Aparato do Entretenimento: [UniTeen]: A importância e o legado da série "Glee" para a indústria cultural
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

[UniTeen]: A importância e o legado da série "Glee" para a indústria cultural


Elenco protagônico de "Glee": A série dos Losers conquistou o mundo - Divulgação: Fox

Há exatos 10 anos iria ao ar o piloto de um show musical criado por Ryan Murphy na rede americana Fox. A produção estrelada pela atriz, Lea Michele logo se tornou uma mania entre jovens ao redor do mundo e acabou marcando uma legião de fãs, conquistando a crítica e deixando um legado para a indústria.

Glee: A História

A história de Glee se passa na fictícia William McKinley High School, em Lima, Ohio, e gira em torno de um grupo de estudantes entusiasmados e ambiciosos na sua luta para viver seu cotidiano nos cruéis corredores do colégio. Will Schuester é um sonhador professor de espanhol do colégio e ex-aluno do "Glee Club" que ao assumir o papel de coordenador do departamento de artes tenta restaurar a antiga glória do clube e defender os interesses dos alunos marginalizados do colégio; os Losers. 

O foco da série são os alunos desajustados, liderados pela excêntrica aspirante a fama, Rachel Berry e o atleta popular Finn Hudson, juntos os garotos devem aprender a lidar com as diferenças entre si enquanto enfrentam diversas competições de shows de coral.


Trailer de Glee - Fox

Lea Michele e Cory Monteith, protagonistas da série- Divulgação: Fox

Glee: A Música

O seriado ficou conhecido por realizar vários covers de diversas peças musicais, Ryan, escolhia pessoalmente cada uma das músicas apresentadas durante os episódios do programa e contava com uma equipe de produção formada por Adam Anders e Peer Astrom. A discografia da série foi lançada pela Columbia Records. Durante sua exibição do programa, diversas músicas entraram na parada norte americana da Billboard, por exemplo, a canção Don´t Stop Beliving considerada o hino da série chegou ao #4 lugar da parada figurando o posto por sete semanas.




O fenômeno foi tão grande que até hoje nenhum artista coletivo (elenco de série, filme ou grupo) conseguiu o feito de se tornar o maior emplacador de hits na parada americana "Hot Billboard 100" com o total de 207 inscrições de suas canções cantadas na série.

Billbord Hot 100 Chat

Loser Like Me - Glee Cast
Original Song - 2x16
Peek #6
Semanas nos Chats: 6

Teenage Dream - Glee Cast feat. Derren Criss
Cover de Katy Perry - 2x6
Peek #8
Semanas nos chats: 3

Rumor has it/Someone like you - Glee Cast Feat Naya Rivera 
Cover de Adele - 3x6
Peek #11
Semanas nos chats: 3

We Are Young - Glee Cast 
Cover de Fun
Peek: 12
Semana nos chats: 3

Get Right - Glee Cast feat Lea Michele
Original song - 2x16
Peek: #16
Semanas nos chats: 2

Empire State of Mine - Glee Cast
Cover de Alicia Keys feat JZ
Peek: #21
Semanas nos chats: 6

Dog Days are Over - Glee Cast feat Jenna and Amber
Cover de Florence and Machine
Peek: #28
Semanas nos chats: 1


Glee se tornou uma máquina geradora de hits capazes de anular ícones da indústria musical como Elvis e Beatles, mas o que diferenciou o show de lendas da música? A resposta é simples: a força do programa na TV era forte, apelativa e presente, enquanto Elvis e Beatles tinham um planejamento focado em um single por trabalho, Glee ia na contramão liberando cerca de três músicas ou mais por episódio, lançando por sua vez, digitalmente logo após a exibição do programa na TV americana. Gleeks eram fortes o suficiente para emplacar qualquer música nas paradas e consumiam o que fosse da série. Foi uma história escrita durante o período de transição da mídia física para o mercado digital, a indústria fonografica estava instável e temorosa para o que vinha em seguida. Glee foi um acerto em relação ao formato alinhado a época de lançamento. 

