Aparato do Entretenimento: Primeira série de desenho animado educativo sobre nutrição infantil
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Primeira série de desenho animado educativo sobre nutrição infantil


A série idealizada pelo endocrinologista Dr. Ricardo Hauy Marum é indicada para crianças de 3 a 6 anos que aprenderão como cada categoria ajuda a deixar o corpo saudável, incentivando a preparação das refeições em família. Confira o Trailer:
                                             

Siga o nosso perfil no Instagram

A série de desenho animado “A viagem de Gurzi” transmite um conceito de alimentação saudável para crianças, através da estória do Extraterrestre chamado Gurzi que vem ao planeta Terra, para aprender a comer melhor com o pássaro falante Espiga, os seres humanos Bia, moradora do campo, e com o Nico, morador da cidade. Todos se tornam amigos de Gurzi e o ajudam nesta aventura lúdica de descobrir alimentos nutritivos, diversificados, até que Gurzi possa retornar para sua casa com hábitos saudáveis.
O objetivo é auxiliar os pais e os professores da pré-escola, incluindo os filhos nesta atividade, assim os pequenos desenvolvem o amor e o prazer pela “comida de verdade”, aquela que é consumada com modos de preparo mais próximos da sua origem, o cultivo ou a criação no campo.
 
O material audiovisual faz parte do projeto de educação nutricional do IBEN - Instituto Brasileiro de Educação Nutricional, constituído pelo Dr. Ricardo Hauy Marum, endocrinologista. Tem como público-alvo, crianças de 3 a 6 anos, e, busca a participação dos pais, dos educadores e de outros profissionais no programa de educação nutricional. Consiste em 7 episódios curtos, de aproximadamente, 3 a 4 minutos. E, em cada um, Gurzi conhece uma determinada categoria de alimento, como as hortaliças, as frutas, as carnes, o leite, etc. Após aprender sobre a origem, as funções e as formas como são comercializadas, Gurzi os experimenta. O poder de cada grupo alimentar é sentido pelo etzinho, que emite uma espécie de “raio” por suas antenas, um raio de conhecimento e de transformação. Ao chegar ao planeta Gur, esta onda de energia provoca uma substituição de alimentos que não devem ser consumidos em excesso, pelos alimentos do referido episódio. As crianças de lá sentem, imediatamente, os poderes destes alimentos e seus efeitos benéficos.
 
Antes de ir para o ambiente digital, foram feitas pesquisas  pelo Dr. Ricardo Hauy Marum e sua equipe de nutricionistas, psicólogas, psicopedagogas e educadoras que realizaram palestras, teatros  e oficinas práticas de gastronomia, dentro da clínica e em pré-escolas, para aprimorarem a contribuição do Universo Gurzi na aceitação dos alimentos pelo público infantil.
 
Dr. Ricardo Hauy Marum reforça que a série enfatiza as ações preventivas, e envolve a família e/ou os professores. “No Brasil, quando a pandemia da obesidade atinge as crianças, acontece de maneira intensa. Uma em cada três crianças, de 5 a 9 anos, já está em sobrepeso, indicando a necessidade de uma prevenção precoce. O propósito da série é estabelecer uma relação saudável com a comida, logo no início da vida, que é construída e consolidada pelos educadores e, também, com a ajuda das famílias. Além do material audiovisual, disponibilizaremos um manual escrito, cujo conteúdo traz mais informações de cada alimento, que pode ser usado como material de apoio, para auxiliar na interação com a criança. Devemos aprender e nos divertir juntos, em uma jornada compartilhada de educação”, ressalta o endocrinologista.
 
É válido destacar que a série não faz críticas ou condena o consumo de alimentos obesogênicos, como bebidas adoçadas com açúcar, comidas ultraprocessadas e densas em calorias, apenas incentiva uma limitação na ingestão destes itens, assim como o despertar para uma alimentação equilibrada.

Sobre o endocrinologista Dr. Ricardo Hauy Marum


Médico, formado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em 1983. Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da FMUSP optou pela especialidade de Endocrinologia.
 
Ficha técnica:
A Viagem de Gurzi
Gênero: Animação Infantil
Episódios: 1º - Gurzi vem para o planeta Terra; 2º- O poder das frutas; 3º -Leite, um alimento mágico; 4º - Gurzi descobre a horta , o poder proteção e cura das hortaliças; 5º- Carnes, uma construção ; 6º Arroz e feijão - o poder da combinação e 7º Gurzi volta a seu planeta, o desafio final (o monstro das gorduras e do açúcar).
Duração: Todos episódios - 25 minutos.
Personagens: Gurzi, Bia, Nico, Espiga.
Classificação: Livre.
Realização: IBEN - Instituto Brasileiro de Educação Nutricional.
Médico responsável e idealizador, Dr. Ricardo Hauy Marum; Nutricionista, Aline Costa de Morais Sampaio e a Psicóloga, Mônica Lazzarini Ferreira Valente.
Produção: Canoa Produções e Narratore Criações.
Criação: Felipe Sauma, Gulherme Lage e Rafael Béber.
Ilustração: Lucas Bussato.
Animação: Companhia Ilustrada.
Produção Musical: Marcos Romera.
Para visualizar o trailer, Clique aqui 
 
Serviço:
Data de lançamento: 12 de outubro, de 2020
Disponível: Via Aplicativo “Cirquinho”, para os sistemas Android e IOS.
 
Em aparelhos Apple, baixe o aplicativo por esse link diretamente em seu dispositivo:
App Store: Clique aqui
 
Para aparelhos Android, baixe o aplicativo por esse link:
Google Play: Clique aqui
 
É possível realizar o download do aplicativo gratuitamente. Para acessar os vídeos bloqueados (indicados com os cadeados) e ter acesso completo a conteúdos exclusivos, é necessário realizar uma assinatura no serviço.

Em 1986, iniciou acompanhamento de pacientes em ambulatório do HCFMUSP, especializado no tratamento de crianças com baixa estatura e problemas com a puberdade. No mesmo ano, inscreveu-se no Mestrado, com pesquisa em Hormônio de Crescimento. Permaneceu na mesma linha de pesquisa, tendo realizado estudos no Japão, na cidade de Miyazaki, como parte do doutorado em Endocrinologia, defendido, em 1996, pela FMUSP. Currículo completo em: http://drricardomarum.com.br/team/dr-ricardo-marum/

Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro 


TAG

Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Primeira série de desenho animado educativo sobre nutrição infantil