Aparato do Entretenimento: #ControleRemoto: Jornalismo nas tardes do SBT é possível, mas com planejamento!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

#ControleRemoto: Jornalismo nas tardes do SBT é possível, mas com planejamento!

Resultado de imagem para chaves campeao de audiencia
Chaves - SBT


Nos últimos dias todos foram surpreendidos com a decisão do SBT em cancelar o “Chaves”, que voltou ao ar há pouco tempo para substituir o "Fofocando" que vinha patinando na audiência, ali na casa dos 5 pontos e que hoje e exibido gravado ás 08h30 da manhã, para a estreia de um jornalístico no mesmo horário, o que casou espanto a muitos, pois com a volta do seriado mexicano houve um crescimento de 70% na audiência na mesma faixa horária.

Resultado de imagem para Fofocando

Fofocando - SBT


Tudo bem, afinal de contas tudo que se relacione a Chaves sempre mexe muito com os seus fãs. Apesar de muito antigo, é um seriado humorístico que marcou gerações e que faz imenso sucesso até hoje. Porém o que mais causou revolta na maioria, além desta decisão da noite para o dia, foi o escolhido para ser o apresentador deste telejornal, o jovem Dudu Camargo, o “Homem do Saco” quem vem dando o que falar desde que começou a apresentar o telejornal matinal “Primeiro Impacto” no ano passado, na época tal decisão levou o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo a lançar uma nota onde dizia que seu posicionamento não se dá ao fato de Dudu não ser um jornalista graduado, mas pelo fato de o SBT tratar o jornalismo como uma atividade marginal.

Estreia de Dudu Camargo no Primeiro Impacto SBT 


Os protestos em si não foram somente pela saída repentina do seriado “Chaves”, o que de fato não aconteceu, mas por querer por um jornalístico do dia para a noite com uma pessoa com pouquíssima experiência e sem tempo para planejar algo mais concreto. Não que todos sejam contra um novo jornalístico, mas para que isso dê certo deve ser feito com tempo, com planejamento e com as pessoas certas para o horário. Por de uma semana para outra, um programa jornalístico ao vivo, sem nenhum planejamento ou querer combater a concorrência com praticamente as mesmas armas... São enormes as chances deste projeto se tornar um grande fracasso.

SBT Noticias - Cassius Zeilmann 


É sim possível que o SBT tenha um jornalístico que possa concorrer em pé de igualdade com a Globo e a Record, prova disso é que a emissora já teve programas de grande sucesso como o “Aqui Agora” o “TJ Brasil”, o “SBT Repórter” e atualmente o “Conexão Repórter”, e o “SBT Notícias” nas madrugadas, eles tiveram um determinado tempo de planejamento e a procura da pessoa certa para comandá-los. Se não há a intenção de contratar alguém de outras emissoras que se faça uma boa escolha entre os jornalistas mais experientes da casa e nomes bons é o que não faltam, como o Darlisson Dutra, Patrícia Rocha, Solange Boulos, Kallyna Sabino além de tantos outros, sem falar no apoio das estrelas regionais como Isabele Benito no Rio e a Neila Medeiros em Brasília. Que seja pensado e elaborado um bom conteúdo, que ele possa ter uma boa estrutura, um cenário próprio, Divulgado com muita antecedência para que possa entregar a seu público aquilo o que ele espera.

Jornalismo do SBT 

Esse processo de implantação deve passar por uma transição e o “Chaves” há meu ver, tem um papel importante principalmente pelos altos índices de audiência que vem atingindo, pois o seu público vai do infantil ao adulto, entregando uma boa audiência e aumentando as chances de consolidação, já que não haveria uma grande quebra de público com a entrega de audiência feita pelo infantil “Bom Dia & CIA” e o “Chaves”, assim como em outras épocas, poderá ir descansar aos poucos. Mas se seguirem a velha formula do “tive a ideia hoje e estreio amanhã” tenham certeza que em pouco tempo irão recorrer a outras velhas fórmulas para salvar a audiência, o planejamento é essencial! 

Espero que tenham gostado! Até a próxima.
Siga-me no Twitter: @Jonas_HBA

Dicas, sugestões e críticas é só entrar em contato comigo através do e-mail:
jonas@aparatodoentretenimento.com.br



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “#ControleRemoto: Jornalismo nas tardes do SBT é possível, mas com planejamento!