Aparato do Entretenimento: Beth Bastos apresenta performance "O que vemos quando olhamos dança?"
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Beth Bastos apresenta performance "O que vemos quando olhamos dança?"

Créditos: Sandro Miano

O que vemos quando olhamos dança? é o questionamento proposto pela bailaria e coreógrafa mineira Beth Bastos na performance-observatório que acontece no dia 14 de dezembro, sábado, às 17 horas, no MAC – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Beth Bastos e os bailarinos do Núcleo Pausa propõem ao público a experiência da composição e do movimento com o foco no corpo e no espaço, ativando a percepção dos sentidos e da imaginação. "A performance-observatório oferece ao espectador a possibilidade de escolher como e de que lugar se quer olhar, ver e assistir", comenta Bastos.


A programação no Mac inclui a exibição do filme “O que te move, o que vemos quando olhamos dança”, com direção de Antonio Miano e Kiko Ferrite, às 15 horas. Trata-se de um documentário sobre a construção de 32 solos orientados por Beth Bastos durante o processo do projeto “O que vemos quando olhamos dança?”, contemplado pelo Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. 

Às 16h30, o grupo Nébula propõe uma conversa esclarecedora sobre a filosofia de corpo da artista performer americana Lisa Nelson e suas partituras de percepção dos sentidos. Às 17 horas, entre a sala expositiva do museu e o jardim, acontecem as performances-observatório, com direção de Beth Bastos. Sete bailarinos e um pianista compõem partituras de movimento e pausa, convidando o público a registrar as imagens com fotos, vídeos, desenhos ou simplesmente com os olhos. 


Este trabalho de improvisação e de composição em dança se alimenta das filosofias de corpo da bailarina americana Lisa Nelson (bailarina, performer, editora de revista em Nova York) e de Klauss Vianna (bailarino brasileiro, criador de um método de dança). Beth Bastos investe na desaceleração do espectador e do artista.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

A coreógrafa explica que "a proposta das performances-observatório é sintonizar a percepção e o instante para criar composições espontâneas e singulares, usando os sentidos do corpo como ferramentas de sobrevivência e de produção de imagens. O que pode uma pausa provocar? O que se imagina a partir de um corpo que pausa? Como essa imagem efêmera afeta o espaço?”.  


Beth Bastos Bailarina, performer, improvisadora e professora de dança. Sua experiência passa pela formação em filosofias do corpo em Klauss Vianna (Brasil) e Lisa Nelson (USA). 

Em sua pesquisa questiona o trânsito entre a contemporaneidade e a desaceleração, no tempo e no espaço, a composição de imagens, e a percepção dos sentidos e os sentidos da imaginação. 


Serviço 

O que vemos quando olhamos dança?
- Dia 14 de dezembro – sábado, às 17 horas 
Espaço expositivo do Mac (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo). 
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301. 
Duração: 60 min. 
Grátis.


Siga o nosso perfil no Google News

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Beth Bastos apresenta performance "O que vemos quando olhamos dança?"