Aparato do Entretenimento: Análise: 'RARE' de Selena Gomez e a espera de 4 anos
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Análise: 'RARE' de Selena Gomez e a espera de 4 anos

Após 4 longos anos de espera, Selena Gomez finalmente lança seu segundo álbum de estúdio pela Interscope Records (3° como artista solo). Entenda todos antecedentes que levaram o álbum tanto tempo a ser lançado e porque o mesmo merece ser notado!

Capa da versão Standard do álbum - Créditos: Interscope Records

Desde 2016 quando ainda estava em sua última turnê mundial intitulada "Revival Tour" Gomez já dizia estar trabalhando em novas músicas, tanto que a mesma já incluía nos shows a inédita 'Feel Me', a qual foi disponibilizada apenas agora, em 2020, por meio de algumas versões específicas do álbum as quais irei explicar mais pra frente! 

Selena sempre considerou esse como seu segundo álbum de estúdio pois - apesar de ser o 3° como artista solo - esse foi o segundo álbum do qual ela teve total controle criativo para ser desenvolvido.

Em outubro 2016, Selena teve que cancelar a turnê devido a transtornos de ansiedade e depressão, causados pela Lúpus, doença auto imune da qual Selena possui. Com todos esses acontecimentos a produção do álbum foi deixada de lado pois a mesma estava em uma clínica de reabilitação.

Em 2017 Selena lançou diversos singles avulsos, sendo eles cronologicamente falando: 

It Ain't Me (parceria do o DJ norueguês Kygo com Selena) - lançada em Fevereiro



Bad Liar - lançada em Maio




Fetish (pareceria com o rapper Gucci Mane) - lançada em Julho






Wolves (parceria com o DJ Marshmello) - lançada em Outubro





Todos os singles foram bem recebidos pela crítica e tiveram um bom desempenho, destacando-se entre elas 'Bad Liar', a qual foi elegida como música do ano em 2017 por diversas revistas renomadas no mundo da música. 

Uma curiosidade é que 4 dias antes do lançamento da parceria 'It Ain't Me' do DJ norueguês Kygo ser lançada, era vazado na internet a versão estúdio de 'Feel Me', música inédita cantada por Selena durante a sua última turnê 'Revival Tour'.



Áudio da demo vazada de 'Feel Me'



Outra curiosidade interessante que não pode deixar de ser comentada foi que um dia antes do laçamento da música 'Fetish', parceria com o rapper Gucci Mane, a sua atual gravadora Interscope Records publicou uma música da Selena intitulada 'Stained' no SoundCloud por engano mas logo tirou a canção do ar, muitos fãs conseguiram salvar a musica e ela circula pela web há praticamente 3 anos. Selena havia mostrado prévias dessa mesma música pelo seu Snapchat lá atras em 2016 quando ainda estava trabalhando no álbum e ao mesmo tempo em turnê. Gomez comentou algumas vezes sobre  música dizendo que não gostava muito da canção por ela ter composto a mesma em um momento ruim e que não iria lançar oficialmente, tanto que a mesma infelizmente não fez parte dos cortes finais do álbum. Esse foi o áudio da música vazado acidentalmente :





'Stained' foi posteriormente lançada oficialmente pela sua gravadora Interscope Records no início de 2019 como trilha sonora do filme original da Netflix "After". A música conta contava com vocais diferentes, instrumentais mais trabalhados e participação especial do grupo Last Lights. A música foi retirada sem motivo aparente do único serviço de streaming ao qual era disponibilizado no dia do lançamento do álbum (10/01/2020).

Selena ficou por muito tempo afastada das redes sociais, até que em Setembro de 2018 foi anunciado que a mesma faria participação em uma música do DJ Snake intitulada 'Taki Taki', incluindo participações também do cantor porto-riquenho Ozuna e da rapper americana Cardi B. A música foi muito bem recebida ganhando diversos prêmios e quebrando recordes sendo o 10° vídeo mais rápido a bater 1 bilhão de visualizações na plataforma YouTube.


