Aparato do Entretenimento: OxiGênio Criativo é parceira da Feira Virtual CriAtivar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

OxiGênio Criativo é parceira da Feira Virtual CriAtivar


A Rede de economia colaborativa sustentável participa do 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade, que acontece online entre os dias 24 e 27 de setembro. 


As inscrições para a Feira Virtual Criativar podem ser realizadas até 31 de agosto. Os inscritos terão seus trabalhos analisados pela curadoria da feira criativa. Os curadores e 
cocuradores irão anunciar os participantes selecionados da vitrine coletiva virtual no dia 5 de setembro. 


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


O CriAtivar - 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade- contará com mais de 40 atividades online gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos: Cidadania Criativa; Tecnologia, Inovação, Negócios e Empreendedorismo; Futuro, Sustentabilidade, Impacto e Cidadania; e Criatividade, Cultura e Arte. Os painéis e debates terão por foco economia criativa e inovadora em busca da construção de uma nova sociedade.



A rede de economia criativa e sustentável OxiGênio Criativo, fundada por Andréa Campanilli e Mariane Costa, em dezembro de 2018, em Santos, foi convidada pelos organizadores do CriAtivar para fazer parte do Festival com a cocuradoria da Feira Virtual Criativar, reforçando o posicionamento da rede OxiGênio Criativo, desde sua criação, em incentivar e promover designers, pequenos produtores, empreendedores, serviços, iniciativas e ações que tragam sustentabilidade em sua essência em todos os tripés: ambientalmente amigável, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente diverso. 



A rede Oxigênio Criativo também apresentará o Clube de Trocas em uma edição “ao vivo”.  Vale salientar que desde o início da pandemia o clube está sendo realizado virtualmente, através do site do OxiGênio Criativo.



Festival CriAtivar 



A criatividade irá pautar o futuro. Essa premissa compartilhada por estudiosos de diversas áreas do conhecimento humano norteia o 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade. Previsto para acontecer remotamente, com transmissão em plataformas de streaming a partir de Santos, o CriAtivar reunirá – de 24 a 27 de setembro – atividades gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos. Especialistas nacionais e internacionais, como Brian Solis e Domenico De Masi, debaterão temas como economia criativa, inovação, construção de uma nova sociedade e novos paradigmas da economia local e mundial. O festival é organizado pela DCovas Projetos Culturais e Corporativos, LAB 4D e Zopp Criativa. A cocuradoria é do Atelier do Futuro e realização do Governo do Estado de São Paulo, via PROAC.



O evento CriAtivar surge como uma convergência com a Santos Criativa – selo adotado pela cidade em 2015, quando passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Cinema. Em 2020, a cidade realizaria, pela primeira vez na América Latina, o Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas das Organizações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Diante da pandemia, que demandou o cancelamento de atividades presenciais, o 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade se estabelece como alternativa qualificada e disruptiva, muito alinhada ao vanguardismo de Santos.



Para Denise Covas, uma das organizadoras do evento, Santos sempre foi marcada pela vanguarda por ser aberta para o mundo. “A cidade sempre acolheu pessoas de diferentes nacionalidades, que buscavam oportunidades para empreender a própria vida e criar negócios. Ao longo da história, está no DNA de Santos ser disruptiva nos temas e nos costumes. O CriAtivar vai explorar exatamente essas possibilidades santistas. Olhando e integrando o mundo; reconhecendo as próprias potencialidades, queremos provocar reflexões, sobretudo, associadas à economia criativa e à inovação. Esse olhar para dentro e para fora é essencial para repensar novos caminhos para a sociedade”, afirma Denise.



De acordo com a executiva, a ênfase na economia criativa está baseada no potencial de negócios do setor. O mapeamento Indústria Criativa no Brasil mostra que o PIB Criativo totalizou R$ 171,5 bilhões, em 2017, representando 2,61% de toda a riqueza produzida no território nacional e contando com mais de 800 mil trabalhadores formais no período. “Essa pesquisa da Firjan Senai comprova que estamos diante de um setor com grande potencial de contribuir com a economia e gerar empregos”, afirma. 



