Pela primeira vez, a Estônia vai participar do Junior Eurovision 2023. E eles tem uma jovem artista que promete.
A jovem ARHANNA aprendeu desde pequena a cantar, compor e tocar piano. Tudo começou na escola Räpina Music. Mas ela não é uma desconhecida nos palcos. A cantora já participou de várias competições musicais nacionais e internacionais, inclusive do programa "Tähtede Lava", que é a seleção nacional para o Junior Eurovision e que consagrou ARHANNA como campeã.
Em Nice, na França, ARHANNA irá apresentar a música "Hoiame Kokku".
A França vem forte para o Junior Eurovision 2023. O país é o atual campeão e quer se manter assim, apresentando a jovem cantora Zoé Clauzure.
A jovem pianista de Montrouge já performou com o participante francês do Eurovision 2016 Amir e com o cantor e compositor Yseult. Já gravou diversos singles e esteve nas semifinais da versão francesa do programa "The Voice Kids", em 2020.
Uma compositora talentosa, Zoé faz questão de anotar as letras em um caderno, além de usar o Logic Pro para suas composições e também grava vídeos fazendo cover de outras músicas para postar nas redes sociais.
Zoé sabe da responsabilidade de representar a França no Junior Eurovision 2023, ainda mais se tratando de ser o atual país campeão. E é com a música "Cœur" que ela vai se apresentar.
Vem aí um trio diretamente da Geórgia. A cantora Anastasia Vasadze se junta aos cantores Nikoloz Kharati and Oto Bazerashvili, que estarão como "Ranina".
Anastasia sabe bem o que é vencer competições. Ela foi campeã das competições "Wonderland" em 2018 e do "Golden Muse" em 2021.
Assim como Anastasia, Oto e Nikoloz também são conhecidos das competições e eles também entendem o peso e o significado de uma vitória. Para o Junior Eurovision 2023, o trio irá se apresentar com a música "Over The Sky".
Da Irlanda, Jessica McKean
(Créditos: TG4)
Quando se fala em jovens talentos, a representante irlandesa Jessica McKean é uma delas. A sua primeira competição musical foi no festival local "Fèis", com apenas 3 anos.
De lá pra cá, venceu diversas competições e coleciona troféus e medalhas. Para este ano, Jessica chega com a música "Aisling".
Da Itália, a dupla Melissa & Ranya
(Créditos: RAI)
A Itália vem com uma dupla muito talentosa. Melissa & Ranya. Melissa se apaixonou pela música em uma época em que sofria de ataques de pânico. Aprender a tocar bateria e piano, além de cantar e compor, a ajudou a vencer os desafios.
Foi durante a versão italiana do programa "The Voice Kids" que Melissa e Ranya se conheceram. Desde então, se tornaram amigas. Mesmo com a vitória de Melissa, a amizade ficou entre elas ficou maior ainda.
A dupla italiana chega ao Junior Eurovision 2023 com a música "Un Mondo Giusto".
Da Macedônia do Norte, Tamara Grujeska
(Créditos: Bojan Stoilkovski)
Diretamente da Macedônia do Norte, Tamara Grujeska é uma jovem cantora que aos 5 anos, fez sua primeira aparição em um festival musical infantil. E já venceu diversos festivais. A sua música favorita é "Tattoo", da Loreen.
Será que Tamara colocará também na sua coleção de vitórias o Junior Eurovision? Tamara chega na competição com a música "Kaži Mi, Kaži Mi Koj".
De Malta, Yulan
(Créditos: Matthias Brancaleone)
De Malta, para o Junior Eurovision 2023. Essa é a Yulan. Ela já cantou pela Europa e antes de estar no "The Voice Kids", a jovem esteve em 2020 no "Malta's Got Talent".
Ela tem muita determinação. Esta é a quarta vez que Yulan tenta representar o país no Junior Eurovision. E finalmente, ela estará representando Malta com a música "Stronger".
Dos Países Baixos, a dupla Sep & Jasmijn
(Créditos: Femke Ham)
Eis mais um país que vai de dupla para a competição. Durante as audições do "Junior Songfestival", a seleção nacional para o Junior Eurovision, perceberam que Sep e Jasmijn combinavam bem. E então, a dupla foi formada.
Jasmijn tem um grande amor por cantar e já participou do programa "Ministars" neste ano, onde chegou nas finais. Além de cantar, ela ama dançar.
Já Sep ama as aulas de música, sair de férias e se encontrar com os amigos. A matéria favorita de Sep é matemática e gosta de tocar piano.
Para o festival, Sep & Jasmijn chegam com a música "Holding On To You".
Da Polônia, Maja Krzyżewska
(Créditos: Krzysztof Szlezak / Universal Music Poland)
É hora de conhecer a cantora Maja Krzyżewska. Ainda neste ano, ela participou da versão polonesa do "The Voice Kids" e foi escolhida para o time da Cleo, esta que participou do Eurovision em 2014 com a música "My Słowianie".
Logo depois, Maja participou da seleção local para o Junior Eurovision "Szansa na Sukces" e acabou ganhando.
E Maja vai apresentar a música "I Just Need a Friend" na competição.
De Portugal, Júlia Machado
(Créditos: Pedro Pina / RTP)
Júlia Machado nasceu e foi criada em Nova Jersey, nos Estados Unidos, por imigrantes portugueses. Aos 12 anos, ela cruzou o Oceano Atlântico para morar com seus avós na pequena Monsanto do Ribatejo e seguir seu sonho de participar na versão portuguesa do "The Voice Kids".
O sonho se tornou realidade e ela venceu o programa pelo televoto e assim, Julia foi confirmada como a representante de Portugal no Junior Eurovision 2023. E ela estará cantando a música "Where I Belong".
Do Reino Unido, o grupo STAND UNIQU3
(Créditos: Justin Downing / BBC)
Um trio de respeito chega diretamente do Reino Unido. Juntas, Hayla, Maisie e Yazmin formam o STAND UNIQU3.
Hayla é de Liverpool e ama futebol. Quando não está sendo a atacante do time, ela assiste aos jogos do seu time de coração, o Liverpool.
Já Maisie gosta mesmo é de relaxar em sua casa, em Essex. Um dos truques que ela tem é de girar o cotovelo por completo. Não deve ser fácil fazer isso. Se tivesse que escolher uma comida pra comer para o resto da vida, ela escolheria batatas fritas em "110%".
Yazmin é de Newcastle. O lugar favorito dela é a academia de dança que frequenta para ter as aulas. Adora ficar junta de seu chihuahua chamado "Tinkerbell", escrever histórias e fazer compras.
Para o Junior Eurovision 2023, o grupo traz a música "Back To Life".
Da Ucrânia, Anastasia Dymyd
(Créditos: Anastasiia Mantach / PBC)
Embora sendo uma aluna da quarta série, a representante ucraniana Anastasia Dymyd já participou de diversos concursos e ganhou vários deles.
Quando não está cantando, Anastasia gosta de desenhar, dançar e passar o tempo com a família e os amigos.
Anastasia irá apresentar na competição a música "Kvitka".
A ordem de apresentação foi definida na última segunda (20) e segue da seguinte forma: Espanha, Malta, Ucrânia, Irlanda, Reino Unido, Macedônia do Norte, Estônia, Armênia, Polônia, Geórgia, Portugal, França, Albânia, Itália, Alemanha e Países Baixos.
O Junior Eurovision 2023 será em Nice, na França e irá acontecer neste domingo (26) ao meio-dia, pelo horário de Brasília. A competição também pode ser acompanhado pelo canal oficial do Junior Eurovision no YouTube.