Ainda em Setembro de 2018, Selena estava estampada na capa da Revista ELLE, onde ela cedeu uma entrevista comentando sobre sua ajuda em instituições filantrópicas. A entrevista, no entanto, gerou muita polêmica pois a entrevistadora foi abusiva em abordar diversos assuntos pessoais sobre a vida de Selena e ainda vazar informações sobre seu álbum como trechos das letras de 'Cut You Off', 'Rare'  (faixa-título do álbum ainda não definido na época) e 'Flawless', tendo sida essa última descartada do corte final do álbum. Selena ficou furiosa após a entrevista pelos vazamentos de algumas letras e revelou que iria alterar parte do conteúdo gravado para o álbum.


Em Junho de 2019, durante a première do longa "The Dead Don't Die" ("Os Mortos Não Morrem" em tradução livre) Gomez afirmou que o álbum estava finalmente pronto e que faltavam apenas alguns detalhes técnicos para o mesmo ser lançado. 


Em outubro foi lançado o primeiro single do projeto 'Lose You To Love Me'. A música atingiu número 1 na principal parada de músicas dos Estados Unidos (Billboard Hot 100) sendo a primeira música da Selena a atingir tal feito.



No dia seguinte após o lançamento de 'Lose You To Love Me', Selena lançou 'Look at Her Now' dizendo que era "um presente pelos fãs terem esperado tanto".


No dia 12 de dezembro de 2019, Gomez revelou através de suas redes sociais nome, capa e tracklist do álbum. No dia 14, para surpresa dos fãs, era vazado na internet uma demo da faixa título do álbum 'Rare' com os vocais de Emily Warren.


O álbum já está entre nós e possui 13 faixas em sua versão Standard, 14 na versão em Vinyl, que inclusive possui a faixa 'Feel Me' citada anteriormente e muito aguardada pelos fãs. Na versão deluxe, japonesa e da loja americana Target, o álbum possui 18 faixas incluindo os 5 singles que Selena lançou entre 2017 e 2018, sendo eles: 'It Ain't Me', 'Bad Liar', 'Fetish', 'Wolves' e 'Back to You'. A versão japonesa do álbum também incui um DVD Bônus com os vídeos e bastidores de 'Lose You To Love Me' e 'Look at Her Now'


Capa alternativa da versão Japonesa/Target/Deluxe - Créditos: Interscope Records

ANÁLISE

O álbum se destaca por ter um pop mais leve, diferente do que estamos acostumados a escutar nas rádios, além da sonoridade se destacar muito, temos também o conteúdo lírico que Selena diz ser seu diário sobre tudo que ela passou nesses últimos anos, as letras falam sobre auto aceitação, superação e também se arrisca por algumas letras mais ousadas sobre amores passados.O álbum não deixa a desejar e facilmente se mostra superior ao seu último álbum de estúdio 'Revival'.

FAIXA-A-FAIXA

1. Rare 


A faixa-título do álbum não poderia abrir melhor o diário de Selena sobre seus altos e baixos dos últimos anos, em 'Rare' Selena canta "Sei que sou especial e aposto que tem outra pessoa aí fora pra dizer que sou rara" ao som de um pop com batidas que não precisam de muitos sintetizadores para nos deliciar enquanto a escutamos. Selena nos presenteou no dia do lançamento do álbum com um vídeo oficial para a música!





2. Dance Again 




Na segunda faixa do disco, Selena repete parceria com os mesmos produtores de 'Me & The Rhythm' (Mattman & Robin) e o resultado poderia ser previsível, mas Selena surpreende novamente cantando "Parece tão bom, dançar novamente com as minhas emoções" enquanto somos conduzidos por uma faixa pop com influências de disco music. Essa foi paixão á primeira vista!


3. Look at Her Now




A terceira faixa e segundo single do álbum segundo a própria Selena "encerra um capítulo da minha vida" se referindo a desilusões amorosas que ela passou nos últimos anos. Ela canta confiante "levou muitos anos pra secar as lágrimas, mas olhe para ela agora!" enquanto somos conduzidos por uma batida forte e hipnotizante e vocais muito bem colocados pela música que também tem co-composição assinada de sua amiga de longa data Julia Michaels. O vídeo da música foi lançado junto com a música de surpresa em outubro de 2019.



4. Lose You To Love Me


A quarta faixa do disco é também o primeiro single do álbum e quem assina a co-produção dessa balada emocionante é o FINNEAS, conhecido por ser irmão e produtor de sua irmã Billie Eilish. Julia Michaels também conta como co-compositora da música mais emocionante do álbum, onde Selena diz "precisei te odiar para me amar" seguida de arpas e vocais angelicais.


