Aparato do Entretenimento: Luizinho Lopes celebra 40 anos de carreira com lançamento do álbum ao vivo ‘Dossiê40’
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Luizinho Lopes celebra 40 anos de carreira com lançamento do álbum ao vivo ‘Dossiê40’



Apreciador, criador e desbravador da MPB, cantor e compositor mineiro representa a música brasileira de qualidade

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Vídeos do show “DOSSIÊ40” serão lançados semanalmente no canal de YouTube do artista. Inscreva-se!


Para comemorar seus 40 anos de música, o cantor e compositor Luizinho Lopes lança nesta terça-feira, 12 de maio, o álbum “DOSSIÊ40”, que sintetiza sua carreira musical. As canções do repertório atestam o compromisso com a qualidade e a inventividade, que marcam a trajetória do artista nessas quatro décadas. 

Gravado na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora, o disco tem direção musical do maestro Ricardo Itaborahy e mistura canções de álbuns anteriores a outras inéditas. Em tempo de distanciamento social, é uma boa maneira de revisitar o show e também aliviar as angústias do momento como só a arte, em especial a música, tem conseguido fazer. 

“Estou bem feliz porque acredito que DOSSIÊ40 é um trabalho maduro e muito bem costurado. Estou com um pressentimento bem forte que ele terá uma ótima aceitação, e que minha carreira tem tudo pra se expandir bastante a partir deste álbum”, vibra Luizinho.

Três canções do novo álbum são frutos de parcerias: “A Sola Do Palato”, com o maestro paulistano Roberto Lazzarini e o poeta Iacyr Anderson Freitas; “No Retrato”, mais uma em parceria com Iacyr; e “Em Mim”, com letra do premiado romancista Luiz Ruffato, único brasileiro a faturar o prêmio Herman Hesse, em 2016, na Alemanha.

O show traz algumas músicas inéditas ou nunca gravadas, como “Charada”, guardada há quase 20 anos, sobre o medo em uma nova relação amorosa. “Há sempre uma charada a ser decifrada”, aponta Luizinho. Há ainda “Que Loucura”, finalista em 1992 do Festival Nacional do Carrefour, em Uberlândia (MG) e que recebeu novos arranjos para o show “Dossiê40” com Luizinho e a intérprete original Andrea Monfardini.

Outra pérola de sua carreira nunca registrada é “Vice-Versa”, apresentada em 1982 no programa Som Brasil, da TV Globo, com Rolando Boldrin, que tematiza o diálogo entre opressor (na voz de um cantor) e o oprimido (representado por uma mulher, uma cantora), num Brasil que vivia ainda sob o aparato da ditadura militar. É um dos destaques do álbum “DOSSIÊ40”.

Compõe também o repertório a música “Falas Perdidas”, título de seu álbum anterior. A letra é um trocadilho com a expressão “bala perdida” e, metaforicamente, refere-se ao fato de que, nesses tempos de intolerância, a palavra, que sempre teve um grande poder, torna-se aniquiladora da verdade e dos afetos.

Participam do disco gravado ao vivo os músicos Bré Rosário (percussão), Daniel Drummond (Violão de aço), Dudu Lima (Contrabaixo acústico), Leandro Scio (bateria), Ricardo Itaborahy (Piano, acordeom e voz) e Eusebio Monfardini, Participação especial ao piano em “Vice-versa” e “Coração Kamikaze”. “Ele foi meu primeiro arranjador depois que parti para carreira solo em 1983. Conhece muito o meu trabalho, escreveu muitos arranjos para mim, arranjos para orquestra inclusive”, destaca.

As cantoras Andréa Monfardini e Elisa Bara Zaghetto dividem parte do show com Luizinho, completando as vozes do palco. «Andréa vem participando de vários projetos meus desde a época do Grupo Vértice, em torno de 1980. Ela tem uma voz singular». Já Elisa vem se destacando no cenário artístico de Juiz de Fora, seja como cantora ou atriz (teatro e cinema). Possui uma voz de um timbre doce sem ser melado...é muito versátil e afinadíssima », diz o artista, também padrinho da jovem.

Compositor de grande intimidade com a poesia, as palavras e a natureza, Luizinho tem um vasto conhecimento nas artes. Pós graduado em Cinema Documentário (FGV/RJ), ele está sempre compondo e suas músicas possuem melodias imagéticas que envolvem e aguçam todos os sentidos de quem ouve.

Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Luizinho Lopes celebra 40 anos de carreira com lançamento do álbum ao vivo ‘Dossiê40’