Aparato do Entretenimento: Relembrando Sucessos: Mundo de Feras, uma vilã endiabrada em um flop mais recordado que muitos êxitos
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Relembrando Sucessos: Mundo de Feras, uma vilã endiabrada em um flop mais recordado que muitos êxitos


Edith González, César Évora e Gaby Espino em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A


Em 2005 o produtor Salvador Mejía Alejandre lançou uma novela intitulada 'A Madrasta' que foi um dos maiores hits daquele ano no México. Após essa novela era para 'Alborada' trama de época produzida por Carla Estrada substituísse 'A Madrasta', no entanto, Estrada enfrentou alguns problemas de produção com seu folhetim e Mejía sugeriu a Televisa que ele poderia emendar duas novelas seguidas, foi assim que surgiu 'La Esposa Virgen' novela protagonizada por Adela Noriega e que teve uma audiência bem mediana. Junto com 'Rosalinda', essas tramas foram as únicas da carreira do produtor a não ser nem um fracasso, tampouco um sucesso.

No ano seguinte porém, Mejía sentiu o gosto amargo do que é um verdadeiro flop na boca ao lançar uma novela bem ambiciosa no horário nobre que trazia grandes estrelas no elenco como César Évora, Helena Rojo, Ernesto Laguardia e Edith González como a grande vilã da trama, ele também juntou três sinopses diferentes em uma só para a história soar original. Foi nesse contexto que surgiu um dos grandes flops daquele período e que também marcou o primeiro fracasso na carreira do produtor, mas que curiosamente é mais recordada que muitas novelas de sucessos: 'Mundo de Feras'.



Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



César Évora e Laura Flores em foto promocional do folhetim - Créditos: Televisa S.A


“Mundo de Feras” segue a história de Gabriel e Damião, gêmeos idênticos que foram separados ao nascer e cujas vidas seguiram rumos diferentes. Gabriel cresceu rodeado de luxo e muito querido por seus pais adotivos, enquanto Damião cresceu em um ambiente sem recursos financeiros, foi praticamente abandonado e sofreu bastante. Tanto sofrimento fez com que ele enveredasse para o caminho do crime. Senão bastasse, em um acidente, ao fugir da polícia, Damião perdeu uma perna. Ao saber da existência do irmão, um ódio e um ressentimento incontrolável são despertados em Damião. E a partir daí torna-se o inimigo mais cruel de seu próprio irmão. Seu principal objetivo de vida é agora destruir Gabriel.

A vida de Gabriel, no entanto, está longe de ser um mar de rosas. Sua primeira esposa, mãe de seu primogêntio, Rogério, ficou muito doente e morreu durante o parto de sua segunda filha, Paulina. Após superar uma imensa dor e sofrimento com a perda da mulher, Gabriel conheceu Joselyn, uma viúva atraente e mãe de uma menina, e se casou novamente.

Os primeiros anos de seu segundo casamento foram tranquilos, e dele nasceu Luizinho, seu filho caçula. Anos mais tarde, Joselyn sofreu um acidente de carro e perdeu o bebê que esperava. E para piorar, Luizinho, que estava no carro, teve um grave ferimento nas pernas. Desde então Joselyn afastou-se do marido, passou a culpá-lo pelo que aconteceu e ter recorrentes crises de ciúmes. Além disso, Gabriel vive com seus sogros. São eles Clemente e sua esposa Miriam, uma mulher fria, ambiciosa e maldosa.

Damião, por outro lado, aproveitou-se da inocência de Regina para conquistá-la. Regina é uma mulher tímida e submissa, que foi sempre apaixonada por Gabriel. Seus pais, porém, foram contra o romance. Ela, então, acabou casando-se com o irmão gêmeo de seu verdadeiro amor. Desde então sua vida tem sido um inferno. Ciumento, o marido está sempre lhe acusando de adultério e aproveita também para maltratá-la. Um dos alvos da tortura é o próprio filho do casal, João Cristóvão. Damião acha que o garoto é fruto de adultério e, portanto, não é seu filho, mas de Gabriel.

