Aparato do Entretenimento: Ayrton Senna - Um ídolo que ultrapassa gerações
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Ayrton Senna - Um ídolo que ultrapassa gerações


Créditos: Planet F1

Se você tem menos de 30 anos, talvez não saiba que até 1994 o Brasil parava. O motivo? Assistir pela TV a corrida de Fórmula 1, o evento mais esperado nos domingos de manhã.

Mas afinal o que havia de tão especial em uma corrida? Para quem era fã do esporte nessa época, em especial o brasileiro, existe apenas uma resposta: Ayrton Senna. 

Ayrton Senna da Silva foi um piloto brasileiro de F1 e na opinião dos fãs e de vários especialistas, é o melhor piloto de toda história do esporte automobilístico.

Tristemente sua estrela apagou na manhã de domingo de 1°de maio de 1994, há exatos 26 anos, após um acidente fatal na pista de Imola, onde ele bateu violentamente contra um muro à aproximadamente 200km/h.



Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento




Créditos: Arquivo da família Senna 


















Senna era genial. As corridas com ele nunca corriam o risco de ser iguais ou sem emoção, mesmo quando não se classificava em uma boa posição, com chuva, condições adversas no carro, mesmo e principalmente em situações extremas Senna conseguia superar e nos tirava o fôlego e muitas vezes lágrimas.

É dele até hoje a melhor volta de todos os tempos na história da F1, tendo ultrapassado quatro oponentes na primeira volta, com pista molhada no GP da Europa.






Créditos: Acervo Instituto Ayrton Senna 

Outro momento inesquecível de Senna foi em sua primeira vitória no GP do Brasil em 1991 quando o piloto venceu a corrida com apenas a sexta marcha, após sua caixa de câmbio quebrar durante a corrida. Inclusive, essa corrida ficou conhecida como "corrida da dor" devido ao enorme esforço físico que ele sofreu durante seis voltas finais para se manter na poli position e vencer. Que corrida meus amigos!







Créditos - Instituto Ayrton Senna 

Senna se tornou tri-campeão em 1991, na época o mais jovem piloto a conseguir esse feito na história do esporte. Como marca pessoal, a cada vitória Senna pegava de algum fã uma bandeira brasileira e desfilava orgulhoso com ela pela pista. 

Sim... Ele tinha orgulho de ser brasileiro e disse isso em diversas oportunidades e os fãs tem orgulho de dizer que o melhor piloto de F1 é brasileiro.


Créditos - Instituto Ayrton Senna 


A segurança dos pilotos sempre foi uma preocupação de Ayrton, e ele sempre cobrava a FIA para que fossem adotadas medidas de seguranças mais rígidas nas pistas.

Em 1992 no GP da Bélgica, Senna ajudou a salvar a vida do piloto francês Erick Comas que teve combustível vazado de seu carro após uma batida e se encontrava desacordado dentro do cockpit. Ayrton ao passar por ele não teve dúvida, saltou de carro e desligou a ignição, evitando uma explosão. Foi somente após a morte de Senna que a organização dos eventos começou a rever as condições de segurança.




Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.


A perda de Ayrton Senna já salvou muitas vidas, não apenas na F1, mas no automobilismo. Deixamos de recorrer apenas à experiência dos engenheiros para reduzir as possibilidades de novas fatalidades. Passamos a pensar na segurança como um todo, não olhando somente o carro, mas no que poderia ser feito para melhorar o resgate do acidentado, o primeiro atendimento médico, o grupo de retaguarda nos hospitais, os circuitos, as regras de comportamento dos pilotos nas disputas e até como evitar de os comissários de pista e o público nas arquibancadas poderem ser atingidos por algo, afirmou Watkins.




Créditos: Instituto Ayrton Senna 

Senna, um mito que não deixou apenas um legado na F1, mas seu nome até hoje segue dando orgulho ao nosso país. Através do Instituto Ayrton Senna, crianças são assistidas com o intuito de levar a elas educação de qualidade.

Dois meses antes do acidente em Ímola, na Itália, o piloto compartilhou com a sua irmã Viviane Senna, a vontade de fazer algo grande pelo futuro dos brasileiros, em especial pelas crianças e jovens. O seu desejo se somou ao de Viviane, que já trabalhava pelo desenvolvimento humano como psicóloga e queria fazer mais pelas novas gerações.  







Créditos: Instituto Ayrton Senna 


Siga o nosso perfil no Google News

Se estivesse vivo, Senna hoje teria 55 anos, e quem sabe onde teria chegado em sua carreira. Para nós fãs do automobilismo e do piloto, naquele domingo de 1° de maio algo mudou totalmente. Foi como perder alguém da família, o sentimento é inexplicável. A despedida dele parou o país, com grande comoção nacional e internacional. 

Ainda hoje, após 26 anos de sua partida precoce ao ouvir o tema da vitória lembramos emocionados dele que sem dúvida foi e ainda é um dos maiores ídolos do povo brasileiro, no esporte. 



Se você teve oportunidade de assistir as brilhantes corridas de Ayrton Senna com certeza sabe de toda essa emoção da qual estou escrevendo aqui. Se você não teve essa oportunidade, mas quer conhecer um gênio de sua profissão, todo amor e dedicação desse piloto poderá ver suas corridas disponíveis na internet e entender o que seus fãs sentem.

#SennaSempre





Siga-me no Twitter: @dannydemoura 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Ayrton Senna - Um ídolo que ultrapassa gerações