![]() |
Fernando Colunga e Gabriela Spanic são os donos da memória afetiva do público do SBT. Lembrou de novela mexicana, lembrou de "A Usurpadora" - Créditos: Televisa S.A |
![]() |
Pôster Promocional da Novela "Chispita" - Créditos: Televisa
|
A história de Isabel (Lucero) emocionou o público brasileiro, devido a sua doçura e bondade. A menina órfã que acaba mudando a vida de todos por onde passa e sem saber convive com sua mãe Lúcia (Angelica Áragon) que sofreu um acidente e não se lembra de seu passado e nem que tem uma filha.
![]() |
Pôster Promocional da Novela "Carrossel" - Créditos: Televisa
|
Uma professora adorável e crianças fofas, ingênuas e outras um tanto quanto maldosas. Assim eram os personagens da novela "Carrossel" exibida pela primeira vez no SBT em 1991. A professora Helena (Gabriela Rivero) se via diante da missão de ensinar as crianças do segundo ano da Escola Mundial.
Além da dedicação e doçura da professora Helena, a novela cativou o telespectador devido as histórias emocionantes de seus alunos, que em 1991 abordou temas como racismo, pobreza, violência doméstica, soberba e bullying.
O sucesso da novela foi tão grande que a produção estampou a capa da renomada revista Veja e a protagonista Gabriela foi convidada a conhecer o Brasil. Na ocasião, desceu a rampa do Planalto com o então Presidente da República, Fernando Collor.
Iris Abravanel, também apostou nesse sucesso e produziu sua versão da novela com atores brasileiros.
![]() |
As "Marias" trilogia de novelas de Thalia - Créditos: Televisa
|
Em 1996, estreou a trilogia de sucesso das "Marias" protagonizadas por Thalia. Iniciando por Maria Mercedes, uma pobre bilheteira que vê sua vida mudar, após se casar com um homem rico a beira da morte. Maria acaba se apaixonando por Jorge Luiz (Arturo Peniche) e Malvina (Laura Zapata) força o filho a se casar para recuperar a fortuna que acha que deveria pertencer a ela.
Em seguida, veio Marimar. A trama narra o drama da jovem e ingênua Marimar, que vive com os avós em uma choupana no litoral e se apaixona por Sergio Santibáñez (Eduardo Capetillo), homem rico e boêmio que acaba se casando com Marimar para se vingar do pai e da madrasta, que se recusam a lhe dar sua herança.
Sergio abandona Marimar a própria sorte e ela acaba sendo presa após ser acusada de roubo por Angelica (Chantal Andere). Ferida, Marimar vai a capital, onde o destino a coloca na casa de seu pai, que achava estar morto. Refinada e com poder, Marimar jura vingança aos Santibáñez.
Finalizando o sucesso da trilogia, "Maria do Bairro" foi definitivamente a cereja do bolo. Thalia mais uma vez protagoniza outra jovem pobre e ingênua que desperta a compaixão do senhor Fernando de La Vega (Ricardo Blume) que a leva para morar com ele e sua família na mansão.
Maria acaba fazendo amizades na casa, mas também alguns inimigos como Soraya Montenegro (Itati Cantoral) que percebe a paixão de Maria pelo primogênito dos De La Vega, Luis Fernando (Fernando Colunga).
A vilã teme perder seu amado e a fortuna dos De La Vega para a catadora. "Maria do Bairro" é um lago de muitas lágrimas e dramas envolvem a pobre Maria.
![]() |
Cena da novela "A Usurpadora" - Créditos Televisa
|
Fechando a década de 90 com chave de ouro, um dos maiores sucessos mexicanos exibidos pelo SBT, sem dúvida nenhuma foi a novela "A Usurpadora" .
Gabriela Spanic interpreta as gêmeas Paulina e Paola, que tem somente a semelhança física em comum. Paola é soberba, orgulhosa e ama viver em viagens e com muitos amores, apesar de ser a esposa de Carlos Daniel Bracho (Fernando Colunga). Já, Paulina, é doce, humilde e trabalhadora e apaixonada por seu então noivo.
Sem imaginar que são irmãs, a perversa Paola se aproveita da semelhança física e cria uma situação que obriga Paulina a aceitar uma proposta digna de cinema. Paulina fingiria ser Paola na casa dos Bracho por um ano.
A princípio Paulina rejeita, mas após ser abandonada pelo noivo e a morte de sua mãe, a última coisa que quer é ser presa e termina por aceitar a substituição. Fingindo ser Paola, encontra na casa dos Bracho muito ódio, crianças desestruturadas, uma avó alcoólatra e um marido dependente e carente.
Paulina passa então a devolver um pouco de paz a família atormentada por Paola enquanto tenta resistir aos encantos de Carlos Daniel, por quem inevitavelmente se apaixona.
O sucesso foi absoluto e a novela foi reprisada pela emissora por sete vezes, alcançando altíssimos índices de audiência. Em breve terá a estreia de uma nova versão pelo canal de Las Estrellas.
![]() |
Pôster Promocional da novela "Rebelde" - Créditos: Televisa
|
![]() |
Pôster Promocional da novela "Rubi" - Créditos: Televisa
|