Aparato do Entretenimento: Ivo Müller encena solo teatral RILKE e produção teatral argentina pela internet
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Ivo Müller encena solo teatral RILKE e produção teatral argentina pela internet


Ator pesquisa obra de Rainer Maria Rilke há mais de 10 anos, está envolvido em peça argentina concebida para o Zoom, uma experiência que mistura teatro e cinema ao vivo


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Em meio a pandemia global, o teatro se reinventa com o universo das mídias digitais. Nesse cenário, Ivo Müller encena dois espetáculos na internet, o primeiro é RILKE, solo teatral com direção de Arieta Corrêa e baseado na obra de um dos maiores escritores do século XX. O ator vai fazer uma apresentação por semana em uma live em sua conta de Instagram.

A sessão ocorre toda segunda-feira, às 21h, e inicia a partir de 29 de junho. A segunda é Cajas Chinas, produção argentina, que foi concebida diretamente para a plataforma Zoom. A trama tem dramaturgia e direção de Kris Niklison e traz uma experiência virtual que flerta com cinema e teatro. As apresentações ocorrem todas às quintas-feiras às 22h a partir de 25 de junho.

Nos Palcos do Instagram

Na peça RILKE, em um mundo dominado por ruídos, um homem busca o silêncio, essencial para conversar com deuses e anjos. A peça aborda o universo de um escritor que tenta produzir alguma obra artística, mas há cerca de um ano só consegue escrever cartas. É uma peça que mostra as reflexões trazidas pelo escritor sobre a solidão, a necessidade da reconexão do homem com a natureza e que caminhos seguir diante de um cenário de dúvidas e incertezas, questões que atingem diretamente o espectador de hoje. 

A montagem faz parte de uma pesquisa de mais de dez anos sobre a obra do poeta, passou pela Biblioteca Mario de Andrade e Sesc Pinheiros. Inclusive, em 2010, Müller estreou o monólogo Cartas a um Jovem Poeta, que também se passava no universo do escritor. A obra de Rilke é uma das mais traduzidas, lidas e admiradas, em especial as Cartas a um Jovem Poeta. Nascido em Praga, em 1875, passou a assinar Rainer por influência da poeta e escritora russa Lou Andreas-Salomé, de quem foi amante (também amiga de Nietzsche e discípula de Freud).

Foi secretário particular do escultor Auguste Rodin, sobre quem escreveu um livro. Morreu em 1926, na Suíça, vítima de uma leucemia. Não há provavelmente outro autor que tenha deixado um rastro tão minucioso de sua vida como Rilke, não só em verso e prosa, mas principalmente na extensa obra epistolar: estima-se que tenha escrito cerca de onze mil cartas.

“A peça conversa com o que estamos passando. Rilke se isolava para escrever, mas se comunicava muito pelas suas cartas. É o que todos têm feito via internet durante a pandemia. A solidão era importante, uma oportunidade de olhar para si mesmo, tentar se entender e sair mais forte, buscar fonte de criação. A peça também traz esperança, a arte também tem esse papel, mais uma de suas qualidades diante da atmosfera atual”, conta Müller.

Peça Argentina no Zoom

Em Cajas Chinas, nada é o que parece ser. Um roubo acontece sem deixar nenhuma pista e na busca pelo dinheiro, todas as máscaras caem, e se questiona se tudo é real. Além de Müller, a montagem conta com Daniel Aráoz, Roly Serrano, Romina Gaetani, Sang Ming Lee e a própria Kris Niklison.

Niklison é internacionalmente premiada como cineasta, diretora de teatro, dramaturga, coreógrafa, diretora de fotografia e atriz. Desenvolveu sua própria linguagem teatral, apresentando seus trabalhos em 6 idiomas, em mais de 20 países em 4 continentes. Foi dirigida por Peter Greenaway, Dario Fo e protagonista do Cirque du Soleil. 

Streamings e muito mais

Ivo Müller está em um momento com diversos trabalhos em andamento, inclusive nas plataformas de streamings. Hebe - A Série está disponível no Globo Play (Interpreta Carlucho, cabeleireiro da apresentadora); sua atuação em Tabu, filme de Miguel Gomes, pode ser vista no Mubi e Itunes.

Além disso, dois projetos estão paralisados devido ao Covid-19. A série O Anjo de Hamburgo, da TV Globo e Sony Entertainment Television, que está em processo de gravação. Já o documentário Cine Marrocos, de Ricardo Calil (Vencedor do Festival É Tudo Verdade 2019), deve ganhar uma data de lançamento após a pandemia. No projeto, Müller realizou a preparação do elenco formado por moradores da ocupação do antigo Cine Marrocos. 


Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Ivo Müller encena solo teatral RILKE e produção teatral argentina pela internet