Os anos 2000, foram marcados pelo Itunes e sua força diante do mercado era inegável, os produtores pegaram a essência de instante e transformaram um simples programa de TV em uma máquina geradora de consumo. Glee brincou com as lembranças em seus covers, apresentando releituras icônicas a uma nova geração. 

Como se não fosse fácil, também apresentou os sucessos da época com um repaginamento novo, e até hoje há quem diga que as versões do programa eram muita das vezes melhores que as originais. Tamanho sucesso, chegou ao ponto de artistas cederem direitos de suas produções para o seriado, conscientes do impulso que poderiam gerar em seus próprios trabalhos, um exemplo claro disso é a banda Coldplay que anteriormente havia proibido o uso do seu portfólio por Ryan e sua equipe, mas logo depois voltou atrás na decisão. Após ser apresentada no episódio final da terceira temporada, a música "We Are Young" apresentou o trio Fun para uma grande massa e isso reverteu a agrupação de New Jersey #12 lugar nas paradas. Isso é Glee. Uma vitrine de novos artistas, músicas orginais e peças da Broodway para a grande massa.

Glee: Representatividade

Klene é um dos casais mais shippado em Glee: Divulgação Fox

Se você perguntar a um grupo de pessoas o que mais atraia no programa, a resposta quase unânime seria a representatividade - Glee - tinha personagens de todos os tipos, sendo desta forma, muito fácil você como telespectador se sentir representado no seriado. 

Havia a drama queen incompreendia, o gay descobrindo-se e se aceitando, o negro, o cadeirante, o asiático, o rico, o pobre, o gordo, o magro, a popular, a invisível, a inteligente e a tão não brilhante, o trans... era um ambiente de aceitação, uma série para olhar para dentro de si e recobrar a auto estima muita das vezes massacrada pela sociedade. A sala do coral era uma sala onde o amor reinava e assistir os episódios acabou dando forças para jovens seguirem em frente e mudar a cruel realidade a sua volta. Eu, enquanto escrevo esse artigo especial, me lembro dos meus dias como Gleek e vejo o quão importante o show foi nos meus momentos de insegurança na escola. Era tímida como Tina e tinha as mesmas aspirações grandiosas como Rachel, o programa ajudou na formação da minha auto estima. Saber que havia alguém como eu, mesmo que em um programa, não me fazia sentir sozinha.

Glee abordou e colocou em discussão temas considerados tabus como: homofobia na escola, gravidez na adolescência, religião, bullying, virgindade, sexualidade, alcoolismo, feminicídio, sonhos, transexualidade, bissexualidade, lesbianismo, falta de recursos nas escolas públicas, racismo, preconceito de etnia, dentre outros assuntos que para a época eram pouco discutidos. 


O roteiro impecável de Ryan abordavam temas pesados de maneira didática e leve, misturado ao próprios dilemas dos personagens, o que tornava o programa delicado e informativo ao mesmo tempo.

Santana sai do armário em cena da terceira temporada 

Glee é um típico programa que resiste ao tempo, pode ter o mesmo impacto em diferentes épocas, é jovial com frescor do comprometimento com a realidade da sociedade, seja ela onde for.

10 anos de Glee mostra-se atual e reafirma a sua história e legado para futuras gerações, Glee é pra mim a anos atrás, Glee é pra você que está lendo esse artigo, Glee é pra aqueles que querem apenas celebrar sua verdadeira identidade. Glee é pra aqueles que sabem que de alguma forma, perdedor é aquele que se recusa a evoluir.

Créditos: Divulgação Fox


"Fazer parte de algo especial te torna especial." 
Berry, Rachel (2009)

Feliz Aniversário, Glee Club!

----- || ---- || ----

Espero que tenham curtido relembrar comigo os 10 anos de Glee. Caso queira conversar mais sobre o tema, deixe nos comentários ou me procure no Twitter. Até a próxima.

Siga-me no Twitter: @GrazyMaslow 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “[UniTeen]: A importância e o legado da série "Glee" para a indústria cultural