
@aparato_entretenimento
Em nota oficial, a EBU diz o seguinte:
"O artista holandês Joost Klein não competirá na Grande Final do Eurovision Song Contest deste ano. A polícia sueca investigou uma denúncia feita por uma mulher da equipe de produção após um incidente após sua apresentação na semifinal de quinta à noite. Enquanto o processo legal segue seu curso, não seria apropriado que ele continuasse no concurso. Gostaríamos de deixar claro que, ao contrário de alguns relatos da mídia e especulações nas redes sociais, este incidente não envolveu nenhum outro artista ou membro da delegação. Mantemos uma política de tolerância zero em relação a comportamentos inadequados em nosso evento e estamos comprometidos em fornecer um ambiente de trabalho seguro para todos os funcionários do concurso. À luz disto, o comportamento de Joost Klein em relação a um membro da equipe é considerado uma violação das regras do concurso. A Grande Final do 68º Eurovision Song Contest prosseguirá agora com 25 canções participantes."
"Um incidente ocorreu após a apresentação da última quinta-feira. Contrariando acordos claramente feitos, Joost foi filmado quando acabava de sair do palco e teve que correr para a greenroom. Naquele momento, Joost indicou repetidamente que não queria ser filmado. Isso não foi respeitado. Isso levou a um movimento ameaçador de Joost em direção à câmera. Joost não tocou na fotógrafa. Este incidente foi relatado, seguido de uma investigação pela EBU e pela polícia. Ontem e hoje consultamos extensivamente a EBU e propusemos diversas soluções. No entanto, a EBU ainda decidiu desqualificar Joost Klein. AVROTROS considera a pena muito pesada e desproporcional. Defendemos as boas maneiras - que não haja mal-entendidos sobre isso - mas, em nossa opinião, uma ordem de exclusão não é proporcional a este incidente. Estamos muito desapontados e chateados pelos milhões de fãs que estavam tão entusiasmados com esta noite. O que Joost trouxe para a Holanda e para a Europa não deveria ter terminado desta forma."
Com a desclassificação, o Eurovision seguirá com 25 apresentações. Logo após a apresentação de Luxemburgo, seria a apresentação dos Países Baixos, mas o país será pulado e após Luxemburgo, a apresentação será de Israel.