Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: Te Doy la Vida, uma trama afável conduzida sob um ritmo frenético
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: Te Doy la Vida, uma trama afável conduzida sob um ritmo frenético

Eva Cedeño, José Ron, Leonardo Herrera e Jorge Salinas em pôster promocional da novela 'Te Doy La Vida' - Créditos: Televisa S.A

No ar desde 23 de março de 2020, Te Doy la Vida, tem mostrado grande fôlego no Las Estrellas. Acompanho a novela desde sua estreia e trago hoje minhas considerações sobre o folhetim da produtora Lucero Suárez.


Leonardo Herrera em cena da novela 'Te Doy La Vida' - Créditos: Televisa S.A

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Protagonizada por José Ron, Eva Cedeño, Leonardo Herrera e Jorge Salinas, o folhetim da Televisa tem conquistado boa repercussão no México e Estados Unidos, seja na TV ou na internet.


Eva Cedeño, José Ron e Jorge Salinas em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

  
Eva Cedeño, José Ron, Leonardo Herrera e Jorge Salinas em arte promocional da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

Produção

Lucero Suárez infelizmente não teve muitos de seus trabalhos exibidos no Brasil, dentre as tramas que levam a sua chancela final a única apresentada foi 'Querida Enemiga'. 'Cuna de Lobos' e 'En Carne Propria' na qual foi creditada como gerente de produção, também foram exibidas no Brasil.

De qualquer forma, quem acompanha os projetos assinados por Suárez, sabe que a produtora consegue transmutar o teor folhetinesco com a simplicidade. 'Ringo', 'Enamorándome de Ramón', 'La Vecina' e 'De que te quiero te quiero' são exemplos claros da abordagem da profissional. 

Contudo, até o presente momento Lucero Suárez tem superado suas telenovelas antecessoras. 'Te Doy la Vida' além de uma exímia produção, apresenta uma adaptação plausível e elenco entrosado. Não é à toa que o folhetim é uma das maiores audiências do Las Estrellas, perdendo apenas para a clássica série 'La Rosa de Guadalupe'.




José Ron e Leonardo Herrera em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

Roteiro

Baseada na ideia de María José Galleguillos (Destinos Cruzados) e nos roteiros da obra original escrita em parceria com Arnaldo Madrid, Hugo Moreles e Rosario Valenzuela - Te Doy la Vida - tem co-adaptação assinada por Edwin Valencia, Carmen Sepúlveda, Lucero Suárez e Luis Reynoso, enquanto a edição literária fica a cargo de Pilar Pedroza.

O fato de Lucero Suárez estar envolvida no desenvolvimento do roteiro, diz muito sobre o sucesso da novela. Não que a produtora seja a 'salvadora da pátria', mas a presença da showrunner no advento da criação, mostra um envolvimento sagaz no projeto. Outro ponto que vale destaque é essência e personalidade de Edwin Valencia, roteirista responsável pela adaptação de outras tramas de Suárez, que novamente impõe no script seriedade e autenticidade.

A composição textual de 'Te Doy la Vida' é outro marco positivo da obra. A condensação de núcleos, sempre apresentados sob uma perspectiva expressiva, fazem da telenovela um produto com aproveitamento, tanto no quesito entretenimento quanto apelo público, vez que, a trama aborda temas pertinentes como a alienação parental, por exemplo.




Eva Cedeño e José Ron em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

Detalhes Técnicos


Diferente das últimas tramas assinadas por Salvador Mejía, Ignacio Sada e Nathalie Lartilleux, que em miúdos compartilham certa equiparidade com as de Lucero, Te Doy la Vida, tem melhor planejamento técnico, mesmo em plena pandemia de Covid-19. 

Tanto a cenografia a cargo de Rafael Hernández e Ricardo Navarrete como a ambientação de Liliana Mexia e Emanuel Durán, conduzem a telenovela para uma aproximação com a realidade de famílias de classe média e classe média alta. Os cenários são plausíveis, assim como as vestimentas e acessórios, ficando claro para o telespectador que a novela está compromissada em transmitir contextualidade.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Eva Cedeño e José Ron em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

Música

O tema "Te Doy la Vida" escrito por Jorge Eduardo, Murguía Pedraza, Mauricio Arriaga e Leonel García é interpretado pelo cantor Leonel García. Sutil e harmonioso, a canção título vai ao encontro da proposta da telenovela.




Leonardo Herrera e Jorge Salinas em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

Direção

Conduzida por Rubén Nelhiño e Sergio Cataño (Amar Sín Limites) como diretores de cenas e Adrián Frutos (Ringo, la pelea de su vida) e Victor Soto como diretores de câmeras, a trama apresenta uma abordagem correta e dinâmica.