Danilo Tavares, fundador da Zopp Criativa, avalia que o Criativar será uma oportunidade de trocar experiências com iniciativas inovadoras e disruptivas – seja nas periferias ou nos centros econômicos nacionais e internacionais, nos festivais ou no cinema, nas startups ou nas usinas criativas ou nos empreendimentos solidários, na arquitetura ou no design. “O slogan Expanda a sua visão de futuro é um convite para acreditar no poder da criatividade e do diálogo para a construção de novas possibilidades de relacionamentos de consumo, de trabalho e renda, de negócios e de mundo. Esse é o momento para sonharmos e desenharmos o futuro”, pontua.



ALGUNS PARTICIPANTES DO FESTIVAL CRIATIVAR



De 24 a 27 de setembro, o CriAtivar – que aposta na tendência da dispersão dos grandes centros urbanos, em decorrência do amadurecimento do trabalho remoto – vai reunir nomes como Brian Solis (escritor, antropólogo digital e futurista classificado pela Forbes como uma das mentes de negócio mais criativas e brilhantes do nosso tempo); Domenico De Masi (sociólogo italiano formulador do conceito ócio criativo); Ana Carla Fonseca (vencedora do Prêmio Jabuti, categoria Economia); Luiza Voll (Contente); Facundo Guerra; Ana Fontes (empreendedora social RME e IRME, delegada líder BR W20/G20, eleita uma das 20 mulheres poderosas pela Forbes BR 2019, Top Voices LinkedIn 2020); Glamour Garcia (atriz, interpretou Britney na novela A Dona do Pedaço); Watatakalu Yawalapiti (uma das grandes lideranças ndígenas no Alto Xingu, protagonista do documentário "Gigantes pela própria natureza"); Luli Radfahrer (professor, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, pesquisador, designer e analista de tendências digitais); Heitor Dhalia (sócio da Paranoid e diretor de filmes como "O Cheiro do Ralo" e "Serra Pelada"), entre outros expoentes da criatividade.



Feira Criativa



A ideia é valorizar os produtores locais, autorais, criativos, negócios de impacto social e os empreendimentos solidários populares, buscando fortalecer a diversidade de relações econômicas e de trabalho, proporcionar a produção de renda popular e possibilitar uma nova forma de relacionamento entre produtor e cliente, que ao invés de consumir irá usufruir com consciência e respeito às pessoas e a Mãe Terra.

Não serão realizadas vendas diretamente pelo site do evento. Será uma vitrine organizada por segmentos com textos, fotos e contatos de cada expositor. "Buscamos reunir num único espaço artistas e produtores independentes, valorizando o trabalho manual, a economia criativa, o consumo consciente e a produção local das mais variadas artes, produtos e serviços, de fazer artesanal, inclusão social, sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica, valorizando a cultura e a geração de trabalho e renda. Serão vários segmentos expostos, como moda, artesanato, gastronomia, perfumaria, entre outros", declara Andréa Campanilli.



E Mariane Costa completa: "Será realizado pela primeira vez o Clube de Trocas Ao Vivo, onde as pessoas poderão trocar peças entre elas de forma online, incentivando a moda circular. Apostamos nesse modelo criativo afim de reduzir os impactos negativos no meio ambiente ocasionados pela indústria da moda".



A Feira Virtual Criativar contará com até 100 expositores. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto onde passarão por uma curadoria.



As inscrições podem ser realizadas por empreendedoras/es que estejam a frente de iniciativas que contemplem produtos, serviços e/ou artistas do setor criativo; pessoas que residam em um dos municípios da Baixada Santista com preferência para trabalhos manuais, autorais e não industriais.



Serão priorizados expositores que se encontrem em situação de refúgio, imigrantes, indígenas quilombolas, caiçaras e pessoas trans.



O lançamento da Feira CriAtivar será em 5 de setembro.


Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro 


TAG

Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “OxiGênio Criativo é parceira da Feira Virtual CriAtivar