Aparato do Entretenimento: Desperdício: Novelas mexicanas dos anos 90 e 2000 totalmente ignoradas pelo SBT
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Desperdício: Novelas mexicanas dos anos 90 e 2000 totalmente ignoradas pelo SBT

Foto promocional de Fuego en la sangre - Créditos: Televisa S.A

As novelas mexicanas são patrimônio tombado do SBT, velhas conhecidas da emissora de Silvio Santos, fazem parte da essência do canal e tem público cativo.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Essa semana escrevo com o Eduardo Oliveira (@EduardoOAlves2) para elencar novelas mexicanas que nunca deram as caras no SBT, mesmo com boa repercussão, atores conhecidos e tramas com temáticas semelhantes as exibidas.

Casal protagonista de "Amar Otra Vez" - Créditos: Televisa S.A

Amar Otra Vez
(2003 – 2004)

Exibida em 2003 no México, esse folhetim protagonizado por Irán Castillo e Valentino Lanús, foi uma novela bem comum, mas extremamente cativante que soube conquistar o público justamente por sua simplicidade. Na história Rocío (Irán Castillo) é uma menina alegre e trabalhadora que é enganada por seu noivo, o ambicioso Fernando (Rafael Amaya). No decorrer da trama ela descobre que é possível amar outra vez ao lado do bondoso Daniel (Valentino Lanús), no entanto ele é meio irmão de Brenda (Margarita Magaña) que resulta ser nada mais nada menos que a esposa de Fernando. Digam se não é a cara do que já fez sucesso no SBT? Teria sido uma ótima opção para substituir a reprise de Marimar em 2004. 


Créditos: Televisa S.A

Las Dos Caras De Ana
(2006 – 2007)

Novela filmada em Miami para à televisa em parceria com a Fonovídeo. O folhetim não obteve grandes índices no México, mas teve uma história bem interessante. Na trama a jovem atriz Ana (Ana Layevska) tem sua vida destruída ao perder sua família por culpa de Ignacio (Mauricio Aspe) e de seu pai o importante Alberto (Leonardo Daniel). Decidida a se vingar, Ana decide se passar por outra pessoa. Agora com o nome de Márcia, ela se reaproxima daquelas que acabaram com sua família para executar sua vingança. No entanto ela acaba se apaixonando por Rafael (Rafael Amaya), um jovem que também sonha em ser ator, mas que é irmão de Ignacio, justamente o inimigo de Ana. História bem bacana não é mesmo? Uma trama simples, com uma protagonista vingativa e com vários truques folhetinescos, teria sido uma ótima escolha para substituir Pérola Negra em 2015 no SBT ao invés da reprise precoce de Cuidado Com O Anjo.




Créditos: Televisa S.A

Fuego En La Sangre
(2008) 

Essa novela de enorme sucesso tinha a vingança como seu ponto central. Na trama os irmãos Reyes vividos por Eduardo Yáñes, Jorge Salinas e Pablo Montero desejam vingar a morte da irmã destruindo a família Elizondo, seduzindo três irmãs interpretadas por Adela Noriega, Elizabeth Álvarez e Nora Salinas. No entanto o que era pra ser uma vingança acabou virando três grandes histórias de amor que caíram nas graças do público. Parte do sucesso da trama também ainda se deve aos seus terríveis vilões vividos por Diana Bracho e Guillermo García Cantú. A mistura de vingança com o amor impossível vivido pelos protagonistas fez com que Fuego En La Sangre caísse no gosto popular mexicano, o que provavelmente teria ocorrido aqui no Brasil caso tivesse sido exibida. Teria sido uma ótima opção para a vaga de A Dona em 2016.




Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Créditos: Televisa S.A

La Intrusa
(2001)

Exibida em 2001 no México, La intrusa começou sua exibição rodeada de expectativa, não era para menos pois trazia Gabriela Spanic novamente no papel de gêmeas após o grande sucesso de “A Usurpadora”, porém dessa vez acompanhada por Arturo Peniche. No geral a trama obteve índices bem razoáveis de audiência, não chegando a ser o grande sucesso como era esperado. A história girava em torno de Virgínia uma boa moça que herda a herança do rico patrão causando a ira de seus filhos, para fechar o circo ela tinha uma irmã gêmea chamada Vanessa de aparência vulgar e que pretendia causar muito (numa vibe Paola Bracho, só que sem ser malvada). No entanto o roteiro era uma furada total: A história era muito lenta e não andava de jeito nenhum, além de ter um galã playboy extremamente chato. Mas ainda assim a novela foi um sucesso de vendas obtendo ótimos resultados em vários países. No Brasil, La Intrusa com certeza foi uma das novelas mais pedidas pelo público de Silvio Santos, que inclusive mandou dublar a novela, mas acabou engavetando a mesma. Porém tendo em vista o grande sucesso que a novela foi em outros países, as semelhanças que possuía com A Usurpadora e a grande popularidade de Gabriela Spanic no Brasil, o folhetim tinha tudo pra ir bem por aqui também, ter engavetado ela foi um grande erro da direção do canal. Teria sido uma boa opção para ocupar o horário da reprise de A Usurpadora em 2005.