Eva Cedeño e Jorge Salinas em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A


 José Ron e Jorge Salinas em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

Produção associada

O carimbo do produtor associado Ángel Villaverde é presente mais uma vez, novamente ao lado de Lucero Suárez como nas obras - 'Ringo, la pelea de su vida', 'Enamorándome de Ramón', 'La Vecina', 'De que te quiero, te quiero', 'Zacatillo, un lugar en tu corazón' e 'Querida Inimiga' - Villaverde denota sua transparência ao abordar com sutileza temas importantes e de caráter social. 


Leonardo Herrera e Jorge Salinas em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos; Televisa S.A


Destaques na atuação

Ernesto, interpretado por Jorge Salinas é o maior destaque da telenovela. O grande vilão do melodrama, seu personagem é o alimento de toda a trama, partindo dele os maiores imbróglios que envolvem Elena, Pedro e Nico. Ernesto, obviamente não é o primeiro vilão da carreira de Jorge Salinas, mas sem dúvidas será um dos que ficarão marcados para sempre pela sua alta carga dramática, perversidade, hipocrisia e nocividade, tudo isso, mediante o núcleo que envolve uma criança, seu filho adotivo Nico.

Siga o nosso perfil no Google News


José Ron e Danny Perea em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

Danny Perea é outra atriz que tem muito realce entre os personagens, sua Gina López é fria, calculista e egocêntrica. Uma típica vilã de novela rosa, Danny utiliza de instrumentos clássicos das telenovelas para compor a personalidade de sua personagem, desta forma, é comum notar certos exageros em cena, como o uso da voz estridente, gritos e gesticulação enérgica. Embora a frequência deste estereótipo seja costumeira na obra de Lucero Suárez, Danny tem conduzido coerentemente sua personagem.

José Ron e Leonardo Herrera em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

Nicolás Rioja Villaseñor interpretado pelo ator Leonardo Herrera é sem sombra de dúvidas também um dos maiores destaques da produção. O jovem ator é a alma da trama, partindo dele o principal carisma do projeto. Seu jeito doce e meigo de enxergar seus problemas, garantem brandura a telenovela, vez que, Nico sofre de leucemia. Uma atuação intensa e agradável.


Ramses Alemán e Ara Saldivar em cena da novela 'Te Doy la Vida'  - Créditos: Televisa S.A

Gabriela e Samuel, vividos pelos atores Ara Saldivar e Ramses Alemán também é outro casal com certa ênfase na trama. Favorecidos pela simpatia, os jovens atores unem a bela atuação ao enredo agradável de seus personagens, ficando desta maneira muito fácil se afeiçoar aos dois.


Eva Cedeño e Jorge Salinas, ao fundo em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

Após interpretar Leticia Jara em 'Por Amar Sin Ley' Eva Cedeño retornou a Televisa, agora com uma protagonista. Elena é uma mocinha diferente das convencionais, é destemida, incisiva e luta pelo amor de seu filho adotivo Nico. Nem sempre amável, Elena é possessiva e não aceita ser contrariada. Cedeño, assim como Jorge Salinas é um nome proeminente no elenco e sua presença é um dos maiores acertos.


José Ron em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

José Ron tem apresentado uma atuação correta e dentro do esperado, um dos rostos mais frequentes nos projetos da Televisa atualmente, Ron tem carisma em cena e tem conduzido seu Pedro com empenho. Os seus melhores takes são ao lado de Nico, personagem do jovem Leonardo Herrera.



Conclusão

'Te Doy la Vida' assim como a sua original chilena é uma boa opção familiar, seu esboço é linear e apresenta um clímax coerente. Há existência de uma onipresença e similaridade com a obra produzida pela AGTV Producciones e exibida pela emissora MEGA no Chile. Posicionamento coerente e que traduz uma releitura proeminente.

No Brasil, 'Te Doy la Vida' provavelmente se adequaria, assim como algumas tramas no passado: "Cárita del Angel' e 'Gotita de Amor' são exemplos claros, de folhetins que seguem a linha infantil dramática e que garantiram bons índices de audiência. 

Um fato que talvez contrapõe essa falácia é a presença de vilões representativos e constantes, vividos por Jorge Salinas, Danny Perea e Camila Selser, que usam de vários instrumentos para tentar separar os mocinhos interpretados por Eva Cedeño e José Ron, inclusive usando Nicolás (Leonardo Herrera) como apetrecho.


José Ron e Leonardo Herrera em cena da novela 'Te Doy la Vida' - Créditos: Televisa S.A

Curtiu a crítica? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.

Aproveite e leia também a crítica escrita pelo meu amigo Jonathas Lopes para o site Estrela Latina.


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: Te Doy la Vida, uma trama afável conduzida sob um ritmo frenético