Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: Com poucos núcleos e protagonismo centrado em Silvia Navarro, 'La Suerte de Loli' se firma como uma boa comédia dramática
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: Com poucos núcleos e protagonismo centrado em Silvia Navarro, 'La Suerte de Loli' se firma como uma boa comédia dramática

Osvaldo Benavides e Silvia Navarro em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Silvia Navarro é uma atriz bem conhecida do público brasileiro, com uma carreira sólida nas novelas mexicanas, ela aceitou o convite de ser a protagonista de 'La Suerte de Loli' - um projeto para a faixa de novelas familiares da Telemundo. Em sua estreia na rede de TV hispânica dos Estados Unidos, e totalmente gravada em meio a pandemia de Covid-19, Silvia Navarro entregou uma personagem completa.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Baseada em uma obra original argentina, 'La Suerte de Loli' ou 'Loli's Luck' em solo americano, a trama de pouco mais de 100 capítulos discute temas importantes. Uma das estreias dessa semana no catálogo do HBO Max, o melodrama conseguiu a proeza de ser o conteúdo mais consumido da plataforma. Com o título de 'A Sorte de Loli' no streaming, o folhetim é o tema da crítica da semana.

Silvia Navarro em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Conheça a sinopse

A vida de Loli (Silvia Navarro), uma profissional que preza pela sua independência, terá um rumo inesperado quando sua melhor amiga, Mariana (Jacqueline Bracamontes) falecer, além de ter que viver o luto, Loli receberá uma herança que acha que não pode aguentar, mas que irá mostrar a ela que o verdadeiro significado do sucesso está na família e no amor e não somente no trabalho. De repente, Loli terá que assumir o papel de mãe, ou melhor, guardiã, de Sam (Dalexa Meneses) e Nicky (Diego Escalona), filhos de Mariana. Tarefa nada fácil, principalmente quando um dos desejos de vida não incluem ser mãe. Para isso, uma rede de apoio será necessária e a ajuda de Rafael Contreras (Osvaldo Benavides), seu chefe na rádio acaba tornando-se extremamente válida. Dessa relação profissional, digamos que complicada, irá surgir um amor nada convencional e com isso o alinhamento da vida de Loli será toda estremecida.


Gisella Aboumrad, Silvia Navarro e Christian Chávez em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Roteiro

Ideia original das escritoras María José Riera e Lorena Miraglia, 'La Suerte de Loli' leva a adaptação de Ricardo Álvarez Canales (Chasing Life) e Amaris Páez (Señora Acero/La Doña). Com uma base forte na comédia, a trama envereda também para outro eixo, o drama, tornando-se uma dramédia familiar. E justamente nesse ponto que o jogo familiar é tão evidenciado, seja através de pequenas ações do cotidiano, ou ainda pelas imposições de golpes futuros que a vida trata de plantar. Mesmo bebendo da fonte melodramática comum nas telenovelas latinas, a obra é bem alinhada ao trazer ao público doses bem equilibradas de humor e sensibilidade, tampouco não é uma comédia pastelão, embora faça jus em alguns takes.

O texto é despretensioso, comum e palpável a grande massa, o que torna a imersão no projeto interessante, pois jargões e palavras difíceis não fazem parte do script. Embora contenha cenas divertidas e emocionantes, o roteiro acaba caindo em um erro rotineiro das novelas, os rodeios. A famosa 'barriga'. A quantidade de situações e conflitos criadas para garantir uma sobrevida ao plot principal, um pouco fraco, trazem ao resultado final da dramédia uma experiência mediana. Situação que é balanceada com a chegada da reta final e a conclusão dos arcos dos personagens e seus núcleos.

Mesmo com as idas e vindas do roteiro, 'La Suerte de Loli' é nitidamente bem contextualizada. A abordagem de temas de caráter social são apresentados durante o desenvolvimento dos capítulos, assim como a virtude da mulher perante a sociedade machista do século XXI que cobra perfeição e dedicação plena para o sucesso profissional. Outros pontos de destaque embutidos e discutidos na novela incluem a barriga solidária, gordofobia e uma boa apresentação da vida de um casal homoafetivo, sem apelos.

