Aparato do Entretenimento: #ControleRemoto: Média dia, 24h ou das 7h ás 00h?
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

#ControleRemoto: Média dia, 24h ou das 7h ás 00h?

Atrações das madrugas da TV aberta brasileira

Está é a pergunta que muitos estão fazendo e um dos temas que ganhou tom de polêmica nos últimos tempos, principalmente devido a briga acirrada pela vice-liderança entre o SBT e a Record. Qual das médias dia deve ser levada em conta na disputa por audiência, não só em São Paulo - principal mercado publicitário do país - como também no Painel Nacional de Televisão, também conhecido como PNT?

Todo esse debate ganhou destaque após o SBT comemorar a sua vice-liderança na média das 24h, enquanto a Record faz o mesmo, só que com a média das 7h ás 00h, que diz ser o único horário levado em conta pelo mercado publicitário. No meio deste debate temos que realizar algumas análises referentes estes horários. 


Resultado de imagem para jornal da noite band
Jornal da Noite - Band

A TV no Brasil não é mais a mesma do século passado, ela se modernizou, se adequou, em muitos pontos avançou em outros tem deixado a desejar, até os anos 90 era comum as emissoras encerrarem as suas programações poucas horas após a meia noite, só retornando com as suas atividades entre as 6h e 7h da manhã, ou seja todo este período, entre as 7h e às 00h, era o levado em conta e obviamente concentrava todo o interesse dos anunciantes. A Globo tinha um dos melhores encerramentos de programação, o locutor citava a seguinte frase: "Faremos agora uma pequena pausa em nossa programação, apenas o tempo necessário para você despertar para um novo dia, uma nova vida. Logo estaremos juntos novamente!" seguida da programação do dia seguinte. 


Encerramento da programação da Globo - 1994

Os encerramentos da programação do SBT eram feitos após um intervalo comercial e geralmente seguidos por uma vinheta comemorativa com o slogan da emissora, em seguida o locutor anunciava que as emissoras do Sistema Brasileiro de Televisão estavam encerrando as suas programações. 


Encerramento da programação do SBT - 1992

Em 1982 a Rede Record terminava as suas transmissões informando que estariam trabalhando durante toda a noite para entregar ao telespectador uma TV ainda maior. 


Encerramento da programação da Rede Record - 1982

A TV Bandeirantes encerrava a sua com um clip musical mostrando os bastidores da emissora. 


Encerramento programação da Band - 1990

Com o passar dos anos a Globo foi esticando sua programação, o mesmo fez o SBT assim como as demais emissoras, atualmente, praticamente nenhuma emissora encerra sua programação durante a madrugada e ambas vendem este horário das mais diversas formas, sejam arredando parte da madrugada para igrejas como a RecordTV, ou exibindo séries, filmes, jornalísticos e talk shows como a Globo e o SBT, e isso só é possível por que existe um público grande neste horário e que de forma alguma pode ser desconsiderado. Os números provam isso, audiências que chegam a superar 6 pontos no IBOPE. 

Vivemos em uma outra época, a TV aberta brasileira vive um novo momento já que a concorrência de hoje não é a mesma de 10 anos atrás, creio que sim a média das 24h deve ser levada em conta, até porque, para algumas emissoras, as madrugas correspondem por uma grande fatia de seu faturante. Não dá descartar programas como Jornal da Globo, Conversa com Bial, Jornal da Noite, Programa do Porchat, The Noite com Danilo Gentili, SBT Notícias, Hora Um, Balanço Geral Manhã, fingir que eles não possuem um público ou que não faturam - é um erro. Se estão disputando audiência, tendo faturamento é claro que o mercado publicitário está de olho e interessado, obviamente que este horário também deve ser considerado na média dia de cada emissora.  

 Espero que tenham gostado! Até a próxima. 

Siga-me no Twitter: @Jonas_HBA 

Dicas, sugestões e críticas é só entrar em contato comigo através do e-mail: 
jonas@aparatodoentretenimento.com.br 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “#ControleRemoto: Média dia, 24h ou das 7h ás 00h?