Aparato do Entretenimento: BATMAN: 27 curiosidades sobre a Série Animada no aniversário da estreia
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

BATMAN: 27 curiosidades sobre a Série Animada no aniversário da estreia

DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

Saudações! Questionar a razão de não fazerem mais desenhos animados como antigamente é desejar que o Batman fosse real. Afinal, só sendo o Maior Detetive do Mundo para resolver esse mistério. 

"Batman: A Série Animada" ("Batman: The Animated Series") estreou em 5 de setembro de 1992. Os criadores Bruce Timm, Eric Radomski, Allan Burnett e Paul Dini não idealizavam apenas uma adaptação aclamada do Cavaleiro das Trevas - que comemora seus 80 anos em 2019 com direito a uma exposição no Memorial da América Latina, em São Paulo - mas também uma das melhores séries animadas de todos os tempos.


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

Na web, elenco e colaboradores lembraram com carinho da trama que redefiniu suas carreiras. Batman eternamente, Kevin Conroy agradeceu aos criadores e à Warner Bros. no Twitter. O também eterno Príncipe Palhaço do Crime Mark Hamill lembrou a busca por papéis na Broadway, que o levou ao Coringa na série. 

Há 27 anos da estreia, confira algumas curiosidades de "Batman".


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

DISPENSA INTRODUÇÕES - A produção decidiu não exibir um título durante a abertura da série por considerar o Batman reconhecível o suficiente. 

INSPIRAÇÕES - Os filmes dirigidos por Tim Burton e o desenho do "Superman" dos estúdios Fleischer foram inspirações para "Batman". O gênero film noir também ajudou a compor o clima vintage do desenho.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


PUDIM! - Um presente da série, a Arlequina foi criada para o desenho. Ela foi inspirada em uma personagem da atriz Arleen Sorquin na novela "Days of Our Lives", bem como na personalidade da própria Sorquin - amiga do criador  Bruce Timm desde a universidade. 


A diretora Andrea Romano com o ator Kevin Conroy. Créditos - Reprodução da Internet


VOZ - O ator Kevin Conroy conhecia pouco sobre o Batman ao ser escalado para vivê-lo... e se tornar um recordista no número de interpretações. "Eu só conhecia a série do Adam West dos anos 1960. [...] Cresci numa escola católica, não deixavam a gente ler HQs (risos)", disse Conroy em entrevista.



  
PERA LÁ - Quando ouviu de Conroy que tudo o que ele conhecia sobre o Batman era a série de 1966, Bruce Timm esclareceu que a série não seria tão *divertidinha*. "[Timm] gritou, 'Não! Não é o que a gente vai fazer! Cancela isso!' [Então] Ele me explicou o tom obscuro e noir da história (...). Seria uma tragédia shakespeariana", contou Conroy ao site The Hollywood Reporter.


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

ENTRETANTO - O ator Loren Lester adorava o Batman de 1966 na infância e tomou a liberdade de se inspirar no imortal Burt Ward - o Robin de outrora - para dar vida ao seu Menino Prodígio.

PARA MAIORES - "Batman" se apresentou com um tom relativamente adulto ao de animações de super-herói anteriores. Vide armas de fogo realistas, violência física, o Comissário Gordon sendo baleado e uma ocasional sensualidade.


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

LUZ - O vilão Vagalume foi proibido de aparecer durante a exibição de "Batman" pela FOX. O estúdio tinha receios quanto ao uso de poder de fogo no desenho. O Vagalume só foi liberado quando a série mudou para o canal The WB.



SOMBRA - Adam West, o Batman de 1966, faz uma participação memorável na série como um ídolo de infância de Bruce Wayne. O astro Simon Tent assume o manto de Fantasma Cinzento para lutar ao lado do Batman. O Fantasma é uma clara referência ao Sombra, uma das inspirações na criação do Homem-Morcego.


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

MAIS FANTASMAS - O design do Space Ghost de Alex Toth teve grande influência da arte de Bruce Timm para o Batman na série animada.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

PALHAÇOS - Tim Curry (o Pennywise original) foi a primeira escolha para o papel do Coringa, mas o ator foi demitido após contrair bronquite.  