Dalexa e Diego Escalona em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Direção

Comanda pelo ator, produtor e diretor Miguel Varoni (Sin Senos No Hay Paraíso) a direção de 'La Suerte de Loli' conta ainda com o trio Alfredo Hueck (Manual Para Galanes), Danny Gavidia (El Cuerpo del Deseo/Tierra de Pasiones) e Ricardo Schwarz (Relaciones Peligrosas). Desenvolvida para ser uma obra voltada para a faixa familiar da Telemundo, a direção caminha coerentemente nesse sentido ao conversar com o público ao qual se destina. É válida a tentativa de humanizar a protagonista, trazendo mesclas de cores coloridas e agradáveis, que evoluem juntamente com Loli, bem como a usabilidade corriqueira ao traduzir os sentimentos da personagem título, que mescla momentos tempestuosos com risadas escandalosas. É leve, porém sensível. Nesse parâmetro a experiência de Miguel Varoni foi imprescindível, astro da comédia pastelão 'Pedro el escamoso' sua direção é até paternal, no sentido literal da palavra.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Vince Miranda e Christian Chávez em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Produção

O nome por trás dos últimos grandes sucessos da Telemundo nos streamings, Marcos Santana é quem conduz a função de showrunner em 'La Suerte de Loli'. Com experiências positivas em 'Falsa Identidad', 'Betty en NY' e '100 días para enamorarnos' tem ao seu lado Karen Barroeta (Buscando a Frida) e Elizabeth Suarez (Gata salvaje) como produtores executivos, equipe que se fecha com Rafael Villasmil (Mi Familia Perfecta) e Natalia Plazas (100 días para enamorarnos). Assim como a direção, a produção aqui é bem assertiva. O tom é alinhado ao texto, que busca a todo momento suavizar a trama, para uma mescla mais sutil de humor. A premissa é a mesma, transmitir empatia, seja com a protagonista, ou ainda com seus novos filhos. 

Gravada totalmente em meio a pandemia de Coronavírus, a produção decidiu não abordar o tema na telenovela, atitude correta e que garantiu de certa forma uma sobriedade ao folhetim. Linearidade. Contudo o que padece na produção é justamente o encontro bem próximo do roteiro, o que é correto e esperado numa novela, porém como o texto é recheado de rodeios, logo esse fato é propagado para a produção, que acaba repetindo certos encontros e esquetes, como o drama de Octavio e Nicky, por exemplo.

Amaranta Ruiz em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Edificando

'La Suerte de Loli' é ambientada numa estação de rádio, com direito a secretarias, assistentes e produtores. E com isso a fofoca rola solta, tudo é motivo para discutir a vida alheia, seja um romance mal resolvido, uma traição ou ainda uma promoção ou demissão. Amaranta Ruiz, um dos destaques de 'Betty en NY' interpreta Lupe, uma extensão mais venenosa de sua Sofia. Embora o perfil seja semelhante, Ruiz foi inteligente ao conduzir a personagem de forma diferente. O humor ácido é bem mais presente e sua única função é interferir na vida dos colegas de rádio, bem distinta de Sofia, que possuía um núcleo, uma trama desenvolvida em 'Betty en NY'.

Siga o nosso perfil no Pinterest

Dalexa e Silvia Navarro em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Problemas de saúde

O apoio familiar é bem notável em 'La Suerte de Loli' sendo praticamente um personagem extra que aqui vou chamar carinhosamente de 'HOSPITAL' - aliás, as cenas em hospitais são comuns no decorrer da novela. É tanta doença que Loli quase se torna uma expert. A reta final é ainda mais intensificada com esse argumento, seja com ela própria ou ainda com personagens secundários como Melissa vivida por Mariana Seoane.

Osvaldo Benavides e Jeimy Osorio em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Participações especiais

Paulina Rubio, Adamari López e Carlos Ponce são apenas alguns exemplos de nomes que acabam passando por capítulos esporádicos de 'La suerte de Loli', e assim como outros não acrescentam nada em termo de desenvolvimento, mas concluem um papel significativo, gerar entretenimento e despertar o interesse do público. Diferente de Jeimy Osorio, destaque da supersérie 'Célia' e Jacqueline Bracamontes (que marca com a telenovela seu retorno a teledramaturgia). As duas representam abismos bem distantes, Karen, vivida por Jeimy é introduzida para ser uma espécie de rival na disputa amorosa de Loli com Rafael, tentativa que falha substancialmente, já Mariana, interpretada por Jacky é um acerto, que mesmo aparecendo quase sempre apenas em lapsos de memória garantem dignidade e enredo a protagonista, vez que, tudo é baseado na relação de amizade das duas.

Siga o nosso perfil no Google News

Osvaldo Benavides e Gaby Espino em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Vilã ou antagonista?

