A Rede de economia colaborativa sustentável participa do 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade, que acontece online entre os dias 24 e 27 de setembro.
As inscrições para a Feira Virtual Criativar podem ser realizadas até 31 de agosto. Os inscritos terão seus trabalhos analisados pela curadoria da feira criativa. Os curadores e
cocuradores irão anunciar os participantes selecionados da vitrine coletiva virtual no dia 5 de setembro.
Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento
@aparato_entretenimento
O CriAtivar - 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade- contará com mais de 40 atividades online gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos: Cidadania Criativa; Tecnologia, Inovação, Negócios e Empreendedorismo; Futuro, Sustentabilidade, Impacto e Cidadania; e Criatividade, Cultura e Arte. Os painéis e debates terão por foco economia criativa e inovadora em busca da construção de uma nova sociedade.
A rede de economia criativa e sustentável OxiGênio Criativo, fundada por Andréa Campanilli e Mariane Costa, em dezembro de 2018, em Santos, foi convidada pelos organizadores do CriAtivar para fazer parte do Festival com a cocuradoria da Feira Virtual Criativar, reforçando o posicionamento da rede OxiGênio Criativo, desde sua criação, em incentivar e promover designers, pequenos produtores, empreendedores, serviços, iniciativas e ações que tragam sustentabilidade em sua essência em todos os tripés: ambientalmente amigável, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente diverso.
A rede Oxigênio Criativo também apresentará o Clube de Trocas em uma edição “ao vivo”. Vale salientar que desde o início da pandemia o clube está sendo realizado virtualmente, através do site do OxiGênio Criativo.
Festival CriAtivar
A criatividade irá pautar o futuro. Essa premissa compartilhada por estudiosos de diversas áreas do conhecimento humano norteia o 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade. Previsto para acontecer remotamente, com transmissão em plataformas de streaming a partir de Santos, o CriAtivar reunirá – de 24 a 27 de setembro – atividades gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos. Especialistas nacionais e internacionais, como Brian Solis e Domenico De Masi, debaterão temas como economia criativa, inovação, construção de uma nova sociedade e novos paradigmas da economia local e mundial. O festival é organizado pela DCovas Projetos Culturais e Corporativos, LAB 4D e Zopp Criativa. A cocuradoria é do Atelier do Futuro e realização do Governo do Estado de São Paulo, via PROAC.
O evento CriAtivar surge como uma convergência com a Santos Criativa – selo adotado pela cidade em 2015, quando passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Cinema. Em 2020, a cidade realizaria, pela primeira vez na América Latina, o Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas das Organizações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Diante da pandemia, que demandou o cancelamento de atividades presenciais, o 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade se estabelece como alternativa qualificada e disruptiva, muito alinhada ao vanguardismo de Santos.
Para Denise Covas, uma das organizadoras do evento, Santos sempre foi marcada pela vanguarda por ser aberta para o mundo. “A cidade sempre acolheu pessoas de diferentes nacionalidades, que buscavam oportunidades para empreender a própria vida e criar negócios. Ao longo da história, está no DNA de Santos ser disruptiva nos temas e nos costumes. O CriAtivar vai explorar exatamente essas possibilidades santistas. Olhando e integrando o mundo; reconhecendo as próprias potencialidades, queremos provocar reflexões, sobretudo, associadas à economia criativa e à inovação. Esse olhar para dentro e para fora é essencial para repensar novos caminhos para a sociedade”, afirma Denise.
De acordo com a executiva, a ênfase na economia criativa está baseada no potencial de negócios do setor. O mapeamento Indústria Criativa no Brasil mostra que o PIB Criativo totalizou R$ 171,5 bilhões, em 2017, representando 2,61% de toda a riqueza produzida no território nacional e contando com mais de 800 mil trabalhadores formais no período. “Essa pesquisa da Firjan Senai comprova que estamos diante de um setor com grande potencial de contribuir com a economia e gerar empregos”, afirma.