Créditos: Televisa S.A

En Nombre Del Amor
(2008 – 2009) 

O enredo da trama girava em torno de Paloma (Alisson Lozz), uma jovem órfã que vive ao lado de suas tias, a carinhosa Macarena (Victoria Ruffo) e a terrível Carlota (Leticia Calderón). O amor chega à vida de Paloma através de Inãki, que morre de forma inesperada no dia do casamento de ambos. O amor retorna à vida de Paloma através de Emiliano (Sebastián Zurita) um jovem rapaz que está comprometido com Romina (Altaír Jarabo) que resulta ser a melhor amiga de infância de Paloma. Juntos eles terão que enfrentar muitas barreiras em nome do amor que sentem um pelo outro. A trama foi um grande sucesso tanto de crítica quanto de público, apresentou uma boa história, com muitas reviravoltas e teve elenco acima da média. Leticia Calderón voltava ao elenco fixo de uma produção após anos realizando apenas participações especiais em outras novelas e eternizou sua louca Carlota na mente do telespectador. Outra novela que tinha todos os elementos para fazer sucesso por aqui e que inclusive foi dublada a mando do SBT e esteve muitas vezes cotada para ir ao ar. Não ter exibido En Nombre Del Amor foi um dos maiores desperdícios já cometidos pelo SBT. Teria sido uma ótima opção para a vaga de Querida Inimiga em 2017.


 
Elenco de Los Parientes Pobres - Créditos: Televisa S.A

Los Parientes Pobres
(1993)

Uma das primeiras incursões da produtora Carla Estrada, Los Parientes Pobres é uma produção de muito prestígio. Protagonizada por Lucero e Ernesto Laguardia a trama também tem no elenco Chantal Andere e Ana Patricia Rojo, conhecidas no Brasil por papéis de vilãs ou mulheres descontroladas.

Na trama, Lucero interpreta Margarita Santos, uma jovem alegre e muito querida por todos, mas que acaba perdendo tudo. Los Parientes Pobres por mais que seja uma produção datada dos anos 90, tem uma boa argumentação e excelente trabalho de roteiro. Seria muito bem-vinda em terras brasileiras.


Foto promocional da novela - Créditos: Televisa

El premio mayor
(1995 - 1996)

Produção de Emilio Larrosa, El premio mayor é uma típica comédia pastelão - particularmente nem é uma das nossas tramas favoritas - mas é necessário reconhecer o sucesso da novela mundo afora. 

Cheia de cenas ao melhor estilo "circo" a trama é protagonizada por Carlos Bonavides, Laura León, Sergio Goyri e Sasha Sokol e narra a história de Huicho, um pedreiro, chucro, machista e mulherengo que acaba ganhado na loteria e tornando-se um milionário da noite para o dia, o que acaba desencadeando uma série de situações engraçadas.

A novela segue em exibição no México no Tlnovelas. No Brasil, vale ressaltar, nunca ganhou uma exibição e olha que Emilio Larrosa já teve várias novelas exibidas pelo SBT. 




Daniela Castro, Juan Soler e Francisco Gattorno em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Cañaveral de pasiones
(1996)

A história é batida, todo mundo já conhece, teve versão brasileira, mas é sempre bom reconhecer: Cañaveral de pasiones foi ignorada pelo SBT. Um dos maiores sucessos da produtora Christian Bach, a novela foi responsável por alavancar de vez a carreira de Daniela Castro na Televisa.

Uma história original de Caridad Bravo Adams, contou com a adaptação do casal María del Carmen Peña e José Cuauhtémoc Blanco, conhecidos no México como a dupla de toques soturnos em suas produções, composta por muito drama, sofrimento e romance.

No Brasil a novela não passou em branco, foi exibida pela CNT, metade dublada e o restante legendada. Desaforo, né? 


Protagonistas de Tres Mujeres - Créditos: Televisa S.A

Tres mujeres
(1999 - 2000)

Uma telenovela vanguardista e bem a frente do seu tempo, a produção de Roberto Hernández coloca em foco três mulheres de uma mesma família, de gerações diferentes, com conflitos e situações correlacionadas.

Neste emaranhado folhetinesco, somos apresentados a Fátima Uriarte Saraldi (Karyme Lozano), Bárbara Uriarte Saraldi de Espinoza (Erika Buenfil) e Greta Saraldi de Uriarte-Minski (Norma Herrera), que enfrentam casamentos abusivos, violência e mesmo assim lutam contra o machismo e retrocesso da sociedade contra a figura da mulher.

Lançada totalmente gravada, a novela converteu-se em um enorme sucesso e acabou tendo sua reta final já finalizada, mudada. Parte do elenco foi recontratado e novas filmagens agendadas. 'Tres Mujeres' terminou com êxito na Televisa, marcando o fim dos anos 90 com muita classe. 




Siga o nosso perfil no Google News

Eduardo Palomo e Kate del Castillo em foto promocional de "Ramona" - Créditos: Televisa S.A

Ramona
(2000)

Uma novela com Kate del Castillo (La Mentira) e Eduardo Palomo (Corazón Salvaje) como protagonistas e atuação estrelar de Helena Rojo, não poderia dar errado. Pois é, não deu. Ramona deu o pontapé inicial nas telenovelas nos anos 2000 na Televisa e marcou mais uma vez Eduardo Palomo em um papel magistroso.

Rosa María Martínez (Clase 406) e Lucy Orozco (Teresa - 1989) assinam a produção executiva da novela que infelizmente não deu as caras no SBT, talvez seja até compreensível, pois o folhetim tem como plano de fundo a guerra entre o México, Estados Unidos e a tribo dos índios Yahi na disputa por poder e delimitação de terras. Temática pouco convergente com o calor do povo brasileiro, mas não deixa de ser uma perda imensa. 



----- || ----- || -----

Concorda conosco? Então deixe sua lista de novelas ignoradas pelo SBT nos comentários. 

Coluna escrita para o selo #EmEquipe do site. Curtiu a matéria? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.

Siga o Eduardo no Twitter: @EduardoOAlves2


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Desperdício: Novelas mexicanas dos anos 90 e 2000 totalmente ignoradas pelo SBT