Aparato do Entretenimento: Grande acerto da Netflix: "13 Reasons Why" se apresenta como uma série aberta para o diálogo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Grande acerto da Netflix: "13 Reasons Why" se apresenta como uma série aberta para o diálogo



“Você aponta a câmera para a maioria das pessoas e elas sorriem. Você não vê o que realmente são. Só vê suas máscaras. Elas posam, elas praticamente fingem”.
Hannah 

Assim como "Freaks and Geeks" que marcou a geração de adolescentes do fim dos anos 90 e inicio dos 2000, com seu jeito espontâneo, dissimulado e engraçado de abordar assuntos pertinentes ao ambiente tipicamente "hostil" que os jovens passavam, "13 Reasons Why" com uma roupagem bem mais enfática, menos conservadora, centralizada e atemporal marcará está geração. 


Até porque é complicado abordar um tema com tantos caminhos, ondulações, atalhos, quedas... E não pesar a mão, cobrar dois pesos e apenas uma medida. O agressor não vê o quanto mágoa, a vítima clama por justiça, mas não é afagada por ninguém. Tudo isso visto por muitos e abafado por tantos outros. A sociedade não quer envolvimento, opta por fechar os olhos e "torcer" para que tudo se resolva. 


Falar sobre bullying e cyberbullying na era digital é como usar uma faca com dois cortes precisos. Tudo graças ao advento da informação rápida, tudo prático e nada sadio, o que lhe fere, pode nem fazer cócegas em outro. Na mesma proporção que pode contribuir em sanar casos como os expostos na série. 

Foi inteligente, agora confesso. Netflix relativamente deu a cara a tapa ao adquirir os direitos de um projeto tão complexo. "13 Reasons Why" não é uma série juvenil, com "bobagens" adolescentes, pelo contrário, mostra a óptica de jovens adultos que erram, assumem ou não, e que mesmo assim, sofrem as cobranças da sociedade.


Será que você já não se portou como um "porquê" na vida de um amigo seu, no convívio diário com seus pais, em um encontro casual com seu namorado (a)? Aquela "brincadeira" engraçada que apenas você aplaudiu? No dia a dia ao "zoar" e fazer parte da "equipe" ao expor o erro do próximo e abafar o seu? Pense! Reflita.


Viver uma vida inteira sem errar é impossível, sobre pressão erramos. Porém se o erro persiste após a calmaria, então é hora de rever conceitos... Levantar a face, abrir a boca e pedir desculpas. Desculpas verdadeiras, do coração.

"13 Reasons Why" é uma série para se assistir com a família, ser trabalhada em sala de aula, discutida, difundida. Pois além de entreter, traz como sequela principal a abertura para o diálogo. 

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Grande acerto da Netflix: "13 Reasons Why" se apresenta como uma série aberta para o diálogo