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

PORTANTO - Mark Hamill fez o teste de Coringa na certeza de que não o conseguiria, pela fama do bom moço Luke Skywalker. Ele também temia uma má recepção como a que Michael Keaton teve quando foi anunciado como Batman (Keaton era conhecido por seus papéis cômicos).

SEREIAS - À frente de seu tempo, as Sereias de Gotham já celebravam o poder feminino em "Batman" - um episódio mostra a Arlequina se libertando do Coringa e partindo para um reinado de crime e caos ao lado da Hera Venenosa. "Nenhum homem pode nos manter prisioneiras!", avisa a Hera.


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

MULTIVERSO - John Glover, que deu voz ao Charada em três episódios, marcaria uma geração como Lionel Luthor em "Smallville". Ele também foi morto por um beijo da Hera Venenosa no filme "Batman & Robin" (1997).

POR FALAR NELA - Diane Pershing, ao interpretar a Hera no desenho, se baseou em seus próprios comerciais de perfume para compor a voz da personagem. 




COMO A GENTE - Mark Hamill se descobriu como o único integrante do elenco que era um fã genuíno do Batman nas HQs. 

HA HA HA - A diretora de voz dessa e de outras inúmeras produções animadas da DC, Andrea Romano, creditou a contratação de Hamill como o Coringa à sua risada. O ator havia desenvolvido várias gargalhadas para uma encenação da peça "Amadeus".


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

VAMPIRO - Romano queria que o lendário Christopher Lee desse voz ao vilão Ra's Al Ghul, o que não se concretizou por Lee morar na Inglaterra. David Warner ("Titanic", "Tron: Uma Odisseia Eletrônica"), favorito da diretora, ficou com o papel.


TREVAS - Para compor as cenas noturnas de Gotham City, a produção optou por criá-las em papel na cor preta. Isso poupou o tempo dos artistas, que não precisariam tingir largas proporções com tinta escura.



AINDA SOBRE IDADE - Regras de classificação indicativa obrigaram Dick Grayson, o Robin, a ser mais velho que nas iterações das HQs. Havia receio do estúdio em mostrar uma criança fazendo manobras arriscadas. 




JUNTOS - O elenco gravava suas falas reunido, o que não é muito comum no processo de dar voz a uma animação ou nos estúdios de dublagem. Em grupo, Mark Hamill era o único que interpretava o Coringa de pé.


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

FACE - Diz-se que o astro Al Pacino teria recusado o papel de Duas Caras, embora esse rumor gere debates


SILÊNCIO - Kevin Conroy lembrou, em entrevista ao site THR, uma ocasião em que a diretora Andrea Romano não conseguiu arrancar a performance desejada de um ator e seguiu com as gravações. Em seguida, disse secretamente a Conroy que um substituto gravaria sua parte. "Ela não quis constrangê-lo na frente do elenco. Foi muito profissional", contou Conroy.

TEMPO - Um diferencial no visual da série é a atemporalidade: Gotham é a terra da tecnologia contemporânea (ou mesmo futurista) e de carros e roupas que remetem à década de 1940. E o que dizer dos icônicos dirigíveis do Departamento de Polícia?


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

PRÊMIO - O episódio "Coração de Gelo" ("Heart of Ice") rendeu à série um Daytime Emmy pelo roteiro. O capítulo contou deu uma origem nova, séria e emotiva ao Senhor do Frio - o drama da esposa em estado terminal é uma ideia original do desenho. 

POR SINAL - Um detalhe na composição desse episódio fez o estúdio de animação Spectrum Animation falir - a equipe foi responsável por aerografar o capacete do Senhor do Frio em todas as cenas. 


DC Comics/Warner Bros. Animation/Reprodução da Internet

CRISE - E por último, mas não menos importante: Kevin Conroy viverá Bruce Wayne no próximo crossover da DCTV - a adaptação da cataclísmica "Crise nas Infinitas Terras". Será a primeira vez de Conroy encarnando o herói após anos dando voz ao Maior Detetive do Mundo.




Siga o nosso perfil no Google News


Siga-me no Twitter: @zevirtovsf




Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “BATMAN: 27 curiosidades sobre a Série Animada no aniversário da estreia