João Cristovão e Paulina, filha de Gabriel, viveram um grande amor, mas que não vingou por divergências entre suas famílias e devido às armações da intriguenta Karen, filha mimada do primeiro casamento de Joselyn.

Um dia, Mariângela, filha de Clemente, chega à mansão de Gabriel. Ela torna-se, então, governanta da casa e uma espécie de tutora de Luisinho. Odiada por Miriam, ela será maltratada pela madrasta. Quem se encanta com a moça é Leonardo, filho da empregada da mansão, a doce Candelária. Logo que a conhece, ele se apaixona por Mariângela e, durante a trama, fará de tudo para conquistá-la. A moça deverá mudar o destino de muitos personagens e mexer principalmente com o coração de Gabriel.

Mas Mariângela não será a única pessoa que afetará a vida dos principais personagens da trama. Dolores, irmã do primeiro marido de Joselyn, que acabou de deixar a prisão após cumprir uma pena injusta por ter assassinado seu irmão. Todos pensam que Dolores virou freira, mas por trás da roupa, ela planeja uma vingança e fará de tudo para ter justiça.

Edith González caracterizada como Joselyn em foto promocional da trama - Créditos: Televisa S.A

'Mundo de Feras' foi uma novela repleta de aprendizados do que não fazer. São tantos erros que nem sei por onde começar, mas vamos lá.
A direção de cena era bastante irregular, a produção de Mejía era de gosto bem duvidoso, o elenco mal escalado, o figurino era esquisito em muitas cenas, os cenários super exagerados, a casa de Joselyn e Gabriel por exemplo era super cafona, com um tom macabro e o roteiro a cargo de Liliana Abud foi sem sombra de dúvidas o maior erro da novela.
Quem teve a brilhante ideia de fusionar três histórias que nada tinham haver uma com a outra? A parte dos gemêos vinha de 'Paixão e Poder' de 1988, Joselyn vs Mariangela veio de uma trama venezuelana do mesmo nome de 1991 e o gancho de Leonardo era oriundo de 'Rolando Rivas, taxista', a junção de várias histórias diferentes rendeu uma trama inchada e mal desenvolvida, que não tinha identidade própria e vários personagens sem graça.
Falando em personagens sem graça, nunca foi visto tantos dentro de uma novela. Mejía trouxe da Venezuela a atriz Gaby Espino que interpretou a protagonista Mariangela, a personagem mais sem graça da trama, foi um daqueles papéis de protagonista que era tudo menos o papel principal da trama, era colocada sempre de lado na novela e qualquer outro personagem tinha mais destaque que ela.
O grande ator César Évora teve aqui o pior papel de sua carreira. O seu galã Gabriel era tão passivo que irritava e seu vilão Damião era um pirado urbano que só gritou, gritou e gritou o folhetim inteiro até dizer chega.
Sara Maldonado e Sebastián Rulli em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Sara Maldonado na pele de Paulina filha de Gabriel, não convenceu em nenhum momento, Sara não é uma grande atriz e também é muito inexpressiva, estava sempre com a mesma cara a cada take da trama. Assim como Michelle Vieth que exagerou daquele jeitinho que a gente conhece com direito a um biquinho em cada cena da trama, ela viveu Karen a filha mimada de Joselyn, houveram cenas que era impossível não dar risada com a performance da atriz.
Carmem Salinas repetiu o mesmo papel que teve em 'Abraça-me Muito Forte' e 'No Limite da Paixão', a única coisa que mudou foi apenas o nome da personagem. Sinceramente nunca entendi porque a atriz aceitava esses mesmíssimos papéis nos circos de Mejía. E o que falar do menino Sebastián na pele de Luisinho filho de Joselyn e Gabriel, o menino era tão irritante e o público reclamou tanto que ele foi morto antes do fim da trama.
Ernesto Laguardía teve também nesse folhetim o pior papel de sua carreira, seu personagem Leonardo era um chato e sua história super batida. A grande atriz Azela Robinson teve um papel horrível na pele de Dolores, uma mulher presa injustamente e que procurava vingança. O perfil da personagem não combinava com a atriz e ela mesma declarou mais tarde que não gostava da novela.
Mas eu fiz uma vilã tão memorável que salvei a novela do esquecimento - Créditos: Televisa S.A

