Aparato do Entretenimento: Eurovision: Conheça mais sobre o maior concurso de música da Europa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Eurovision: Conheça mais sobre o maior concurso de música da Europa


Logomarca do Eurovision 2021, que será realizado na Holanda
Créditos: Reprodução/Eurovision



Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Maio está chegando e com ele, vem uma das competições de música mais importante da Europa: o Eurovision Song Contest, ou em português, o Festival Eurovisão da Canção. Como objetivo, trarei para vocês algumas matérias sobre o festival que promete ser um dos melhores dos últimos anos!

  
Para começar, uma dúvida bastante pertinente. Como surgiu o Eurovision? Antes de contar como começou, tem que começar a história antes mesmo da existência do festival.
 

Tudo começou em 1950, onde houve o objetivo de promover a união nas transmissões de televisão entre os países europeus e com isso, foi fundada da União Europeia de Radiodifusão. O termo "Eurovision" (ou "Eurovisão", em português) foi usado pela primeira vez em 1951 pelo jornalista britânico George Campey no London Evening Standard. Na ocasião, ele se referiu quando um programa na BBC estava sendo retransmitido por uma emissora holandesa. Posteriormente, a UER começou a transmitir eventos, como a coroação da Elizabeth II. 


Em 1955, vendo a boa recepção da UER, foram feitos estudos mais aprofundados sobre o que eles poderiam mais fazer com a união das emissoras europeias. O comitê liderado por Marcel Bezençon aprovou a ideia que até hoje é um verdadeiro sucesso, sendo um concurso de música europeia, tendo como base a ideia vinda de Sergio Pugliese. No mesmo ano, deu o início ao European Grand Prix, que teve sete países participantes: Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e a Suiça.  

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

O evento teve como base o Festival de Sanremo, realizado na Itália desde 1951, antes mesmo da chegada da televisão no país. No início, os sete países que participaram do primeiro Eurovision tiveram direito de duas músicas cada com três minutos e meio no máximo. Depois de tantos anos, oficializaram "Eurovision Song Contest" como a denominação para o evento. 

 
Ao ver o formato do Eurovision, parece ser um pouco complicado, mas é mais simples do que parece.

Siga o nosso perfil no Pinterest

                 
O vencedor do Eurovision 2019, Duncan Laurence, da Holanda
Créditos: Eurovision



Tudo começa com as seleções locais dos países participantes da UER, no qual cada país fazem seus eventos e neles, cantores e bandas aparecem com suas respectivas músicas, transmitidas por uma emissora local oficial, no qual o público decide qual música será a representante do determinado país para o Eurovision.

Siga o nosso perfil no Google News

O festival é composto por três dias não consecutivos, sendo uma semifinal na terça e outra na quinta e a grande final no sábado, todos transmitidos ao vivo. O país sede é classificado diretamente para a final, assim como o chamado "Big Five", composto por Itália, França, Reino Unido, Espanha e Alemanha, pois são considerados os países que mais contribuem financeiramente para a realização do festival.

Na final, após as apresentações, começa a votação dos países. Um representante local de cada país não podem votar em si mesmos. No final, quem tiver mais pontos é a música campeã. Além do grande reconhecimento, o país vencedor automaticamente se torna a sede do Eurovision no ano seguinte. 

Em 2016, o sistema de votação teve sua maior mudança até então, para impedir que o vencedor fosse revelado antes do grande momento. Os votos do público começaram a serem apresentados de uma só vez, ao invés de um por um como era antes.

O sistema de votação funciona da seguinte forma: ela é dividida pela metade, sendo 50% para os jurados dos países participantes e os outros 50% ficam sob a responsabilidade do público, que pode votar através do aplicativo do Eurovision, ligação e SMS.

As pontuações vão de um a sete e os três melhores recebem oito, dez e doze pontos. Antes, todos os votos de cada país eram ditos um a um. Depois, os votos de um a sete são dados de forma pré definida e apresentados antes dos três últimos pontos, para deixar mais dinâmico e menos demorados. Em seguida, vem o chamado "televoto", que segue a mesma escala de pontuação do júri, mas sem revelar quais países votaram.

O júri é composto por cinco profissionais da música, que não podem votar em seus próprios países. De vários critérios, estes são os que mais impactam na escolha do vencedor:
  • Originalidade da música
  • Composição
  • Performance no palco
  • Capacidade vocal
  • Visão geral
Bem, esse é o mais básico para entender como o Eurovision surgiu e como funciona. E na próxima matéria você irá ver algumas músicas que foram campeãs durante esses anos do Festival.



Siga-me no Twitter: @NovelasParaTS 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Eurovision: Conheça mais sobre o maior concurso de música da Europa