salsero personagem defendido por Francisco Gattorno e que era o chefe dos seguranças dos Balvanera, juntos eles armaram muitas falcatruas para tirar dinheiro da família, até que Salsero se apaixona por Beatriz e começa a se regenerar.

Kendra ainda mantinha um caso com Nelson Brizz, o esposo de Victória. Os dois eram personagens realmente detestáveis e que causavam ranço só de aparecer em cena, uma da melhores cenas da novela foi inclusive a que Victória descobria que os dois eram amantes, com direito a um barraco delicioso em frete a mansão Balvanera.

Marjorie de Sousa como Kendra em cena da novela - Créditos: Televisa S.A



Enrique Rocha que não recebia um papel descente numa produção desde sua participação em 'Rebelde' de 2004 pode voltar a se destacar na pele de Aníbal Balvanera um homem que gostava de manter a aparência de pessoa exemplar, mas que escondia uma máscara cruel atrás disso tudo, sendo capaz de causar sofrimento até para a própria filha afim de manter sua postura.

Julio Camecho deu vida ao marido abusivo de Beatriz, Leonardo e também se saiu bem, fazendo de seu personagem um dos mais odiados daquele ano graças a sua competente composição.

Agora quem ficou sobrando nesse campo foi Lilia Aragón como Odette Longoria. Você caro leitor que já assistiu a novela por acaso se lembra da personagem? Caso sua resposta seja não, ela é super compreensível, já que em nenhum momento essa vilã chegou a movimentar a história, ficando apenas na promessa, o que é lamentável já que Lilia é uma grande atriz e com certeza teria construído uma boa personagem se tivesse recebido um material a sua altura.

Nos prêmios TVyNovelas de 2014 a obra recebeu 12 indicações vencendo em 8 categorias, incluindo melhor novela e melhor atriz para Erika Buenfil.

Vale dizer que as não indicações de Eduardo Yáñez, Monika Sanchéz e Eiza González nas categorias de melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor atriz juvenil, geraram um mal estar com o público que reclamou bastante disso. Na noite da premiação o público ainda se queixaria da derrota de Natalia Esperón para Cynthia Klitbo na categoria de melhor atriz co-protagonista, a segunda levou o prêmio por seu desempenho em 'De Que Te Quiero, Te Quiero'. 

Em 2019 a novela foi reapresentada do México pela primeira vez fazendo bastante sucesso, chegando até mesmo a liderar sobre as produções inéditas da grade.

Sherlyn, Sebastián Rulli e Eiza González em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A


Siga o nosso perfil no Google News

Amores Verdaderos foi uma novela simplesmente encantadora que soube trabalhar muito bem um roteiro repleto de reviravoltas, segredos, ação e grandes histórias de amor que é uma das principais chaves para o sucessos de folhetins do tipo.

Uma novela que apesar de possuir tantos méritos, até hoje permanece inédita no canal Silvio Santos, ficando esquecida no churrasco da emissora, já que a emissora prefere apostar sempre em reprises de novelas que praticamente acabaram ontem do que apostar em conteúdo inédito. Uma lástima não é mesmo?





Siga-me no Twitter: @EduardoOAlves2 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Amores Verdaderos: Um olhar sobre este grande sucesso de 2012, ignorado até hoje pelo SBT