Bom dia leitores do Aparato, HOJE tem "Opinião dos Internautas" em dobro! Já podem comemorar. Fico muito feliz em poder dar voz a meus amigos e leitores do Blog. Saibam que aqui, vocês sempre tem espaço garantido. Pois bem, o Solano Manoel gostou tanto de estrear a coluna que resolveu voltar, e melhor continuará falando sobre um assunto que ele domina muito bem, e que por falar nisso, ficou entre o mais acessado da semana retrasada.
Bora ler? Claro que sim!
Gugu Liberato |
Bem, hoje aqui no Aparato gostaria de falar sobre um dos nomes que durante um ano foi alvo de notícias verdadeiras e falsas sobre a TV - Augusto Liberato, vulgo Gugu. Vou falar sobre sua volta sem sucesso e insignificante para o ramo televisivo.
Tudo isso se deve ao fato de que há pelo menos 5 anos, o apresentador deixará o SBT- emissora esta onde trabalhou e consagrou-se. Por lá conseguiu milhares de fãs, devido a forte forte parceria com Silvio Santos que perdurou por 35 anos, ou seja, neste ano, o pupilo completaria 40 anos ao lado do irreverente Silvio Santos.
Vamos aos fatos: há exatamente 5 anos, Gugu fazia seu último Domingo Legal, tristeza de uns, alegria de outros. De contrato assinado com a Record pra cumprir 8 anos de casa, onde apresentou um programa semelhante e melhor ganhando mensalmente 3 milhões de reais. Falando em projeto, Augusto Liberato criou na emissora de Edir Macedo um programa 100% igual ao Domingo Legal.
Convenhamos que foi um dia tenso na televisão brasileira, especialmente pra mim, que me acostumei a ver Gugu defendendo a camisa do SBT nos momentos de ouro dos seus respectivos programas e que no qual o ajudaram a se consagrar como o apresentador de calibre que é hoje em dia. Vale lembrar que o Domingo Legal chegou a ficar inúmeras vezes na liderança.
Gugu e Dani Boy |
Este formato de sucesso estreou em janeiro de 93, e podia ser mais um programa de Gugu, mas alcançou pilares maiores. Considerado o maior sucesso da emissora, depois é claro do programa Silvio Santos. Mas voltando a falar em Gugu, cresci assistindo ele e seu querido patrão, assim como faço até hoje. Confesso que a sua ida para a Record me chocou, pois nunca pensei que Silvio Santos teria pela frente como concorrente aquele que em 1988 o considerou a esperança de ser seu sucessor.
Gugu na verdade sempre quis vôos altos e próprios - prova disso é que em 1989, disse a Silvio que queria ser dono de uma TV, e Silvio respondeu na lata: enfatizando que era um problema e que tinha saudades de quando só era um reles apresentador. E não foi uma tentativa só em 1996 e em 2002 pelo menos, ele tentou uma concessão do Sistema Liberato de Televisão, mas ambas deram errado, e enquanto isso ele tocava o seu Domingo Legal e sua produtora que é o meio pelo qual ele vai voltar para a Record, mas depois falo nisso.
Em setembro de 2003, Gugu viu sua carreira estampada nas páginas policias tudo por causa de uma falsa entrevista que chegou a até ameaçar seus colegas de profissão. Desde então sua audiência caiu muito, porém o fato de Gugu em 2009 ter deixado o SBT me deixou estupefato pelo fato de Silvio Santos ter dado apoio moral e tê-lo mantido no ar mesmo contra tudo e todos.
Gugu e Thalia |
Após 6 anos quando era sócio de Silvio em seu programa, a Record ofereceu-lhe 3 milhões, e o queridinho do patrão simplesmente esqueceu os 35 anos de office-boy, produtor e apresentador.
Fica uma dúvida... Será que ele sempre trabalhou pelo dinheiro? Nunca teve amor a camisa em nenhum momento? Pois bem sabemos que o pior inimigo de Gugu até 2003 foi a máquina do IBOPE ao qual ele venceu a maioria das vezes, apesar da falta de credibilidade do mesmo.
Estreou na Record contra Silvio Santos, de patrão a arque inimigo, mais um sonho da Rede Globo que tornava-se realidade. No primeiro programa ele ficou em segundo, mas com o passar do tempo foi vendo sua audiência desaparecer até que veio a troca de horário: das 4 da tarde e pior duelando com Eliana.
Apesar da troca surtir efeito, após algumas semanas voltou a não atingir a expectativa da emissora. E mais uma questão aparecia: Como pode alguém fazer um programa ganhando 3 milhões enquanto sua concorrente Eliana por 600 mil conseguir resultados melhores? A verdade é a seguinte: o problema mais uma vez era o Gugu.
Depois da farsa de 2003 e em 2009 ter deixado o SBT, por este último acabou recebendo o título de traidor, o que acabou por resultar na queda drástica de muitos fãs.
Em 2013, depois de ter cansado de perder e ainda ter seu salário diminuído, Gugu optou por deixar a Record. A despedida não poderia ter sido pior, era o seu adeus da briga dominical. Agora resolveu voltar, mais precisamente ano que vem, e adivinhem novamente pela Record, só que agora produzido pela parceria de sua produtora com a Rede Record.
Seu programa será as terças e quintas. Já adianto acho que seu programa não vai surtir os efeitos que se espera. O efeito estreia e quem sabe algumas semanas por causa da saudade dele nas telas, mas depois ostracismo novamente.
Seu programa será as terças e quintas. Já adianto acho que seu programa não vai surtir os efeitos que se espera. O efeito estreia e quem sabe algumas semanas por causa da saudade dele nas telas, mas depois ostracismo novamente.
Celso Portiolli |
O alivio é saber que a esperança ao entorno da sua volta ao SBT foi enfim furada. Celso Portiolli tem muito mais jogo de cintura e faz o Domingo Legal ser bem melhor que quando estreou. Quando saiu da emissora, Silvio faz de Patricia sua sucessora natural, pois além de filha, apresentando ganhou o coração dos brasileiros provando mais uma vez que Gugu está ultrapassado e obsoleto.
Contudo em minha opinião ainda resta a saudade do menino que um dia comandou o extinto "Viva a Noite", o "Cidade contra Cidade", e muitos outros programas. É difícil admitir que nada mais resta daquele velho Gugu.
Quer ter seu texto publicado aqui no Aparato também? Então preencha o formulário de contato, clicando AQUI.
Autor do texto: @SolanoManoel
0 thoughts on “Opinião do Internauta - Gugu Liberato, a esperança ou a desgraça dos domingos do SBT ”