5. Ring


Quinta faixa do disco, 'Ring', Selena canta ironicamente sobre ser a melhor e saber seu valor perante muitas pessoas que a querem e ela deixa o telefone tocando cantando "Eu estou quebrando corações como um ataque cardíaco". Ring possui arranjos interessantes e se destaca por não ser um tipo de música que você liga a rádio e escuta com frequência.

6. Vulnerable



A sexta faixa do disco fala sobre se sentir vulnerável e pensar se daria certo voltar atrás com alguém que ela sabe não ter mais futuro. Selena canta "se eu te mostrar todos os demônios e mergulharmos no fundo do poço, nós iríamos colidir e queimar como todas as vezes anteriores?" enquanto uma batida leve que vai crescendo com os vocais e instrumentos nos acompanha durante a música.


7. People You Know




Na sétima faixa do disco Selena confessa que dói ver alguem que gostamos partindo das nossas vidas e que apesar dela reviver isso em sua mente, a partida ainda assim dói. "Nós costumávamos ser próximos, mas as pessoas podem ir, de pessoas que você conhece pra pessoas que você não conhece" é um dos trechos de uma das melhores músicas do álbum que aposta em um pop mais progressivo e edificante.

8. Let Me Get Me


A oitava faixa do disco possui grandes riscos de paixão a primeira vista pois o instrumental é um pop com influências folk e é agitada. A música fala sobre não se deixar abater diante de críticas ou energias negativas, fala sobre se sentir livre e estar bem consigo mesma, Selena canta "Não fique pra baixo, eu não vou me deixar ficar pra baixo, estou bem agora, eu não vou me abater" enquanto uma batida viciante o faz dançar!

9. Crowded Room (com participação do rapper 6LACK)



Com co-composição reforçada e Bebe Rexha no time, 'Crowded Room' é um R&B uptempo que nos conquista pelo seu instrumental viciante e vocais no ponto pela Selena, que chama 6LACK para versos hipnotizantes que complementam a música muito bem. A letra da música fala sobre estar apaixonado e não ter olhos para mais ninguém mesmo estando em lugares cheios.


10. Kinda Crazy



A décima faixa do disco traz um pop mais leve e sensual aonde Selena fala sobre alguém que não a trata bem e age como se fosse louco, mas que apesar de tudo isso não houveram estragos a si mesma pelo pretendente, que ela continua ignorando-o. Os vocais de Selena nessa faixa estão impecáveis também, há harmonizações na ponte da música que a deixam perfeita!


11. Fun


Em 'Fun', décima primeira faixa do disco, Selena canta "você me deixa mais chapada que meus remédios" e "você pode não ser o certo, mas você parece divertido" contando sobre estar fazendo terapia e saber de seus problemas, mas mesmo assim querer conhecer alguém da qual ela pode se divertir reconhecendo que essa não é a pessoa certa pra ela. A música é um pop bem suave e infelizmente não se destaca tanto como as outras assim, o que não a torna 'ruim'.


12. Cut You Off



A décima segunda faixa do disco é ousada tanto em sua produção quanto em seu conteúdo lírico, onde Selena canta "como eu confundi essa merda com amor?" e "eu tenho que te tirar fora da minha cabeça agora" enquanto um instrumental leve mas ousado nos conduz pela música.


13. A Sweeter Place (com participação do rapper Kid Cudi)



O álbum não poderia fechar melhor e para encerramento do mesmo temos não só como participação mas também na produção o rapper Kid Cudi, o qual foi convidado pela própria Selena a participar da música. Em seu conteúdo lírico, a música fala sobre libertação e buscar um espaço para si mesmo. A produção nos dá a sensação de libertação também ao tempo que vai progredindo em sua duração! 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Entre altos e baixos Selena Gomez soube suprir sua dor através da música, foram muitos acontecimentos desde o início das gravações deste álbum que a impediram de continuar fazendo o que realmente ama. O álbum vai muito além de simplesmente escrever sobre alguém que se foi ou creditar apenas uma pessoa que não seja ela sobre tudo que ela passou. Gomez conseguiu descrever todos seus sentimentos em um lindo álbum completo que promete conquistar mais fãs ao redor do mundo por conta de sua sinceridade e autenticidade como artista, seja liricamente falando, seja sonoricamente falando!






Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Análise: 'RARE' de Selena Gomez e a espera de 4 anos