Aparato do Entretenimento: Opinião dos Internautas - Parabéns SBT, pelos seus 33 anos!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Opinião dos Internautas - Parabéns SBT, pelos seus 33 anos!


Olá hoje é dia 17 de agosto! E por conta disso escrevo uma homenagem envolta em lembranças dessa que é a emissora mais querida do Brasil e compartilhada de todos os tempos.



O "Sistema Brasileiro de Televisão" - SBT, comemora 33 anos, e junto com a festa vem um novo logotipo. Vamos relembrar programas e artistas que fizeram e fazem parte história da TV mais feliz do Brasil.

Muitos criticam dizendo que a emissora nunca deu uma atenção devida, mas que por contradição marcou e ainda faz história: o jornalismo. Em novembro de 1981 foi ao ar o primeiro telejornal da emissora e que até hoje é lembrado pelo nome e pela quantidade de apresentadores - o Noticentro. Inspirado em um americano com o mesmo nome, no qual tinha 5 apresentadores entre eles: Felisberto Duarte, Livio Carneiro e grandes nomes do jornalismo. Porém munido de poucos equipamentos não conseguiu alcançar os demais da época. 

Isso fez com que o jornal nunca ganhasse um Troféu Imprensa. Em 1987, Silvio Santos decide colocar o jornal de madrugada e isso fez com que a audiência despencasse e substancialmente o jornal saiu do ar.




Em 29 de agosto de 1988, estreia em horário nobre o TJ Brasil com Bóris Casoy que colocou na televisão a figura do âncora opinativo, pelo fato de não haver grandes reportagens, com o tempo tornou-se uma marca registrada. 

O time do jornalismo do SBT foi melhorando, tanto que em 1991 veio o Aqui Agora - um jornal que temos que reconhecer, tinha picos excelentes. Composto essencialmente por matérias policiais, velava também todos os tipos de noticia: um dos destaques era o blovo de economia, onde o ilustre ex-lutador Maguila dava comentários populares. 


Ficou no ar até 1997, tendo sua audiência maior até 1996 quando o jornal começou a mudar. Os principais apresentadores foram: Ivo Morganti, Christina Rocha, Silvia Correa, Sérgio Everton, Liliane Ventura e o inesquecível Gil Gomes. 

Houve até certo ponto uma rivalidade que não deveria existir entre o Aqui Agora e o TJ Brasil, pois a equipe de jornalismo da emissora cuidava do Aqui Agora e o TJ parecia mais uma produção independente do que um telejornal da emissora. Bóris tinha sua equipe própria e não gostava de dividir sua equipe com os demais programas da casa o que fez com que ele deixasse a emissora em 97 e o TJ Brasil foi ancorado de junho a dezembro de 97 por Hermano Henning. Saiu do ar e definitivamente a equipe de jornalismo acabou. 

O Jornal do SBT acabou virando boletim de 15 minutos nas madrugadas com Hermano Henning. Em 2005 ressurge o jornalismo, agora com mais agilidade e com a mesma tecnologia das outras emissoras. Com jornalistas de peso: Ana Paula Padrão (2005-2006), Carlos Nascimento (2006-2011) / (2014 – atualmente), Cyntia Benini (2006-2007), Karyn Bravo (2008-2011), Joseval Peixoto (2011- atualmente) e Rachel Sheherazade (2011 – atualmente). 

Esta última tornou-se a nova voz do Brasil e voltará a dar opiniões em 26 de outubro logo após o fim das eleições diretas desse ano. 

Em setembro do ano passado o SBT tentou um jornalístico que foi bom, mas durou pouco apenas dois meses - intitulado SBT Notícias, foi ancorado por Neila Medeiros. Vinda de Brasília, hoje comanda a parte nacional do SBT, tais como: SBT Brasil aos sábados e atualmente é a substituta oficial de César Filho. Sucesso com o "Notícias da Manhã" das 7 ás 9 da manhã. 

  • Tele-barracos


Em 1981 ia ao ar "O povo na TV" com Christina Rocha, Wagner Montes, Sérgio Mallandro e demais apresentadores. Anos mais tarde em 1997 estreou Márcia que fez um enorme sucesso e projetou a apresentadora até então novata pra apresentar esse tipo de programa. Infelizmente saiu do ar em 1998. 

Desde 2004 no ar o Casos de Família é o tele-barraco mais conhecido. Na época de Regina Volpato, o programa agregava um ambiente mais "família". A apresentadora conseguia lidar melhor com os participantes, deixando-os mais calmos e menos exaltados ao contar suas histórias na TV. 

Christina Rocha por sua vez, mudou o formato completamente. Conseguiu aos poucos chamar a atenção do público, garantindo desta forma a vice liderança inúmeras vezes. 

  • Jornalismo Esportivo


Nunca foi o forte do SBT, mas em 1986 foi transmitida a Copa com Silvio Luiz e Jorge Kajuru. Em 1994 foi a vez da Copa dos Estados Unidos com Luiz Alfredo e Osmar de Oliveira. Teve espaço ainda para a Fórmula Indy (1996) aos domingos com Téo José

A última tentativa de implantar jornalismo com nuances de humor foi o Arena SBT que lamentavelmente deixou a grade.  

  • Novelas Brasileiras


Fizeram grande sucesso: "Éramos Seis", "Colégio Brasil", "Pérola Negra", "Brasileiros e Brasileiras", "As Pupilas do Senhor Reitor", "Sangue do meu Sangue", "Revelação", "Vende-se um Véu de Noiva", "Uma Rosa com Amor", "Carrossel" e "Chiquititas" (atual). A emissora promete abrir mais horários de novelas e contratar novos autores e atores. 

As tramas mexicanas são a prata da casa, atualmente são passadas a tarde: a inédita "Meu Pecado" com Maite Perroni, mas quem chamou mesmo a atenção foi Thalia. Esta estrelou 7 folhetins. Como: "Meus 15 anos", "Marimar", "Maria Mercedes", "Maria do Bairro" e "Rosalinda".

  • Chaves


Seriado que a direção do SBT não acreditava, mas por intermédio de Silvio Santos enfrentou diversos adversários, e os combateu. Atualmente o seriado faz parte do DNA da emissora, sendo impossível tirá-lo da grade.


  • Linha de shows


É o forte da emissora. 

Exemplos: 
  • Programa Silvio Santos 
  • Qual é a Musica
  • Cidade contra Cidade
  • Show de Calouros
  • Porta da Esperança
  • Domingo No Parque
  • Passa ou Repassa
  • Topa Tudo por Dinheiro
  • Baú da Felicidade 
  • Mina de Ouro do Baú
  • Tentação
  • Tele Sena 
  • Hebe 
  • Tempo de Alegria 
  • Código Fama
  • Fantasia 
  • Canta e Dança minha gente
  • Pequenos brilhantes.
  • Domingo Legal
  • Eliana 
  • Roda a Roda
  • Ratinho 


Silvio Santos tem uma substituta, sua filha Patricia Abravanel - estrela da nova campanha do SBT. 


Enfim são 33 anos de muita história, alegria e empolgação. Ainda vai continuar por muitos anos. 

E você tem mais alguma lembrança? Abraço!

Autor do texto@SolanoManoel




Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Opinião dos Internautas - Parabéns SBT, pelos seus 33 anos!