Aparato do Entretenimento: O que a pandemia de Covid-19 quer nos ensinar?
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

O que a pandemia de Covid-19 quer nos ensinar?


Créditos: Google Images

Ola #Amoras.

Estamos vivendo tempos de medos, mas também estamos tendo a oportunidade de fazer sérias reflexões e voltarmos nossa atenção a coisas importantes que provavelmente a muito tempo deixamos de lado. 

Certamente nenhum de nós desejou que 2020 houvesse uma pandemia que paralisaria o nosso país e as maiores potências globais. Mas a pandemia é real e além de cuidados com nossa saúde física, precisamos nos lembrar de cuidar de nossa saúde mental e emocional. 

Eu particularmente tenho refletido muito a respeito de tudo isso, e cheguei a seguinte questão. Afinal o que essa pandemia quer nos ensinar? Acredito que tudo o que acontece em nossa vida tem seu motivo e tem sua lição.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Esse momento pelo qual estamos passando, não apenas aqui no Brasil, mas a nível mundial traz algumas reflexões e aponta muito sobre que tipo de pessoas somos e quem deveríamos ser.  

Essa pandemia vem mostrar o quanto podemos ser egoístas ou altruístas. Falando especificamente do cenário brasileiro, podemos observar que em meio a tudo isso,  o bom e o bem tem sido superior.  

Mas como uma pandemia demonstra isso? Bem esse é o momento em que temos que deixar de olhar para o próprio umbigo e sair de nossa bolha de arrogância. Não é o momento do EU e sim do Nós.  







Créditos: Governo do Estado de São Paulo


Ah, mas eu não faço parte do grupo de risco da doença, então não tem problema #partiubalada. Que bom que você não faz parte do grupo de alto risco. Mas vem cá. 

Tenho certeza de que em sua família, provavelmente na sua casa existem pessoas que sofrerão muito se forem acometidas pelo vírus não é? Calma Danny, elas não saem de casa. E nem precisam. Pois se você que não está levando o isolamento social a sério for portador do vírus durante pelo menos 9 dias, poderá transmitir a doença sem ter nenhum sintoma. 





Na família não tem pessoas do grupo de risco? Ótimo. Mas eu tenho outro argumento para que você siga as orientações do Ministério da Saúde. Países com os melhores sistemas de saúde do mundo, entraram em colapso devido ao alto número de doentes nos hospitais. Agora imagine como seria o cenário no Brasil, que tem o SUS sucateado devido a desvios e corrupção enraizada? 

E temos que lembrar que não são apenas as pessoas com Covid-19 que precisam de internação. As doenças como febre amarela, dengue, chikungunya, pessoas que sofrem acidentes e precisam de intubação etc. O Brasil tem hoje cerca de 16 mil leitos de UTI espalhados pelos estados e municípios e uma população de aproximadamente 209,3 milhões de pessoas. 

Os indicativos da doença mostram que cerca de 5% da população pode contrair a forma severa e precisar de cuidados intensivos. Veja bem, sem o isolamento social, cerca de 10 milhões de pessoas terão que ser mantidas em UTIs. Não é difícil perceber que teremos que abrir muitas covas.






Os profissionais do HR: José João de Souza Neto; Volnei Aparecido Lopes; Gilvsnete Ferreira Filha; Eulila Bueno de Souza; Lelian salve Coelho; Michela Katiuce Marques; Claudia Aparecida de Amorim; Francielly Ferreira; Neuza Moraes Souza; Janice Macedo; Marilene Bispo Portilho e Anna Luisa. (Foto: Divulgação/Fecebook) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS 

Sem falarmos que existem os profissionais que não podem parar pois são essenciais para que tudo não se transforme em caos, como os médicos, enfermeiros, auxilares de enfermagem, as pessoas que trabalham na limpeza, os caminhoneiros, pessoas de profissões diversas como a logística. Esses profissionais que já são altamente expostos ao vírus tem que atender também a outros doentes, que não estejam com a Covid-19 . 

Então com o isolamento social, ajudamos que o número de contaminados diminua e assim diminuímos ainda que numa escala menor, as chances desses profissionais ficarem doentes, não só com a Covid-19, mas mental e fisicamente também.



Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Você que está lendo esse artigo, percebe que nesse momento as minhas ações e decisões vão refletir na vida dos demais? Que as consequências dos meus atos não vão parar em mim? 

Percebe o quanto temos que ter bom senso, altruísmo e solidariedade nesse momento? Espero que sim. 






Créditos: Governo do Estado de São Paulo 

Então esse é o momento de manter a serenidade. Fazer o que te cabe para que essa doença seja vencida como cidadão, que é se puder, ficando em casa até que as autoridades médicas e científicas digam: "olha já está tudo bem podem voltar a suas vidas normais". Apesar de ter certeza que muita coisa vai mudar e para melhor. Iremos nos tornar pessoas melhores.

Cuide se sua saúde física e mental, leia bons livros, aproveite para fazer aquela mudança na casa que sempre quis e não tinha tempo, arrume seu guarda roupa e separe roupas para doação, tem muita gente precisando. Pratique meditação, faça preces não importa qual sua religião ou crença.  







Créditos: Governo Federal - Ministério da Saúde 

Mas lembre-se que em suas orações você pede a Deus que ajude a humanidade. Mas não esqueça que cada um de nós tem que fazer o que nos cabe. 

Deus vai nos ajudar com certeza, ele não nos desampara, tão pouco nos pune. Esse vírus não é uma punição de Deus. ELE é justo e bom o tempo todo. Os vírus, as doenças, as guerras são feitos humanos, consequências de nossa ganância, arrogância e soberba, de nosso materialismo e sede de poder. DEUS não tem nada que ver com isso. São apenas reflexos de nossos atos. 



Siga o nosso perfil no Google News

Nossas palavras tem que corresponder a nossas ações. Se eu oro pedindo a Deus que nos proteja e nos cure, também tenho que fazer minha parte e me proteger conforme as equipes que tem conhecimento técnico orientam. 

Orar a Deus e ignorar que precisamos fazer o isolamento social, manter uma higiene adequada, participar de aglomerações ou concordar com falas do tipo "é só uma gripezinha", " todo mundo vai morrer um dia" ou "vamos a rua" ditas sem nenhum senso crítico ou embasamento técnico, quando a OMS e autoridades de saúde dizem exatamente o contrário, se você ora a Deus e faz ou concorda com atitudes levianas como as que citei, com todo meu respeito eu digo com o coração na mão, você está orando em vão. 

Se você não seguir as orientações de isolamento social, fizer tudo ao contrário do que está sendo recomendado e acabar adoecendo ou deixando pessoas de sua família doentes, me perdoe, mas não foi por falta de fé ou oração, foi por irresponsabilidade mesmo. 

Então meus #Amoras, sejamos sensatos e cuidem-se. Cuidem dos seus e de si, assim estará cuidando de todos. E se puder #FiqueEmCasa. Já dizia o ditado "Muito ajuda quem não atrapalha" .

Fiquem com Deus.






Siga-me no Twitter: @dannydemoura 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “O que a pandemia de Covid-19 quer nos ensinar?