Aparato do Entretenimento: Mostra de Cinema "ChinaBrasil" termina no Rio de Janeiro premiando nomes do audiovisual dos dois países
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Mostra de Cinema "ChinaBrasil" termina no Rio de Janeiro premiando nomes do audiovisual dos dois países

Aconteceu no último dia 26/09, a entrega de troféus aos trabalhadores da indústria audiovisual dos dois países na Mostra de Cinema ChinaBrasil. Na cerimônia estiveram presentes, entre outros, a jornalista e diretora Sonia Bridi; o ator Carlos Vereza e os cineastas Alberto Graça e Vinícius Coimbra que receberam seus prêmios das mãos de Arthur Chen, idealizador do evento; de Chen Yongcan, Cônsul-Geral Adjunto da China no Rio de Janeiro; de Ruan Lira, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e de Helio Pitanga e Antonio Leal, curadores da mostra.


Idealizador do evento, o empresário Arthur Chen abriu a noite agradecendo a presença de todos e reafirmando seu desejo em promover o intercâmbio cultural entre os dois países. Em sua fala, Chen Yongcan, Cônsul-Geral Adjunto da China no Rio de Janeiro, parabenizou Chen pela iniciativa, frisou que a parceria entre os dois países é antiga e que nesse ano comemoram-se 45 anos de relações diplomáticas de China e Brasil.



Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento

Agraciada com o prêmio de Cooperação Audiovisual pelo longa “A Jornada da Vida - Rio Yangtsé”, Sonia Bridi comentou sobre sua relação com a China onde morou durante dois anos, lembrou que a obra foi pensada inicialmente para a TV e foi exibida como série no “Fantástico”. Sonia agradeceu a Chen o convite para participar da Mostra, o que a desafiou a fazer nova edição de “A Jornada” para exibir em tela grande: “o filme ganhou outra dimensão na sala escura”, comentou.



O diretor Vinícius Coimbra subiu ao palco duas vezes. Recebeu seu troféu pela direção de “A Hora e a vez de Augusto Matraga” e representou Manuela Dias, homenageada pelo roteiro de “Love Film Festival”. Coimbra comemorou o reconhecimento pelo longa, baseado na obra de Guimarães Rosa, e relembrou seu sucesso na época do lançamento. Sobre “Love Film Festival” contou que produziu e dirigiu o filme com Manuela quando eram casados. E que além dela escrever o roteiro sem ter um final fechado, iniciaram as filmagens sem dispor de todos os recursos: “É curioso esse filme ganhar homenagem como melhor roteiro, porque ele quebrou a primeira premissa de quem escreve um roteiro: que é saber aonde se quer chegar. Ele foi feito ao longo de seis anos e quando começamos não tínhamos dinheiro. Isso mostra que é possível quebrar regras”, ressaltou. 


Com entrada franca, a Mostra de Cinema ChinaBrasil exibiu, entre os dias 23 e 25 de setembro, 12 longas-metragens - sete nacionais e cinco chineses - mostrando a diversidade da cinematografia de ambos os países, e ainda promoveu uma oficina de roteiro com Regiana Antonini (“Doidas e Santas” e “Uma Pitada de Sorte”) e Homero Mendes (“Treme-Treme”, “Baby e Rose”, “Clodovil”); um talk show com o também roteirista Marcelo Saback e Regiana Antonini e um debate sobre “Direito Autoral dos Criadores do Audiovisual” com os cineastas Sylvio Back, Antonio Fontoura e Ricardo Pinto, a roteirista Sylvia Palma e o advogado Daniel Pitanga. A curadoria da Mostra foi feita por Antonio Leal (diretor e idealizador do CINEfoot) e pelo documentarista Hélio Pitanga (“Arpoador”/2016 e “Som, Sol e Surf”/18).


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.



HOMENAGEADOS 
FILMES NACIONAIS

Prêmio homenagem de cooperação audiovisual: Sonia Bridi por “A Jornada da Vida - Rio Yangtsé”
Prêmio homenagem ator: Carlos Vereza e Reynaldo Gianecchini por “Diminuta”
Prêmio homenagem atriz: Marjorie Estiano por “Beatriz”
Prêmio homenagem diretor: Vinicius Coimbra por “A hora e a Vez de Augusto Matraga”
Prêmio homenagem roteiro: Manuela Dias por “Love Film Festival” 
Prêmio homenagem diretor de arte: Kennedy Mariano por “Por Trás do Céu”
Prêmio homenagem montagem: Quito Ribeiro por “Antes que Eu Me Esqueça” 




FILMES CHINESES


Prêmio homenagem ator: Yáng Tàiyì –por “Atravessando a fronteira-Zhaoguan” 

Prêmio homenagem diretor: Wang Wei por “Dragão de Aço”
Prêmio homenagem roteiro: Ráo kūnhuá por “MUQILING Ⅱ”
Prêmio homenagem diretor de fotografia: Du Jie por “Detetive Chinatown”
Prêmio homenagem montagem: Marco Mak por “Aliança Kung Fu”

Siga o nosso perfil no Google News

Siga-me no Twitter: @NovelasParaTS 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Mostra de Cinema "ChinaBrasil" termina no Rio de Janeiro premiando nomes do audiovisual dos dois países