Aparato do Entretenimento: SBT 38 Anos: Novelas mexicanas que marcaram a memória afetiva do público da emissora
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

SBT 38 Anos: Novelas mexicanas que marcaram a memória afetiva do público da emissora

Fernando Colunga e Gabriela Spanic são os donos da memória afetiva do público do SBT. Lembrou de novela mexicana, lembrou de "A Usurpadora" - Créditos: Televisa S.A

Olá #Amoras. Nesse mês de agosto, o SBT comemora 38 anos e a Grazy e eu, preparamos um coluna especial sobre as novelas mexicanas que mais se destacaram. Então vem com a gente.


Pôster Promocional da Novela "Chispita" - Créditos: Televisa 


Em 1984, estreou "Chispita" sucesso assustador no Brasil, assim como foi pelo Las Estrellas no México, fez com que o SBT exibisse a novela em dois horários, e apostasse em sua reprise em 1985, 1992 e em 1996. Com a querida Lucero ainda menina, quem tem mais de 30 anos vai lembrar dessa novela cativante. 

A história de Isabel (Lucero) emocionou o público brasileiro, devido a sua doçura e bondade. A menina órfã que acaba mudando a vida de todos por onde passa e sem saber convive com sua mãe Lúcia (Angelica Áragon) que sofreu um acidente e não se lembra de seu passado e nem que tem uma filha.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento




Pôster Promocional da Novela "Carrossel" - Créditos: Televisa

Uma professora adorável e crianças fofas, ingênuas e outras um tanto quanto maldosas. Assim eram os personagens da novela "Carrossel" exibida pela primeira vez no SBT em 1991. A professora Helena (Gabriela Rivero) se via diante da missão de ensinar as crianças do segundo ano da Escola Mundial.

Além da dedicação e doçura da professora Helena, a novela cativou o telespectador devido as histórias emocionantes de seus alunos, que em 1991 abordou temas como racismo, pobreza, violência doméstica, soberba e bullying. 

O sucesso da novela foi tão grande que a produção estampou a capa da renomada revista Veja e a protagonista Gabriela foi convidada a conhecer o Brasil. Na ocasião, desceu a rampa do Planalto com o então Presidente da República, Fernando Collor.

Iris Abravanel, também apostou nesse sucesso e produziu sua versão da novela com atores brasileiros.







  
As "Marias" trilogia de novelas de Thalia - Créditos: Televisa

Em 1996, estreou a trilogia de sucesso das "Marias" protagonizadas por Thalia. Iniciando por Maria Mercedes, uma pobre bilheteira que vê sua vida mudar, após se casar com um homem rico a beira da morte. Maria acaba se apaixonando por Jorge Luiz (Arturo Peniche) e Malvina (Laura Zapata) força o filho a se casar para recuperar a fortuna que acha que deveria pertencer a ela.





Em seguida, veio Marimar. A trama narra o drama da jovem e ingênua Marimar, que vive com os avós em uma choupana no litoral e se apaixona por Sergio Santibáñez (Eduardo Capetillo), homem rico e boêmio que acaba se casando com Marimar para se vingar do pai e da madrasta, que se recusam a lhe dar sua herança. 

Sergio abandona Marimar a própria sorte e ela acaba sendo presa após ser acusada de roubo por Angelica (Chantal Andere). Ferida, Marimar vai a capital, onde o destino a coloca na casa de seu pai, que achava estar morto. Refinada e com poder, Marimar jura vingança aos Santibáñez.





Finalizando o sucesso da trilogia, "Maria do Bairro" foi definitivamente a cereja do bolo. Thalia mais uma vez protagoniza outra jovem pobre e ingênua que desperta a compaixão do senhor Fernando de La Vega (Ricardo Blume) que a leva para morar com ele e sua família na mansão.

Maria acaba fazendo amizades na casa, mas também alguns inimigos como Soraya Montenegro (Itati Cantoral) que percebe a paixão de Maria pelo primogênito dos De La Vega, Luis Fernando (Fernando Colunga). 

A vilã teme perder seu amado e a fortuna dos De La Vega para a catadora. "Maria do Bairro" é um lago de muitas lágrimas e dramas envolvem a pobre Maria. 











