Aparato do Entretenimento: Saiba tudo sobre o "Tanabata Matsuri" que acontecerá na Praça da Liberdade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Saiba tudo sobre o "Tanabata Matsuri" que acontecerá na Praça da Liberdade

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
FOTO: Divulgação/Luci Júdice Yizima


A Praça da Liberdade, em São Paulo, está pronta para receber o Festival das Estrelas. O 41º Tanabata Matsuri acontece neste sábado (13) e domingo (14) com várias apresentações musicais, artes marciais, dançarinos voluntários e Taikô (apresentação com tambores)

Mas afinal, como surgiu o Tanabata Matsuri? Qual é o seu significado?

Tudo vem de uma lenda japonesa. Essa lenda conta a história de Orihine, a filha de um deus do reino celestial. Um dia, ela avistou um rapaz que conduzia um boi e ela acabou se apaixonando por ele. O pai concordou com a união do casal. 

O amor foi tanto que eles acabaram se casando, mas o pai ficou descontente ao ver que ambos deixaram suas obrigações de lado. Com isso, o pai ordenou que os dois ficassem separados, vivendo em cada lado da Via Láctea, permitindo que se vissem apenas uma vez no ano, no sétimo dia do sétimo mês. Para que esse encontro único anual acontecesse, o casal teria que atender aos pedidos da Terra, conforme ordem do pai.


O Tanabata Matsuri é comemorado em diversos lugares ao redor do mundo. No Japão é considerado feriado nacional desde 1603 e a festividade se iniciou na Corte Imperial há mais de 1150 anos. O festival em Miyagui é o mais conhecido e também o mais tradicional. Desde 1979 o festival é realizado aqui no Brasil, pela ACAL.
 
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas no palco, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre
FOTO: Divulgação/Luci Júdice Yizima


Para o festival, as ruas da Liberdade ficam completamente enfeitadas. São 80 bambus com 13 metros de altura e outros 500 com cerca de 2 metros. Lá, as pessoas podem escrever seus desejos nos papéis coloridos, chamados de "tanzakus".

Nos tanzakus podem ser escritos os desejos de acordo com o a cor que o papel representa, para que os desejos possam chegar aos deuses.


As seis cores significam um desejo:

Rosa: amor
Verde: esperança
Branco: paz
Vermelho: paixão e gratidão
Azul: saúde e proteção dos céus.

Ao fim do festival, todos os papéis com os desejos são queimados para que cheguem aos céus e que, de acordo com a lenda, as estrelas Altair e Vega realizem os pedidos.

O 41º Tanabata Matsuri acontece neste sábado (13) das 10:30 às 19:00 e no domingo (14) das 10:30 às 18:00, na Praça da Liberdade. O evento é gratuito.


Siga-me no Twitter: @NovelasParaTS 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Saiba tudo sobre o "Tanabata Matsuri" que acontecerá na Praça da Liberdade