Aparato do Entretenimento: Versão do conto clássico dos Irmãos Grimm, Chapeuzinho Vermelho, usa técnicas de clown, mímica, dança e malabarismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Versão do conto clássico dos Irmãos Grimm, Chapeuzinho Vermelho, usa técnicas de clown, mímica, dança e malabarismo

Fotografia: Denys Flores

Criada pelas atrizes Alexandra Golik e Carla Candiotto há 23 anos, em Paris, a premiada Cia. Le Plat du Jour, um dos grupos de teatro infantil mais prestigiados do Brasil, entra em cartaz na sala B do Teatro Alfa com a primeira produção da dupla - a peça Chapeuzinho Vermelho, de 2001. A temporada acontece entre dia 3 de agosto e dia 1º de setembro, com sessões aos sábado e domingos, às 16 horas.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


No palco, duas duplas de atrizes se revezam durante a temporada: Renata Maia e Natalia Vooren e Bebel Ribeiro e Luna Martinelli apresentam uma versão pouco convencional do conto clássico dos Irmãos Grimm, na qual as artistas, usando técnicas de clown, mímica, dança e malabarismo, entre outras, se revezam na pele dos personagens da fábula. Tudo começa como uma grande brincadeira, onde duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus. Estes chapéus as conduzem por uma “viagem de brincadeiras”, onde o fio condutor é dado pela história de Chapeuzinho Vermelho. Ora contam a história, ora brincam com os elementos da mesma, ou seja, há uma tônica constante no fato de serem duas palhaças tentando fazer o melhor para conseguirem contar a história.

  
Os chapéus definem os personagens. Quando os colocam tornam-se a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, a Mãe, a Avó e o Caçador. Quando os tiram transformam-se em palhaças, tornando-se clara a “brincadeira dentro da brincadeira”, assim como a linguagem do teatro dentro do teatro. 

Baseada na versão dos Irmãos Grimm, a Cia inventou a própria versão de Chapeuzinho Vermelho.​ Os recursos utilizados são inúmeros, desde coreografias de dança e de movimentos clownescos até a utilização de instrumentos musicais; passando pelo canto, pela farsa, a mímica, a manipulação de objetos, teatro físico, pelo lúdico, nonsense, sobretudo pela linguagem do palhaço.​ 


Nesta versão de Chapeuzinho Vermelho o Le Plat du Jour e o diretor Fernando Escrich, optaram por fazer um espetáculo divertido e visualmente interessante para crianças de todas as idades, sem perder de vista um fator muito importante: o de quem as leva ao teatro. E foi pensando nisso que a Cia idealizou um espetáculo que possibilite também ao adulto o prazer de estar ali.

Serviço

Espetáculo infantil – Chapeuzinho Vermelho
Estreia dia 3 de agosto, sábado, às 16h na Sala B do Teatro Alfa
Telefone (011) 5693-4000
Capacidade: 204 lugares 
Temporada: De 3 de agosto 1º de setembro
Sábados e domingos, às 16h 
Duração: 60 min 
Classificação etária: Livre 
Recomendado para crianças a partir de 3 anos  


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Versão do conto clássico dos Irmãos Grimm, Chapeuzinho Vermelho, usa técnicas de clown, mímica, dança e malabarismo