Cena da novela "A Usurpadora" - Créditos Televisa

Fechando a década de 90 com chave de ouro, um dos maiores sucessos mexicanos exibidos pelo SBT, sem dúvida nenhuma foi a novela "A Usurpadora" .

Gabriela Spanic interpreta as gêmeas Paulina e Paola, que tem somente a semelhança física em comum. Paola é soberba, orgulhosa e ama viver em viagens e com muitos amores, apesar de ser a esposa de Carlos Daniel Bracho (Fernando Colunga). Já, Paulina, é doce, humilde e trabalhadora e apaixonada por seu então noivo.

Sem imaginar que são irmãs, a perversa Paola se aproveita da semelhança física e cria uma situação que obriga Paulina a aceitar uma proposta digna de cinema. Paulina fingiria ser Paola na casa dos Bracho por um ano. 

A princípio Paulina rejeita, mas após ser abandonada pelo noivo e a morte de sua mãe, a última coisa que quer é ser presa e termina por aceitar a substituição. Fingindo ser Paola, encontra na casa dos Bracho muito ódio, crianças desestruturadas, uma avó alcoólatra e um marido dependente e carente. 

Paulina passa então a devolver um pouco de paz a família  atormentada por Paola enquanto tenta resistir aos encantos de Carlos Daniel, por quem inevitavelmente se apaixona. 

O sucesso foi absoluto e a novela foi reprisada pela emissora por sete vezes, alcançando altíssimos índices de audiência. Em breve terá a estreia de uma nova versão pelo canal de Las Estrellas.









Pôster Promocional da novela "Rebelde" - Créditos: Televisa 

"E sou rebelde"! Quem nunca cantou esse refrão do tema de abertura da novela "Rebelde" levante a mão ☺. A novela fenômeno de audiência em vários países, estreou no SBT em 2005, e teve três temporadas que consagraram Anahí, Maite Perroni, Dulce Maria, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann, criando então a legião RBD. 


A novela tem como enredo a história de jovens adolescentes que estudam em um colégio semi-internato e enfrentam os conflitos de todo jovem: primeiro amor, amores não correspondidos, bullying, conflitos com a própria imagem, preconceito de classe social e até mesmo alcoolismo. 



Baseada na produção argentina "Rebelde Way", Rebelde conseguiu atrair não somente o público jovem, mas também crianças e até os pais, devido ao excelente trabalho de adaptação de Pedro Damian. 



No Brasil, além da novela também tivemos turnês de shows musicais com os protagonistas que viraram o grupo musical RBD e arrastaram milhares de pessoas em todos os locais em que estiveram. Em 2009, a banda deixou de existir e Maite Perroni foi a quem mais se destacou na carreira solo como cantora e atriz.











Pôster Promocional da novela "Rubi" - Créditos: Televisa 

Quem não se lembra da Descarada da Rubi? Bárbara Mori deu vida a Rubi, uma linda e interesseira mulher que arranca suspiros dos homens e inveja das mulheres tamanha beleza e presença. 


Mas o que ela tem de bela, tem de calculista. Apaixonada por Alessandro (Eduardo Santamarina), vive dividida entre o amor e sua ambição. Na faculdade finge ser amiga de Marilbel (Jacqueline Bracamontes) para poder usufruir do conforto que a jovem tem, casa com piscina, empregados e pessoas ricas e influentes.



A cobrinha sente o cheiro de dinheiro a quilômetros de distância e decide colocar as garras em cima de Heitor (Sebastián Rulli), que é noivo de Maribel. Com uma amiga assim, nem precisamos de inimiga, né? 



Em 2010, uma versão tanto quanto semelhante, mas não remake estreou no México. Nos mesmos moldes, "Teresa" fez tanto sucesso quanto a sua "prima" Rubi. Dessa vez foi a talentosa Angelique Boyer que deu vida a "Hembra Mala" e o SBT também exibiu essa versão. Parece que as ambiciosas e belas fazem sucesso por aqui.







Não vai embora não, acompanha a segunda parte com a gente. Afinal são 38 anos de SBT.


Pode clicar aqui sem medo que te levaremos a continuação.

                                         Escrita por @Grazy e @Danny 
  Revisada por: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “SBT 38 Anos: Novelas mexicanas que marcaram a memória afetiva do público da emissora