Aparato do Entretenimento: Ecofalante Play: Nova plataforma de streaming exclusiva para professores, educadores e instituições de ensino
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Ecofalante Play: Nova plataforma de streaming exclusiva para professores, educadores e instituições de ensino


Mais de 130 filmes de temática socioambiental ficarão disponíveis gratuitamente para uso estritamente educacional.

Siga o nosso perfil no Instagram

Professores, educadores e instituições de ensino que desejam utilizar o cinema como ferramenta para discutir questões socioambientais contemporâneas em sala de aula, já podem contar com a Ecofalante Play, nova plataforma de streaming totalmente gratuita e exclusiva.

Lançada pela Ecofalante, organização da sociedade civil que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade, a Ecofalante Play conta com um acervo de mais de 130 filmes brasileiros e internacionais que abordam temas como emergência climática, consumo, cidades, energia, conservação, economia, trabalho e saúde.

Entre os títulos presentes na plataforma educacional estão "Amazônia Sociedade Anônima", de Estêvão Ciavatta; "Obrigado, Chuva" (Noruega/Reino Unido) de Julia Dahr, eleita pela Forbes como uma das 30 personalidades jovens que estão definindo a mídia mundial. A cineasta acompanha um pequeno agricultor queniano para registrar os impactos das mudanças climáticas; "Beleza Tóxica", de Phyllis Ellis, um documentário contundente sobre a falta de regulação da indústria cosmética e sobre o verdadeiro custo da beleza; "Martírio", dirigido por Vincent Carelli em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida, busca as origens do genocídio praticado contra os índios Guarani Kaiowá, entre outros.

Totalmente gratuita, a nova plataforma de streaming é exclusiva para professores, educadores e instituições de ensino. Os filmes são selecionados a partir da curadoria da Mostra Ecofalante de Cinema, evento que acontece anualmente desde 2012 e é hoje o maior festival de cinema com temática socioambiental realizado na América do Sul, tendo atingido um público de mais de 500 mil pessoas desde sua primeira edição.

A Ecofalante Play faz parte do Programa Ecofalante Universidades, criado em 2017 com o objetivo de levar para o ambiente educacional uma seleção de filmes que incitam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial. O programa atende instituições públicas e privadas de ensino médio, técnico e superior de todo o país.

Segundo Chico Guariba, diretor da Mostra Ecofalante de Cinema e coordenador do Programa, com a ampliação crescente da Mostra - que passou de um público de quatro mil pessoas em 2012 para mais de 200 mil em 2020 -, o interesse do setor educacional também se expandiu.

"O número de exibições seguidas de debates com a participação de especialistas e docentes tornou a Mostra cada vez mais conhecida no setor educacional. A partir de 2016, grupos de professores quiseram levar recortes da curadoria da Ecofalante para organizar programações nas universidades. A Ecofalante Play vem para adaptar essas atividades à nova realidade de distanciamento social e para ampliar e democratizar o acesso aos conteúdos oferecidos pela organização", completa Chico.

Para utilizar a Ecofalante Play, os professores precisaam realizar, na própria plataforma, um cadastro vinculado à sua instituição de ensino, podendo assim ter acesso ao catálogo de filmes e agendar uma sessão.

O Programa Ecofalante Universidades é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio do Valgroup e da Colgate. É uma produção da Doc & Outras Coisas e realização da Ecofalante, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e do Governo Federal.

Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro


TAG

Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Ecofalante Play: Nova plataforma de streaming exclusiva para professores, educadores e instituições de ensino