Como vocês puderam observar o que não faltou foi destaques negativos. Mas em composição teve uma atuação irrepreensível que cobriu tudo de ruim que a novela apresentou e salvou a mesma do esquecimento.
A saudosa Edith González interpretou uma vilã pra ninguém botar defeito. Sua personagem Joselyn era uma verdadeira fera que fazia atrocidades até com o próprio filho e que estava disposta a tudo para alcançar seus objetivos, armando as melhores situações durante toda a novela. Não é exagero dizer que foi a verdadeira protagonista da trama, foi uma espécie de 'Rubi' e 'Teresa'. A atuação da atriz era ótima, ela compôs uma vilã para entrar na história e conseguiu, sua personagem é recordada por todos até hoje. Saudades Edith!
Além de Edith se destacaram, Helena Rojo no papel de Miriam a mãe de Joselyn, Laura Flores como Regina a esposa de Damião e que sofria muito nas mãos dele também esteve ok, Margarita Isabel na pele da divertida Otília que tinha a mania de chamar a todos no diminutivo e Sebastián Rulli que ainda que estivesse com um cabelo muito chamativo mostrou competência em cena na pele de João Cristóvão.
Gaby Espino e Ernesto Laguardia em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Para fechar o circo que foi 'Mundo de Feras', a novela ainda teve os bastidores bem tumultuado. Na época as capas de revistas comentaram que a rivalidade entre Edith González e Gaby Espino tinha saído da ficção para a vida real e que uma não falava com a outra nos bastidores.



Também na reta final do folhetim Gaby Espino deixou o projeto, ela teve o contrato de seu apartamento no México encerrado pela Televisa e viu sua personagem ser diluída de vez na trama. Mais tarde ela mesmo se queixou de sua rivalidade com Edith e chegou inclusive a chamar a atriz de velha e reclamou da má localização do apartamento dado a e ela pela Televisa para sua estadia no México. 
No Brasil foi transmitida pelo SBT entre 26 de março a 22 de junho de 2007 em 65 capítulos, substituindo a reprise de 'Marisol' e sendo substituída pela reprise de 'A Usurpadora'.
Assim como ocorreu em sua exibição no México, 'Mundo de Feras' também foi um retumbante fracasso em sua exibição por aqui no SBT, fechando com uma média geral de 3 pontos em um horário que pedia 8, chegou inclusive a marcar 1,4 pontos de audiência em determinado capítulo.
Mas nesse caso não culpo só o fato da novela ser ruim não, o SBT também teve culpa no cartório. No período de exibição da novela o canal passava por uma grande crise de audiência e nada dava certo por lá, então porque diabos foram apostar em uma novela que não tinha feito sucesso nem no México, quem dirá aqui.
Um dado curioso sobre sua exibição aqui no SBT, é o fato de muitas pessoas relatarem que 'Mundo de Feras' só teve uma chamada de estreia no canal e que essa chamada só foi exibida no dia de sua estreia, já outras pessoas afirmam que a novela teve outras chamadas, mas pouco divulgadas. A questão aqui é que nota-se que nem o SBT acreditava tanto no potencial dela e que independente de quantas chamadas teve, foi um projeto pouquíssimo divulgado pela emissora.

Michelle Vieth, Edith González e Helena Rojo em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

No geral 'Mundo de Feras' foi uma novela repleta de ensinamentos do que não fazer em uma produção, entretanto é um folhetim que sempre será recordado por causa de seus problemas nos bastidores e também por causa de sua memorável Joselyn. Mesmo sendo um circo flopado, a trama segue viva na mente do público graças a essa super vilã, que foi o fato de tornar a novela mais lembrada que muitas tramas de sucesso. Então viva à Joselyn!


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.



Siga o nosso perfil no Google News




Siga-me no Twitter: @EduardoOAlves2 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Relembrando Sucessos: Mundo de Feras, uma vilã endiabrada em um flop mais recordado que muitos êxitos