Aparato do Entretenimento: As Mamas de Tirésias, drama surrealista que mescla desespero e humor, estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

As Mamas de Tirésias, drama surrealista que mescla desespero e humor, estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade

As Mamas de Tirésias. Créditos: Fábio Amaro e André Capuano

O escritor e crítico de arte francês Guillaume Apollinaire (1880 – 1918) é conhecido por ter inaugurado o termo surrealismo nas artes. A peça As Mamas de Tirésias, de sua autoria, foi escrita em 1903 e é reconhecida por muitos como a obra que inaugurou o termo do movimento vanguardista. 


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


A partir do dia 1º de fevereiro de 2020, o diretor André Capuano estreia uma montagem desse texto na Oficina Cultural Oswald de Andrade. No elenco estão as atrizes Gilka Verana, Ana Paulla Mota e Priscilla Carbone. Também está em cena Almir Rosa como O Povo de Zanzibar, personagem representado pela discotecagem do espetáculo. A temporada vai até 25 de abril, aos sábados, às 11h.

  
Além da peça, haverá também uma oficina de teatro ministrada pelo diretor e elenco do espetáculo e uma mostra de cinema surrealista que levará à Oswald de Andrade filmes icônicos que correspondem à essa temática, como Cidade dos Sonhos e O Anjo Exterminador. 

O drama surrealista As Mamas de Tirésias conta a história de Teresa, que ao romper com seu marido - um homem alucinado por toucinhos - o amarra, se veste com suas roupas, corta as próprias mamas e reivindica a liberdade assumindo a identidade de General Tirésias. Em seguida, ela inicia uma campanha contra a procriação. Seu marido, numa afronta, gera sozinho dezenas de milhares de bebês macabros. O enredo, absurdo, se soma a uma escrita fragmentada e em versos, elementos representativos da dramaturgia de Apollinaire.


Em processo de criação há três anos, a equipe composta pelas três atrizes fez o convite para que André Capuano dirigisse a peça. "O acordo que fizemos quando assumi a direção era de que materializássemos ao extremo todos elementos propostos pelo texto, com cada atriz concebendo cada cena a partir de suas próprias inquietações e vontades artísticas", conta André.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Segundo o diretor, as cenas propostas eram muito diferentes entre si e, não raro, uma contrapunha a outra, o que gerou a concepção da peça. A dificuldade de olhar para a peça como um todo, por causa das diferentes visões apresentadas pelas atrizes, se revelou o gesto principal do espetáculo. A solução foi o aproveitamento máximo das propostas trazidas por cada uma das atrizes para cada parte do texto. Em seguida, André selecionou e sobrepôs os materiais criados, acrescentando também sua visão e conduzindo a criação coletiva das versões finais das cenas e do espetáculo.  
 
Guillaume Apollinaire foi um poeta, escritor e crítico de arte francês considerado um dos mais importantes ativistas culturais da França no início do século XX. Ficou conhecido por sua poesia sem pontuação e por ter influenciado os movimentos de vanguarda que revolucionaram o cenário artístico europeu da época. Sua obra literária é vasta e fragmentada, tendo sido publicada durante quase duas décadas em jornais, revistas, panfletos e livros. Percorreu todos os gêneros – poesia, prosa, teatro, ensaios, crítica e anunciava os princípios de uma nova estética que tinha como fundamento a ruptura com os valores do passado. 

Em 1916, em plena Primeira Guerra Mundial, Apollinaire alista-se no exército francês e é gravemente ferido em batalha. Durante sua recuperação finaliza Les Mamelles de Tirésias, peça escrita em 1903, mas que sofreu drásticas alterações devido sua experiência com a guerra. O drama que mescla desespero com humor, nomeado por ele surrealista, teve sua primeira estreia em 24 junho de 1917. Um ano depois ele morre vítima da gripe espanhola, doença pandêmica que também chegou ao Brasil. Foi enterrado no cemitério de Père-Lachaise em Paris, tendo em seu túmulo uma escultura feita por seu amigo e artista Pablo Picasso.


SINOPSE 

Três atrizes mergulham no drama surrealista de Guillaume Apollinaire para contar a história de Teresa, que amarra seu ex-marido, se veste com suas roupas, sai de casa lutando por liberdade e inicia uma campanha em Zanzibar contra a procriação. Seu ex-marido, em resposta, gera sozinho, num só dia, 40.050 crianças que assumem formas macabras.


Siga o nosso perfil no Google News

SERVIÇO 

As Mamas de Tirésias 
01 de fevereiro a 25 de abril de 2020
Sábados, às 11h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade 
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo 
Ingressos: Grátis
Duração: 150 minutos
Gênero: Drama surrealista
Classificação Indicativa: 18 anos


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “As Mamas de Tirésias, drama surrealista que mescla desespero e humor, estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade