Aparato do Entretenimento: "Quiero Hacer el Amor" performance que apresenta estudos sobre a sexualidade e diferentes experiências de prazer estreia no Sesc Pinheiros
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

"Quiero Hacer el Amor" performance que apresenta estudos sobre a sexualidade e diferentes experiências de prazer estreia no Sesc Pinheiros

Foto: Mayra Azzi

Criada e dirigida pela atriz e dramaturga Carolina Bianchi, a performance Quiero Hacer El Amor ocupa áreas de convivência do Sesc Pinheiros entre 6 e 27 de julho. As apresentações acontecem todas as sextas-feiras e também no feriado (9 de julho, segunda-feira), às 13h30. Criada como um desdobramento dos estudos de Carolina sobre corpo e sexualidade, Quiero Hacer El Amor conta com dez performers, todas mulheres. 

O trabalho de Carolina pretende desierarquizar noções estabelecidas sobre sexo. Ao deslocar mulheres para ambientes públicos que, a princípio, nada tem de sexuais, a artista experimenta o poder da sexualidade de criar desvios no que está estabelecido. “Nós nos perdemos no espaço até que o corpo também vire parte da arquitetura que ocupamos”, diz Carolina.
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
As performers ocupam diferentes espaços e interagem com corrimão, chão, parapeito e outras superfícies que estiverem disponíveis. “É importante que esses locais estejam desprovidos de qualquer libido, pois isso é construído na cena. Já fizemos a ação na frente de um tribunal de contas, por exemplo”, explica a artista. Entre as principais referências de Carolina para os estudos sobre sexualidade, estão o filósofo francês Gilles Deleuze (1925 – 1995), que ao propor pensar a pele como uma superfície repleta de poros abre a percepção sobre outras possibilidades de prazer; o filósofo espanhol Paul B. Preciado (1970), que critica principalmente a cultura heterocentrada, que olha o corpo como algo que funciona a serviço da reprodução sexual e produção de prazer genital; e da americana Andrea Fraser (1965), performer e professora de novos gêneros de arte na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. 

Desenvolvida ao longo de duas horas, a performance não tem o objetivo de que o público a assista do começo ao fim, mas sim a flagre em determinados momentos. “É uma experiência em trânsito, menos sobre ver e mais sobre perceber o que está acontecendo”, diz Carolina. Para ela, o trabalho desloca o prazer sexual da mulher para o ambiente público, espaço que culturalmente foi concedido apenas aos homens. 
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
Quiero Hacer El Amor é uma experiência em performance em que um grupo de 10 a 20 artistas mulheres se relacionam sexualmente com diferentes superfícies/ matérias que configuram um espaço. Durante aproximadamente 120 minutos friccionamos toda a extensão do nosso corpo como possibilidade de prazer quando em contato com o chão, a arquitetura de um edifício, e os objetos que são encontrados pelo caminho. Deslocar a erotização feminina para o espaço público, provocar a expansão das possibilidades de prazer em cada centímetro do nosso corpo. Desvio. 

Descontextualizando hábitos, músculos afetivos altivos. Molhar o patrimônio com nossos fluídos. Transar com o espaço e ser transada por ele. “A revolução é a sexualidade pisoteando a civilização” ( The Motherfuckers).  
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase) 
Serviço Dança – Quiero Hacer El Amor 
De 6 a 27 de julho, sextas-feiras e feriado (9 de julho, segunda-feira) – 13h30 
Grátis. 
Local: Áreas de Convivência. 
Classificação: Livre. 
Duração: 120 minutos. 

SESC PINHEIROS 
Endereço: Rua Paes Leme, 195. 
Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10 às 18h. Tel.: 11 3095.9400


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “"Quiero Hacer el Amor" performance que apresenta estudos sobre a sexualidade e diferentes experiências de prazer estreia no Sesc Pinheiros