Danilo Tavares, fundador da Zopp Criativa, avalia que o Criativar será uma oportunidade de trocar experiências com iniciativas inovadoras e disruptivas – seja nas periferias ou nos centros econômicos nacionais e internacionais, nos festivais ou no cinema, nas startups ou nas usinas criativas ou nos empreendimentos solidários, na arquitetura ou no design. “O slogan Expanda a sua visão de futuro é um convite para acreditar no poder da criatividade e do diálogo para a construção de novas possibilidades de relacionamentos de consumo, de trabalho e renda, de negócios e de mundo. Esse é o momento para sonharmos e desenharmos o futuro”, pontua.
ALGUNS PARTICIPANTES DO FESTIVAL CRIATIVAR
De 24 a 27 de setembro, o CriAtivar – que aposta na tendência da dispersão dos grandes centros urbanos, em decorrência do amadurecimento do trabalho remoto – vai reunir nomes como Brian Solis (escritor, antropólogo digital e futurista classificado pela Forbes como uma das mentes de negócio mais criativas e brilhantes do nosso tempo); Domenico De Masi (sociólogo italiano formulador do conceito ócio criativo); Ana Carla Fonseca (vencedora do Prêmio Jabuti, categoria Economia); Luiza Voll (Contente); Facundo Guerra; Ana Fontes (empreendedora social RME e IRME, delegada líder BR W20/G20, eleita uma das 20 mulheres poderosas pela Forbes BR 2019, Top Voices LinkedIn 2020); Glamour Garcia (atriz, interpretou Britney na novela A Dona do Pedaço); Watatakalu Yawalapiti (uma das grandes lideranças ndígenas no Alto Xingu, protagonista do documentário "Gigantes pela própria natureza"); Luli Radfahrer (professor, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, pesquisador, designer e analista de tendências digitais); Heitor Dhalia (sócio da Paranoid e diretor de filmes como "O Cheiro do Ralo" e "Serra Pelada"), entre outros expoentes da criatividade.
Feira Criativa
A ideia é valorizar os produtores locais, autorais, criativos, negócios de impacto social e os empreendimentos solidários populares, buscando fortalecer a diversidade de relações econômicas e de trabalho, proporcionar a produção de renda popular e possibilitar uma nova forma de relacionamento entre produtor e cliente, que ao invés de consumir irá usufruir com consciência e respeito às pessoas e a Mãe Terra.
Não serão realizadas vendas diretamente pelo site do evento. Será uma vitrine organizada por segmentos com textos, fotos e contatos de cada expositor. "Buscamos reunir num único espaço artistas e produtores independentes, valorizando o trabalho manual, a economia criativa, o consumo consciente e a produção local das mais variadas artes, produtos e serviços, de fazer artesanal, inclusão social, sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica, valorizando a cultura e a geração de trabalho e renda. Serão vários segmentos expostos, como moda, artesanato, gastronomia, perfumaria, entre outros", declara Andréa Campanilli.
Não serão realizadas vendas diretamente pelo site do evento. Será uma vitrine organizada por segmentos com textos, fotos e contatos de cada expositor. "Buscamos reunir num único espaço artistas e produtores independentes, valorizando o trabalho manual, a economia criativa, o consumo consciente e a produção local das mais variadas artes, produtos e serviços, de fazer artesanal, inclusão social, sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica, valorizando a cultura e a geração de trabalho e renda. Serão vários segmentos expostos, como moda, artesanato, gastronomia, perfumaria, entre outros", declara Andréa Campanilli.
E Mariane Costa completa: "Será realizado pela primeira vez o Clube de Trocas Ao Vivo, onde as pessoas poderão trocar peças entre elas de forma online, incentivando a moda circular. Apostamos nesse modelo criativo afim de reduzir os impactos negativos no meio ambiente ocasionados pela indústria da moda".
A Feira Virtual Criativar contará com até 100 expositores. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto onde passarão por uma curadoria.
As inscrições podem ser realizadas por empreendedoras/es que estejam a frente de iniciativas que contemplem produtos, serviços e/ou artistas do setor criativo; pessoas que residam em um dos municípios da Baixada Santista com preferência para trabalhos manuais, autorais e não industriais.
Serão priorizados expositores que se encontrem em situação de refúgio, imigrantes, indígenas quilombolas, caiçaras e pessoas trans.
O lançamento da Feira CriAtivar será em 5 de setembro.
Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro
0 thoughts on “OxiGênio Criativo é parceira da Feira Virtual CriAtivar”