Aparato do Entretenimento: Música Clássica - A Grande Música
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Música Clássica - A Grande Música



Música clássica, não me referirei a Grande Música, como Erudita, pois erudito é o músico, ela se mantém por séculos como a mais completa e fina, expressão musical humana, trazendo o que de mais sublime existente da alma para as partituras.


Gostaria de compartilhar convosco, nossos leitores algumas canções clássicas, que todos já ouvimos mas às vezes não sabemos seu compositor, assim como seus nomes. A primeira é uma composição de Mozart, sinfonia n°40 de Mozart, movimento Molto Allegro, com a Filarmônica de Viena sob a batuta, do Regente Karl Böhm.


Depois de ouvir essa belíssima composição de Mozart, deve-se salientar que o Brasil teve nomes de suma importância para a música clássica, como o gênio Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Carlos Gomes, entre outros, mas irei focar nestes três, os dois primeiros foram contemporâneos. 

Começando por Camargo Guarnirei: foi um regente e compositor paulista, nascido no interior do estado em Tietê. Mudou-se para a capital, por iniciativa do pai, para que se tornasse um grande pianista. Abaixo a Sinfonia n°3, interpretada pela OSESP sob a regência de John Neschling, três movimentos no vídeo.



Carlos Gomes, o maior compositor de óperas brasileiro, nascido em Campinas, abaixo está o vídeo com o prelúdio da Ópera: "A Noite do Castelo", um drama lírico em 3 atos:




Por fim, o mais conhecido compositor brasileiro, o Maestro Heitor Villa-Lobos, carioca. Acompanhe o vídeo com "O trenzinho do caipira", com o Coro juvenil da OSESP, sob a batuta de Paulo Celso Moura: 


Portanto a música clássica, não é só internacional, mas muito nacional, com composições que mostram a nossa cultura como fez com muito afinco tanto Villa-Lobos como Camargo Guarnirei, através de suas magnificas obras. Sempre que quiser ouvir uma música de qualidade, procure e encontrarás na Grande Música, um mundo infinito de classe e de obras que alegram e emocionam nossas almas.

Vou ficando por aqui.

Até a próxima edição do #AparatoCultural

Siga-me no Twitter: @felipe_melo456



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Música Clássica - A Grande Música