Embora seja 'vendida' como uma vilã, Paulina (Gaby Espino) está longe de ser uma, na verdade, ela funciona muito mais como uma antagonista de luxo. Os conflitos ao entorno do triângulo amoroso são muitos fracos, situação que acaba, querendo ou não, fazendo com que Paulina seja mais uma mulher amargurada do que de fato uma vilã que deseja acabar com a vida da rival. Logicamente, a dramédia não estimula o embate entre as duas, o que corrobora ainda mais com a relação desgastada entre uma mulher traída e sua 'inimiga'. E por falar em vilões, 'La Suerte de Loli' falha miseravelmente nesse aspecto, eles sequer existem. A presença mais marcante é a de Vicente (Alejandro López) que sim, não gosta da protagonista e deseja a todo custo vê-la na ruína.

Gaby Espino, Silvia Navarro e Osvaldo Benavides em foto promocional da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Cabe aqui uma ressalva, o melodrama da Telemundo é uma comédia familiar voltada para um público especifico e justamente por isso a presença de vilões se desloca na mesma direção que outras novelas da mesma faixa, que também apresentam fragilidades nesse aspecto. É um fato, 'La Suerte de Loli' não tem vilões marcantes, as hostilidades se movem muito mais para uma linha de justificativas da vida, do que um plano maquiavélico.

Osvaldo Benavides e Silvia Navarro em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Romance

A química entre Osvaldo Benavides e Silvia Navarro é gritante, um casal altamente shippável. Rafael e Dolores diferente de outros relacionamentos (até tóxicos) apresentados em novelas, distorcem tudo isso para um lado positivo ao utilizarem um argumento cabível, a experiência amorosa. Uma pareja madura, que não foge do trivial de idas e vindas, do romance difícil e não aceito pela família. É um contrato de amor leve, divertido e gostoso de acompanhar.

Silvia Navarro e Joaquín Ferreira em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Destaques positivos

Em qualquer produção, alguns personagem e atores acabam se destacando e em 'La Suerte de Loli' não é diferente. Silvia Navarro e Osvaldo Benavides construíram um belo casal, entrosado e agradável de acompanhar. O regresso de Jacqueline Bracamontes às novelas também é um destaque bem significativo, bem como a boa entrega de Gaby Espino como Paulina, contudo outros atores acabaram tento um saldo bem positivo.

Joaquín Ferreira deu vida a Octavio, um dos interesses amorosos de Loli. Categorizado como um dos personagens mais lineares em termos de desenvolvimento, Joaquín entregou um tom cômico de 'macho alfa' desligado da vida, entregue ao momento, mas que ao mesmo tempo é extremamente preocupado com o seu círculo de amizades. É interessante ver a evolução do personagem no decorrer da novela. Mariana Seoane é outra atriz com resultado satisfatório, mesmo que sua personagem não seja uma das mais importantes da trama, sua desenvoltura e criação com Melissa garantem altas risadas no público. A escolha da grande atriz Rosa María Bianchi para interpretar a avó dos filhos de Mariana (Jacqueline Bracamontes) funcionou muito bem, a nuance burlesca da atriz foi aproveitada, assim como seu dom para interpretar personagens dramáticas. 

Polo Monarrez e Joaquín Ferreira em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

Polo Monarrez é o alívio cômico, destaque positivo de 'Betty en NY' o ator retorna como Apollo, amigo fiel, engraçado e um homem aberto a novos relacionamentos, livre de estereótipos. Diego Escalona, mais uma vez repete sua parceria de sucesso com Silvia Navarro. Promessa da teledramaturgia, Escalona criou em Nicolás um filho rebelde, brincalhão e que ama sua família. A escolha de Gisella Aboumrad e Christian Chávez para viver os melhores amigos de Loli é cativante. O trio se completa em todos os sentidos, tanto que a amizade pula para fora da tela, passando verdade para o telespectador.

Osvaldo Benavides e Silvia Navarro em cena da novela 'La Suerte de Loli'. Créditos: Telemundo

'La Suerte de Loli' é uma novela com altos e baixos, com abordagens válidas e extremamente necessárias, encabeçada por um casal simpático, vilões midiáticos e coadjuvantes promissores. É uma novela sobre o poder do amor e o real significado da amizade. Se você é assinante do HBO Max pode acompanhar a novela pela plataforma com dublagem em português ou áudio original com legendas.

----------- || ----------- || ----------- 

Curtiu a crítica de 'A Sorte de Loli'? Então compartilhe este conteúdo e faça este conteúdo chegar a mais pessoas. 

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: Com poucos núcleos e protagonismo centrado em Silvia Navarro, 'La Suerte de Loli' se firma como uma boa comédia dramática