Aparato do Entretenimento: Se cuida Rede Globo: Vamos falar de ficção em Portugal, nossa Pátria irmã?
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Se cuida Rede Globo: Vamos falar de ficção em Portugal, nossa Pátria irmã?

Os Nossos Dias, novela da RTP, Na Corda Bamba, trama da TVI e Nazaré, novela da SIC - Créditos: RTP/TVI/SIC


Quando falamos de Portugal aqui no Brasil, logo lembramos que são nossos colonizadores, das piadas sobre portugueses e até mesmo da velha rixa, entre o português brasileiro ou português de Portugal, mas longe dessa disputa mais que boba, uma coisa que devemos conhecer sobre as terras lusitanas, é como os nossos irmãos de lá sabem produzir e digamos de passagem, produzir bem novelas e series ou ficção como eles costumam falar, e para conhecimento do lado de cá do oceano, eles são campeões em prêmios, o mais prestigiado deles, é o famoso Emmy Internacional, o qual se encontra lá nas prateleiras do velho mundo, e a título de curiosidade, as ficções portuguesas já foram indicadas ao prêmio Emmy de melhor telenovela seis vezes, arrematando três desses laureados reconhecedores de qualidade, vencendo até da Globo, mostrando assim que Portugal tem se tornado um forte produtor de conteúdos lusófonos.

Portugal possuem três emissoras que produzem importantes produtos, SIC, TVI e RTP, enquanto aqui no Brasil as emissoras geralmente produzem e custeiam suas produções (RecordTV tem feito parcerias atualmente com produtoras, como a Casa Blanca) em Portugal as novelas e series são produzidas por empresas produtoras de grande capacidade, as duas mais fortes por lá são a Plural Entertainment e SP televisão, um negócio que beneficia as emissoras, pois barateia o custo de produção, e as próprias produtoras que aquecem o mercado lusófono e geram emprego e receita, uma verdadeira fábrica de sonhos que tem dado certo por lá e rendido ótimos frutos de audiência e prêmios.

Vamos destacar as três emissoras que tem uma competição acirrada na tela portuguesa, uma guerra bonita de se ver:

Logomarca da emissora - Créditos: RTP


RTP1 que é o principal canal de televisão da RTP – Rádio e Televisão de Portugal é o primeiro canal português de rádio e televisão e não tem por hábito realizar muitas telenovelas. No entanto, enquanto primeiro canal, foi uma das maiores produtoras de produtos fictícios em Portugal. Atualmente eles estão reprisando o Sábio, uma novela de 2017, de 300 capítulos, podemos comparar a RTP com a Band aqui no Brasil, só que a RTP é uma emissora pública, do governo da república de Portugal, uma estatal.
Logomarca da emissora - Créditos: SIC

Outra emissora forte em Portugal, é a SIC - Sociedade Independente de Comunicação que foi o primeiro canal de televisão privado em Portugal, e geralmente transmite, na maioria da sua programação, telenovelas brasileiras. Mas recentemente tem cada vez mais produzido ou melhor coproduzir novelas nacionais. A SIC atualmente tem dois horários próprios para textos portugueses, o restantes dos horários são dedicados a novelas e são preenchidos por produções da Rede Globo, uma tradição por lá, pois a SIC e a Globo são parceiras a décadas.

Logomarca da emissora -  Créditos: TVI

E por fim, temos a que é considerada a maior produtora de telenovelas em Portugal, a TVI - Televisão Independente que é, assim como a SIC, uma estação de televisão privada portuguesa que transmite telenovelas regularmente desde 2000. Apenas transmite telenovelas nacionais. As produções não costumam ter um horário regular, sendo que as mais recentes são sempre exibidas mais cedo, enquanto as mais antigas são reprisadas mais tarde, e por mais de 14 anos a TVI foi líder de audiência em Portugal, mas infelizmente passando por crises internas, a emissora tem ficando em segundo lugar, e perdendo para a SIC, que desde 2018, tem investido na guerra pela audiência, tirando atores e apresentadores da TVI, a direção da SIC tem reerguido a emissora, uma guerra ala RecordTV e Globo, só que diferente da RecordTV que mete os pés pelas mãos, a SIC “roubou” o posto de líder da TVI, simplesmente por ter uma direção antenada com o público e tem mostrado que sabe o que está fazendo.

Assim Miúdos, agora que conhecemos com funciona a Ecrã lá na terrinha, está coluna logo lhes trata curiosidades e novidades sobre as produções de Portugal, fiquem atentos gajos.

Siga-me no Twitter: @ErComenta 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Se cuida Rede Globo: Vamos falar de ficção em Portugal, nossa Pátria irmã?