Domingo, macarronada, descanso, assistir TV, colocar a cadeira na frente da casa e fofocar com os colegas e dia de entrar no blog Aparato e acessar minha coluna. Virou rotina, hoje é dia de Felipédia.
Antes de tudo, clique em play e escute a música enquanto lê a coluna.
Na madruga do dia 14 para o dia 15 de abril, a Lua cheia terá um atrativo especial: um eclipse total deixará a Lua vermelha por 78 minutos. O fenômeno é chamado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta.
Fenômeno extremamente raro, este irá ocorrer nos próximos meses e também no ano de 2015. A Lua Vermelha do dia 15 de abril terá um detalhe especial, do lado direito, um pouco acima será possível ver o planeta Marte e a brilhante estrela Espiga.
Segundo as informações da Nasa, estamos à receber quatro luas sangrentas, duas nesse ano (2014) e duas no próximo ano. Mas o que você conhece sobre esse fenômeno?
Dos fatos mais intrigantes que irão fazer com que as Luas tenham essa cor, estão fatos envolvendo a bíblia sagrada, mais precisamente no livro de apocalipse, onde existe o seguinte versículo: "12º E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro, e a lua tornou-se como sangue”. Mas o pesquisador ressalta que a cor vermelha é apenas a competência da retração seletiva por conta atmosfera terrestre e que não há nenhuma alteração ou implicação do ponto de vista gravitacional e que as místicas ficam mais por conta da imaginação das pessoas.
Documentário sobre a lua sangrenta (legendado)
Para o astrônomo a melhor forma de acompanhar o fenômeno é a olho nu. O uso de pequenas lunetas poderá ajudar na visualização da Lua entrando na sombra da terra.
Este é o eclipse 56 de Saros, que começou no ano de 1022 e terminará em 29 de outubro no ano de 2338. O fenômeno do dia 15 de abril é também o primeiro de quatro eclipses lunares totais consecutivos em 2014 e 2015. O próximo acontecerá em 8 de outubro.
Amigos vocês não vão perder o eclipse né?
Até domingo que vem!
Hasta la vista
Felipédia
Gostou? Comente. Não gostou? Comente também. O importante é expressar sua opinião.
Siga a equipe do Aparato no twitter
@Felipe_Souz4
@Hjms_QuimTv
@SigaJulio_Cesar
0 thoughts on “Lua sangrenta ”