Aparato do Entretenimento: Batgirl: Conheça as adaptações em live-action da heroína
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Batgirl: Conheça as adaptações em live-action da heroína


A atriz cultuada e diretora Karen Gillan demonstrou interesse em dirigir e estrelar um filme da Batgirl, enquanto esteve no Brasil divulgando o longa "Jumanji - Próxima Fase". 


Créditos - Reprodução da Internet
Na entrevista, Gillan foi certeira ao ser questionada sobre uma personagem que gostaria de interpretar. 


A Batgirl seria legal. Ela é uma lenda [...] Meu filme favorito do universo do Batman é o "Cavaleiro das Trevas" [2008]. Gosto de como foi dirigido e adoraria trabalhar nesse universo como diretora. 

Rainha dos fandoms de "Doctor Who", do universo cinemático da Marvel e da franquia "Jumanji", a atriz ainda chamou a atenção da DC Comics na ocasião. Recentemente, Gillan estrelou e dirigiu o drama "The Party's Just Beginning" (2018). O longa foi bem recebido pela crítica.


Créditos - DC Comics/Reprodução da Internet

Anunciado em 2017, não há notícias oficiais sobre o filme da Batgirl desde que Joss Whedon deixou o comando da produção. A nota mais recente é um rumor de que o longa tenha ligações com "The Batman". Roteirista do vindouro "Aves de Rapina" (2020), a autora Christina Hodson substituiu Whedon. 

Por causa do filme solo, a Batgirl acabou mais ou menos de fora de "Aves de Rapina" - equipe criada e liderada por Barbara Gordon por tantos anos nas HQs. 


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


A Batgirl não aparece nas telonas desde "Batman & Robin" (1997), em que foi vivida por Alicia Silverstone. A estreia da heroína no cinema não foi das melhores - como a de muitas outras antes da "Mulher-Maravilha" (2017) mudar tudo.


Créditos - Warner Bros./DC Comics/Divulgação/Reprodução

"Batman & Robin" veio em tempos bastante diferentes para os super-heróis e as mulheres em Hollywood: além das críticas por sua atuação, Alicia Silverstone sofreu forte bodyshaming por parte da mídia e do próprio estúdio após ganhar peso durante as filmagens. A atriz viveu a heroína como Barbara Wilson, sobrinha do mordomo Alfred.



  

Três décadas antes, a Batgirl definitiva para muitos surgiu na pele da eterna Yvonne Craig na terceira temporada da série "Batman" (1960). A atriz viveu Barbara Gordon/Batgirl em antecipação à estreia da personagem nas HQs, em "Detective Comics" #859. 

Craig eternizou a Batgirl em 26 episódios da série.


ETERNAMENTE: Yvonne Craig imortaliza a Batgirl em "Batman". Créditos - Greenway Produtcions/AP/20th Century Fox/Warner Bros. Domestic Television Distribution/Reprodução da Internet

Como houve com Alicia Silverstone, a interpretação de Yvonne Craig sofreu males de sua época. A coreografia das cenas de luta da Batgirl evitava simular golpes marciais, outrora algo não considerado muito apropriado para uma super mulher. Tempos em que a heroína só deveria lutar como uma bailarina em cena.

Essa problemática não impediu Craig de se tornar um modelo para as fãs, como a própria relatou em entrevista:


Ouço mulheres dizerem que fui um modelo para elas. [Diziam] 'Quando eu era pequena, me dei conta que as meninas podiam quebrar tudo assim como os garotos. 

Em contrapartida ao machismo hollywoodiano e à frente de seu tempo, Yvonne Craig fez sua última aparição como a Batgirl em uma campanha em prol da igualdade salarial em 1972.





Em 2003, a atriz Dina Meyer deu vida a Barbara Gordon/Oráculo na série "Birds of Prey" ("Aves de Rapina"). O drama ganhou o título curioso de "Mulher-Gato" em sua exibição no SBT. 

A trama era uma adaptação direta e audaciosa dos quadrinhos homônimos e da lendária graphic novel "Batman: A Piada Mortal", com direito à controversa sequência em que Barbara é baleada pelo Coringa. 


MERECIA MAIS: Dina Meyer como Barbara Gordon/Oráculo em "Birds of Prey" (2003). A série acabou ofuscando adaptação de fase marcante da personagem nas HQs. Créditos - Tollin/Robins Productions/Warner Bros. Television/DC Comics

Paraplégica, ela abandona o posto de Batgirl e se torna a Oráculo, compondo um trio com Helena Wayne/Caçadora (Ashley Scott) e Dinah Redmond (Rachael Skarsten). Na ausência do Batman, as Aves de Rapina passam a lutar contra os criminosos liderados pela Arlequina (Mia Sara) em New Gotham.

Ocasionalmente, Barbara voltava a se trajar como Batgirl em cenas que sugerem que ela deveria ser a protagonista do drama. 


O traje utilizado por Alicia Silverstone foi recolorido para "Birds". Créditos - Tollin/Robins Productions/Warner Bros. Television/DC Comics

Fraca, mal desenvolvida e cancelada após treze episódios, "Birds of Prey" ofuscou a atuação intensa de Meyer e uma adaptação fiel de Barbara como Oráculo, sua fase mais marcante nos quadrinhos. A personagem fez uma participação especial no crossover "Crise nas Infinitas Terras".



Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Enquanto Warner e DC não tiram o filme da Batgirl do limbo, uma de suas encarnações mais significativas poderá ser vista em "Aves de Rapina" - Cassadra Cain. A personagem foi a primeira a ganhar um título solo como "Batgirl" nos quadrinhos, em 2000.



Ella Jay Basco estreia no cinema como Cassandra Cain, primeira aparição em live-action da personagem. Créditos - DC Comics/Warner Bros. Reprodução

Cain é vivida por Ella Jay Basco em "Aves", sua primeira aparição em live-action e a estreia de Basco nos cinemas. Cassandra Cain é apenas a segunda personagem a ter vestido o manto de Batgirl que aparece nas telonas, enquanto a quantidade exaustiva de Batmen e Comissários Gordon está prestes a aumentar com "The Batman" (2021). 

O cinema ainda deve uma adaptação digna à Batgirl e, com a aparente boa recepção de "Aves de Rapina" após a pré-estreia no México e a cura gradual de Hollywood de seu medo das super-heroínas, os fãs já podem ficar esperançosos com o filme.


Cassandra Cain como a Batgirl. A personagem foi a primeira a estrelar uma série própria em quadrinhos. Créditos - DC Comics/Reprodução









Siga o nosso perfil no Google News




Siga-me no Twitter: @zevirtovsf 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Batgirl: Conheça as adaptações em live-action da heroína