Aparato do Entretenimento: Nova fase: Cinco novelas da Televisa que seriam bem aceitas pelo público brasileiro
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Nova fase: Cinco novelas da Televisa que seriam bem aceitas pelo público brasileiro

Imagem promocional de "Sin Tu Mirada" - Créditos: Televisa S.A

Em 2015 a Televisa enfrentou uma queda de audiência em seus folhetins, a base, fruto de remakes começou a ruir. Projetos colocados no ar, ganharam novas versões com poucas mudanças e identidade. O resultado? Pífio. 

Mirando no mercado internacional e na TV americana que consome tramas latinas, a Televisa mudou, e drasticamente. Os folhetins longos, remakes atrás de remakes e protagonistas bobos que ficam a quem da realidade atual, sumiram de cena, dando espaço a novas produções, algumas originais, com menor duração e divididas por temporadas [poucas ocasiões].  
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
Neste novo catálogo, eis que chega o Blim, serviço de streaming do grupo mexicano que tinha a missão de bater de frente com a Netflix em ambiente regional. As conhecidas tramas rosas, com mocinhas sofredoras e choronas foram diminuindo e diminuindo e com isso mulheres empoderadas, donas de si e com força de vontade deram as caras. 

Projetos audaciosos, baseados em séries, folhetins de outros países e originais mexicanos ganharam as telas do país. O atual cenário continua, com resultados satisfatórios e com uma gama melhor de qualidade.  

Até o momento, o público brasileiro teve apenas uma oportunidade de acompanhar em TV aberta a nova leva. Trata-se de "Um Caminho Para o Destino", folhetim produzido por Nathalie Lartilleux, exibido recentemente pelo SBT e com índices razoáveis de audiência. 

Contudo, "Um Caminho Para o Destino" não representa em toda sua totalidade a nova representatividade do conglomerado mexicano, que tem buscado ousar e trazer novas histórias ou contar as antigas de um modo fora do convencional. Justamente por isso, muitas tramas seriam alvo fácil das tesouras da edição, porém, tantas outras se adaptariam facilmente aos moldes brasileiros. Se liga na lista abaixo. 
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
Corazón que Miente

Curta, enfática, ágil e com bons acontecimentos. Produção de Mapat de Zatarain, trata-se do mais recente remake do renomado clássico "Laberintos de Pasión" que em sua nova roupagem apresenta Thelma Madrigal, Pablo Lyle, Diego Olivera, Mayrín Villanueva, Alejandro Tommasi, Alejandro Ávila, Lourdes Reyes e Dulce María nos papéis principais. 


Com apenas 70 capítulos a telenovela seria digerida sem dificuldades pelo público brasileiro. Elenco jovem, vilões dúbios e um amor quase que impossível - tudo isso - com uma fotografia agradável e compatível com os dias atuais. 


El Bienamado

Sim, é a versão mexicana da obra brasileira de Dias Gomes. Com plot voltado quase que exclusivamente para a comédia, o folhetim assinado pelo produtor Nicandro Díaz González teve uma repercussão mediana no México. No elenco nomes conhecidos: Jesús Ochoa, Mariluz Bermúdez, Mark Tacher, Chantal Andere, Nora Salinas, Irán Castillo, Salvador Zerboni, Alejandra García e Laura Zapata.



Em uma possível exibição no Brasil, provavelmente seria bem aceita. Vamos aos elementos: é sagaz, rápida, colorida e trata-se de um texto já conhecido. Com pouco mais de 90 capítulos, sua narrativa não deixa espaços para as conhecidas "barriga" ou "encher linguiça". 

Observação: tem uma das melhores aberturas já feitas pela Televisa.   

 
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
La Doble Vida de Estela Carrillo

Última trama de Rosy Ocampo na Televisa, aborda sobretudo a imigração ilegal e a usurpação de identidade. Baseada em fatos, o folhetim é uma ode a imagem da mulher, perfil bem diferente da grande maioria das mexicanas exibidas no Brasil. 


No casting nomes como Ariadne Díaz, David Zepeda, Erika Buenfil, África Zavala, Sara Corrales, Danilo Carrera, Alejandro Tommasi e Marco Méndez. 


Uma vibe "A Usurpadora" com muitas cenas de ação, "La Doble Vida de Estela Carrillo" reune os parâmetros essenciais para o sucesso no Brasil: elenco conhecido, abordagem rápida e situações críveis. Em uma possível exibição seria cortada, óbvio, mas nada que um público apaixonado não suporte. 

Mi Marido Tiene Família

Quem diria que a Televisa iria tão longe para encontrar novas histórias, e foi. [cara de surpresa]. Adaptação de uma série sul-coreana, "Mi Marido Tiene Família" é mais uma obra assinada pelo produtor Juan Osorio e adivinhem com a direção de Héctor Bonilla, ator conhecido pela sua participação no seriado "Chaves". 


Pois bem, com roteiro totalmente voltado para situações familiares, a novela é uma comédia dramática que busca referências na vida cotidiana. Com grande elenco, a telenovela fez tanto sucesso no México que ganhou uma nova temporada. [não vejo necessidade, mas ok].

Zuria Vega, Daniel Arenas, Lola Merino, Diana Bracho, Rafael Inclán e Silvia Pinal encabeçam o casting, que conta ainda com Carmen Salinas e Eric del Castillo. 


Prato cheio para a audiência tupiniquim: boa entrega do casal protagonista, discussão de temas tabus e melhor, retrato de uma família, assim como a de qualquer um.

Sin Tu Mirada

A velha e conhecida história da deficiente visual pobre que se apaixona pelo jovem playboy rico. Piegas. "Sin Tu Mirada" é a versão mais recente do clássico "Esmeralda" - produzido desta vez por Ignacio Sada Madero - a adaptação é redonda e digna. 

Com algumas mudanças no roteiro original, a trama tornou-se mais envolvente, na mesma proporção que adentrou em questões atuais. Ainda é forte a presença do machismo, porém abrandado com a mudança de cenário temporal, do pulo da versão de 1997 para a de 2017. Mudanças que fazem do folhetim algo correto.


Casting: Claudia Martín, Osvaldo de León, Ana Martín, Candela Márquez, Eduardo Santamarina, Luz Elena González, Carlos de la Mota, Scarlet Gruber, Cecilia Toussaint, Claudia Ramírez, Luis Bayardo, Juan Martín Jáuregui, Ignacio Guadalupe, Sergio Reynoso e Emmanuel Orenday.

Apesar de exibida em sua versão original e adaptada para o Brasil, o texto de "Sin Tu Mirada" apresenta meios que se distanciam de uma final óbvio. Isso tudo munido aos ingredientes já apreciados pelo público brasileiro: mocinha pobre, sofrida, abandonada... e por aí vai. 


----------------------------

Existem ainda outras produções, razões pela qual abordarei em outra coluna. 

Quais telenovelas da nova fase, pós 2015, você gostaria de ver no Brasil? Comente! 

----------------------------

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Nova fase: Cinco novelas da Televisa que seriam bem aceitas pelo público brasileiro