Aparato do Entretenimento: Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum anuncia júris com Kleber Mendonça Filho e Camila Pitanga
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum anuncia júris com Kleber Mendonça Filho e Camila Pitanga


Evento promove "esquenta" a partir de 6/08 com projeções de curtas brasileiros históricos e lives com seus diretores


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


*Lives com Anna Muylaert, Tata Amaral, Beto Brant, Carla Camurati, Laís Bodanzky, Ana Luiza Azevedo, Cao Hamburger e Eliana Fonseca  

*Exibição de "Ilha das Flores", "Frankstein Punk" e outros clássicos da 'Primavera do Curta' (1986 - 1996)

*Em 2020, evento acontece online, via plataformas digitais, estando disponível em todo o território brasileiro

*Programação é gratuita e pode ser acessada pelo endereço kinoforum.org.br

*Credenciamento para acesso aos filmes e lives inicia-se em 5/08 

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum - que acontece via plataformas digitais de 20 a 30 de agosto, com acesso disponível gratuitamente para todo o território brasileiro através do endereço kinoforum.org.br - anuncia a composição dos júris de suas duas competições.

A atriz Camila Pitanga (de "Caramuru - A Invenção do Brasil") e os cineastas Kleber Mendonça Filho ("Bacurau") e Susanna Lira ("Torre das Donzelas") compõe o júri da competição brasileira.

Já o Prêmio Revelação, voltado para produções de alunos de cursos audiovisuais, tem como jurados os jornalistas Cássio Starling CarlosFlávia Guerra e Mariana Queen Nwabasili.

O evento promove ainda um "esquenta", uma programação prévia que tem início nos dias 6 e 13 de agosto. Com exibições de curtas históricos e lives com seus realizadores, o programa especial 'Criatividade em Tempo de Crise' reúne alguns dos mais importantes cineastas revelados durante a denominada 'Primavera do Curta' (1986 - 1996) e exibe sete filmes históricos, verdadeiros clássicos do formato.

Em 6 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h00, são disponibilizados "Cartão Vermelho", de Laís Bodanzky, "Viver a Vida", de Tata Amaral, e "Ilha das Flores", de Jorge Furtado. As duas primeiras diretoras conversam, a partir das 20h do mesmo dia, com Ana Luiza Azevedo, cineasta que atuou como assistente de direção de "Ilha das Flores".

Uma semana depois, em 13/08, fica liberada a exibição de "Dov'è Meneghetti?", de Beto Brant, "A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal", de Carla Camurati, "A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti", de Anna Muylaert, e "Frankstein Punk", de Cao Hamburger e Eliana Fonseca, a partir das 19h. E às 20h é vez de um encontro reunindo todos os cinco diretores.

Entre outras questões, os debates têm como pauta a criação, produção e circulação dessas e de como foi possível eclodir uma filmografia criativa e impactante em pleno período de crise aguda na produção cinematográfica brasileira? E que lições pode-se extrair de tal experiência para iluminar os dias que se seguirão à pandemia planetária do Covid-19?

Os filmes desta programação ficam disponíveis na plataforma do festival.

Para participar das lives e assistir aos curtas, é necessário cadastro prévio na plataforma do evento, via o website kinoforum.org.br, que está aberto a partir de 5 de agosto

'Criatividade em Tempo de Crise' - sobre os filmes
 "A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal" (Brasil, 13 min, 1987) – Carla Camurati
Uma varredora das ruas recebe a visita da fada-madrinha que a transforma em fulgurante estrela de cinema e TV. Mas o encanto desaparece quando a programação da televisão sai do ar. Com Carla Camurati, Thales Pan Chacon, Norma Bengell, Bianca Byington, Sérgio Mamberti e Marisa Orth.
Vencedor do prêmio de melhor direção e do Prêmio Abraci no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; prêmio do público e Prêmio Leon Hirszman no Rio Cine Festival.

"A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti" (Brasil, 16 min, 1995) – Anna Muylaert
Comédia de costumes sobre a vida amorosa de um casal não muito amoroso, visto pela ótica de sua filha de seis anos. Com Beatriz Botelho, Marisa Orth, André Abujamra e Etty Fraser.
Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no Rio Cine Festival; melhor ficção e melhor direção na Jornada de Cinema da Bahia; melhor curta-metragem e melhor atriz no Cine Ceará; melhor curta-metragem no festival Mix Brasil; melhor curta-metragem no Festival de Cinema Brasileiro de Miami; Prêmio Incentivo Multishow no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.

"Cartão Vermelho" (Brasil, 14 min, 1994) – Laís Bodanzky
O curta-metragem focaliza o mundo de uma adolescente que joga futebol com os meninos, no momento em que é surpreendida pelos desejos de mulher. Com Camila Kolber e Francisco Rojo.
Premiado como segundo melhor filme no Festival de Santiago (Chile); prêmio revelação no Festival de Cuiabá; melhor atriz e prêmio da crítica no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; melhor direção no Rio Cine Festival e no Festival Guarnicê; e melhor ficção no Cine Ceará. 

"Dov'è Meneghetti?" (Brasil, 12 min, 1989) – Beto Brant
Um retrato da fuga do mais famoso personagem da crônica policial paulistana na década de 1920, Gino Amleto Meneghetti. O ladrão anarquista se notabilizou pela agilidade com que saltava os telhados durante as fugas e pela irreverência com que tratava a polícia. Com Luiz Ramalho, Eliana Fonseca, Ligia Cortez, Mário César Ribeiro, Rosi Campos e Toni Lopes.
Vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Gramado; melhor direção, melhor fotografia, melhor trilha sonora, prêmio do público e prêmio da crítica no Rio Cine Festival; melhor curta no Festival de Curitiba.

"Frankstein Punk" (brasil, ) - Frank nasce ao som da canção "Singing in The Rain" e, a partir daí, seu destino é caminhar em busca da felicidade, sem entender que isso o levaria a assustar as pessoas.
Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no FestRio; melhor fotografia, melhor som, prêmio especial de animação e prêmio do público no Festival de Gramado.

"Ilha das Flores" (Brasil, 13 min, 1989) – Jorge Furtado
Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. O filme segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.
Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Berlim; prêmio especial do júri e prêmio do público no Festival de Clermont-Ferrand; melhor filme no festival No-Budget (Hamburgo); prêmio Blue Ribbon no festival American Film and Video (Nova York); melhor curta, prêmio do público e prêmio da crítica no Festival de Gramado. 

"Viver a Vida" (Brasil, 12 min, 1991) – Tata Amaral
O filme focaliza o cotidiano de um office-boy, repleto de filas, esperas, trambiques, música e gente. O comportamento dele acaba por refletir a atitude daqueles que sempre encontram saídas pela tangente. Com Jeferson Gerônimo, Ligia Cortez e Luciene Adami.
Vencedor dos prêmios do melhor direção, ator, som e prêmio do público no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; melhor roteiro no Festival de Gramado; melhor filme, direção e montagem na Jornada de Cinema da Bahia; melhor filme, fotografia, montagem e trilha sonora no Festival Guarnicê.

'Criatividade em Tempo de Crise' - sobre os cineastas que participam das lives
Ana Luiza Azevedo - Cineasta, codirigiu com Jorge Furtado o curta "Barbosa" e teve o seu "Três Minutos" selecionado para competição do Festival de Cannes. Além de séries e especiais para TV, assina os longas-metragens "Antes Que o Mundo Acabe" e "Aos Olhos de Ernesto". 

Anna Muylaert - Diretora e roteirista de cinema e televisão. É diretora, entre outros longas-metragens, de "Durval Discos" e "Que Horas Ela Volta" (vencedor do Panorama Audience Award no Festival de Berlim). É membro da Academia de Artes e Ciências de Hollywood.

Beto Brant - Diretor, roteirista e produtor, Beto Brant ssina diversos videoclipes e curtas-metragens. Dirigiu oito longas, entre eles "outros, os longas "Os Matadores", "O Invasor", "Crime Delicado", "Cão Sem Dono", "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios" e "Pitanga".

Cao Hamburger – Duas vezes premiado no Emmy Internacional (com as séries para TV "Pedro & Bianca" e "Malhação: Viva a Diferença"), é diretor, roteirista e produtor. É produtor geral e idealizador da série "Castelo Rá-Tim-Bum". Assina os longas-metragens "O Dia em que Meis Pais Saíram de Férias" e "Xingu", entre outros.

Carla Camurati - Após uma premiada carreira como atriz de cinema e televisão, Carla Camurati lançou-se como diretora, produtora, roteirista e distribuidora com o longa-metragem "Carlota Joaquina, Princesa do Brazil", marco da era da retomada da produção nacional. Dirigiu, entre outros, "Copacabana" e "Irma Vap".

Eliana Fonseca - Atriz, diretora e roteirista de cinema, teatro e televisão, Eliana Fonseca atuou em 14 trabalhos televisivos e 17 filmes. Dirigiu os longas-metragens "Eliana em o Segredo dos Golfinhos", "Ilha Rá-Tim-Bum - O Martelo de Vulcano", "Coisa de Mulher" e "13 Andares".

Laís Bodanzky - Diretora, produtora e roteirista, Laís Bodanzky destacou-se em 2001 com o longa-metragem "Bicho de 7 Cabeças", vencedor de sete premiações do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Assina também "Chega de Saudade", "As Melhores Coisas da Vida" e "Como Nossos Pais". 

Tata Amaral - Diretora, roteirista e produtora, assina curtas-metragens e séries televisivas (como "Antonia", indicado ao Emmy Internacional). Dirigiu os longas-metragens "Um Céu de Estrelas", "Através da Janela", "Antonia", "Hoje", "Trago Comigo" e "Sequestro Relâmpago"

O Festival é dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa e é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.

31º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
CURTA KINOFORUM ONLINE

programa especial 'Criatividade em Tempo de Crise': 6/08 e 13/08, às 19h00 (disponibilização dos filmes) e 20h00 (live com os cineastas)

programação geral do festival: 20 a 30 de de agosto de 2020

acesso gratuito à programação: kinoforum.org.br

patrocínio: Sabesp (via Lei de Incentivo à Cultura – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura), Ericsson (via ProAC ICMS – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado de São Paulo), SPCine, Prefeitura da Cidade de São Paulo.

realização: Associação Cultural Kinoforum, Sesc São Paulo e Museu da Imagem e do Som (SP)

informações: 

Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro 


TAG

Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum anuncia júris com Kleber Mendonça Filho e Camila Pitanga